quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Copa do Mundo de 2034

Arábia Saudita anuncia intenção de ser sede.

País visa receber vigésima quinta edição do torneio após FIFA (Federação Internacional de Futebol) abrir candidaturas a membros das confederações de Ásia e Oceania.

A Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF) declarou a intenção de o país concorrer à sede da Copa do Mundo de 2034. 

A entidade emitiu comunicado nesta quarta-feira (4) sinalizando uma possível candidatura para a vigésima quinta edição do torneio, no mesmo dia em que a Fifa definiu que a edição será realizada na Ásia e/ou na Oceania.

Príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman declarou que "o desejo da Arábia Saudita de concorrer à Copa do Mundo de 2034 é um reflexo do progresso do reino em todos os setores, o qual emergiu como destino internacional de grandes eventos graças à rica herança cultural, à força econômica e à ambição de seu povo".

"Sediar a Copa do Mundo em 2034 nos ajudaria a atingir o sonho de nos tornarmos uma nação líder no esporte mundial e marcaria um feito significativo na transformação do país. Como uma casa emergente e acolhedora para todos os esportes, acreditamos que sediar a Copa do Mundo é um próximo passo natural na nossa jornada de futebol", declarou o ministro do esporte da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Turki.

A Arábia Saudita desistiu de concorrer à sede da Copa do Mundo de 2030, por conta da força da candidatura tripla entre Espanha, Portugal e Marrocos, segundo a imprensa espanhola. 

Para essa edição, o Conselho da FIFA acabou por planejar os três países como candidatura única junto com partidas específicas na América do Sul, em comemoração ao centenário da competição, incluindo o jogo de abertura no Uruguai.

O foco da Arábia Saudita passou para 2034, pleito no qual terá a concorrência de países somente da Ásia e da Oceania. 

A corrida tem como base os critérios de rodízio de continentes da FIFA para receber o torneio. A Copa do Mundo terá passado por Concacaf (Confeeração Sul-Americana de Futebol) em 2026, por Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) e CAF (Confederação Africana de Futebol) em 2030, e deveria ir para Ásia e/ou Oceania em 2034.

A Arábia Saudita lançou recentemente um programa enorme de investimento no futebol, que atraiu para o país craques como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema. 

O país também será sede do Mundial de Clubes de 2023, para o qual o Manchester City já está classificado, além de receber a Copa da Ásia de 2027.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário