Arábia Saudita anuncia intenção de ser sede.
País visa receber vigésima quinta edição do torneio após FIFA (Federação Internacional de Futebol) abrir candidaturas a membros das confederações de Ásia e Oceania.
A Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF) declarou a intenção de o país concorrer à sede da Copa do Mundo de 2034.
A entidade emitiu comunicado nesta quarta-feira (4) sinalizando uma possível candidatura para a vigésima quinta edição do torneio, no mesmo dia em que a Fifa definiu que a edição será realizada na Ásia e/ou na Oceania.
Príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman declarou que "o desejo da Arábia Saudita de concorrer à Copa do Mundo de 2034 é um reflexo do progresso do reino em todos os setores, o qual emergiu como destino internacional de grandes eventos graças à rica herança cultural, à força econômica e à ambição de seu povo".
"Sediar a Copa do Mundo em 2034 nos ajudaria a atingir o sonho de nos tornarmos uma nação líder no esporte mundial e marcaria um feito significativo na transformação do país. Como uma casa emergente e acolhedora para todos os esportes, acreditamos que sediar a Copa do Mundo é um próximo passo natural na nossa jornada de futebol", declarou o ministro do esporte da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Turki.
A Arábia Saudita desistiu de concorrer à sede da Copa do Mundo de 2030, por conta da força da candidatura tripla entre Espanha, Portugal e Marrocos, segundo a imprensa espanhola.
Para essa edição, o Conselho da FIFA acabou por planejar os três países como candidatura única junto com partidas específicas na América do Sul, em comemoração ao centenário da competição, incluindo o jogo de abertura no Uruguai.
O foco da Arábia Saudita passou para 2034, pleito no qual terá a concorrência de países somente da Ásia e da Oceania.
A corrida tem como base os critérios de rodízio de continentes da FIFA para receber o torneio. A Copa do Mundo terá passado por Concacaf (Confeeração Sul-Americana de Futebol) em 2026, por Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) e CAF (Confederação Africana de Futebol) em 2030, e deveria ir para Ásia e/ou Oceania em 2034.
A Arábia Saudita lançou recentemente um programa enorme de investimento no futebol, que atraiu para o país craques como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema.
O país também será sede do Mundial de Clubes de 2023, para o qual o Manchester City já está classificado, além de receber a Copa da Ásia de 2027.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário