Pérez passeia e vence Grande Prêmio da Arábia Saudita.
Mexicano conquista quarta vitória em circuitos de rua na carreira.
Verstappen se recupera, sai da décima quinta posição e termina em segundo.
George Russell herda pódio após punição a Alonso.
Sergio Pérez parece mesmo gostar de circuitos de rua.
Neste domingo (19), o mexicano teve um dia tranquilo: o piloto da RBR saiu da pole position, perdeu a liderança brevemente para Fernando Alonso, mas retomou a ponta e venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita.
Esta é a quinta vitória do mexicano na Fórmula 1, a quarta em pistas urbanas.
Max Verstappen fez bela corrida de recuperação e, após largar em décima quinta, chegou na segunda colocação em mais uma dobradinha da RBR.
Pérez chegou a ocupar a liderança do Mundial, mas o holandês se manteve à frente ao registrar a volta mais rápida.
Fernando Alonso cruzou em terceiro, mas viu o pódio número 100 escapar e parar nas mãos de George Russell.
O piloto de 41 anos recebeu uma punição inicial de 5 segundos por se posicionar de forma incorreta no colchete de largada, mas, por não cumprir a penalização corretamente, sofreu nova sanção de 10s após o fim da corrida.
O bicampeão foi a única Aston Martin a cruzar a linha de chegada: Lance Stroll sofreu com problemas e abandonou, levando à instauração de um safety car em Jidá.
Com falha nos freios de sua Williams, Alexander Albon também não concluiu a corrida.
Sendo assim, Fernando Alonso abre o "resto" da classificação, com Lewis Hamilton em quinto.
A Ferrari sofreu com um pouco de azar mesmo sem ter feito nada de errado: a equipe havia chamado Sainz e Leclerc aos boxes pouco antes do safety car.
Por fim, o espanhol terminou em sexto; Charles foi o sétimo.
Resultado - Grande Prêmio da Arábia Saudita - Fórmula de 1 2023:
Posição Piloto Equipe Diferença
1º Sergio Pérez RBR
2º Max Verstappen RBR +5s355
3º George Russell Mercedes +25s866
4º Fernando Alonso Aston Martin +30s728
5º Lewis Hamilton Mercedes +31s065
6º Carlos Sainz Ferrari +35s876
7º Charles Leclerc Ferrari +43s162
8º Esteban Ocon Alpine +52s832
9º Pierre Gasly Alpine +54s747
10º Kevin Magnussen Haas +64s826
11º Yuki Tsunoda AlphaTauri +67s494
12º Nico Hulkenberg Haas +70s588
13º Guanyu Zhou Alfa Romeo +76s060
14º Nyck de Vries AlphaTauri +77s478
15º Oscar Piastri McLaren +85s021
16º Logan Sargeant Williams +86s293
17º Lando Norris McLaren +86s445
18º Valtteri Bottas Alfa Romeo + 1 volta
- Alexander Albon Williams Não concluiu
- Lance Stroll Aston Martin Não concluiu
A largada: Fernando Alonso foi o grande destaque quando as luzes se apagaram.
O espanhol teve bom início, saltou sobre Pérez na primeira curva e assumiu a liderança da corrida, mas logo depois a direção de prova anunciou investigação sobre a posição de largada do bicampeão, que ultrapassou o limite do colchete.
Assim como aconteceu com Ocon no Bahrein, Alonso foi penalizado com 5 segundos.
Mais atrás, Oscar Piastri colidiu com Pierre Gasly e sofreu danos no bico de sua McLaren.
O australiano, que estava em oitavo, teve que ir aos boxes trocar a asa dianteira e despencou para a lanterna.
Charles Leclerc ganhou duas posições, saltando de décimo segundo para décimo.
Russell se manteve em terceiro, enquanto Lance Stroll conseguiu a manobra sobre Carlos Sainz e subiu para quarto.
Momentos-chave:
O início da RBR: Na volta 4, Sergio Pérez recuperou a liderança ao ultrapassar Alonso.
Três giros depois, a diferença para George Russell, terceiro colocado, - já era maior que 3 segundos.
Enquanto isso, a Aston Martin pediu a Alonso que se mantivesse no "plano A".
O bicampeão respondeu que "estava tentando".
Subindo e subindo: Com a missão de escalar o grid, Max Verstappen entrou na zona de pontuação logo após ultrapassar Guanyu Zhou.
O bicampeão também deixou Pierre Gasly para trás e, na volta 12, tomou a oitava posição de Lewis Hamilton sem quaisquer dificuldades na reta.
Quem também teve que se recuperar na Arábia Saudita foi Charles Leclerc.
O piloto da Ferrari foi punido com 10 posições e saiu em décimo segundo por usar o terceiro controle eletrônico na temporada.
Na volta 16, antes de Carlos Sainz ir aos boxes, o monegasco era o quinto colocado.
Verstappen começou uma breve perseguição ao piloto da Ferrari, mas não precisou se esforçar muito: logo na sequência, a equipe italiana chamou Leclerc aos boxes, alçando o holandês à quarta colocação.
Como se diz "azar" em italiano?
Menos de uma volta depois de Charles Leclerc sair dos boxes à frente de Lance Stroll, o piloto da Aston Martin teve que parar o carro na pista com problemas.
O canadense buscou bem a agulha, mas a direção de prova instaurou um safety car.
Um virtual safety car teria sido suficiente, mas a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) justificou a escolha.
Segundo a entidade, os ângulos das iniciais não esclareceram o ponto exato da pista em que Stroll estava.
Por segurança, os comissários optaram pelo safety car.
Quem se deu bem foi Max Verstappen, que viu a diferença para os pilotos à frente diminuir.
E a RBR aproveitou para chamar Sergio Pérez aos boxes.
Única Aston Martin restante, Alonso foi convocado pela Aston Martin e cumpriu a punição de 5 segundos.
Russell, Verstappen e Hamilton também pararam.
A relargada: Pérez manteve a primeira colocação na relargada enquanto Russell pressionava Alonso.
Mais atrás, Hamilton tentou, e conseguiu, o bote em Carlos Sainz, subindo para quinto lugar.
A Mercedes usou uma estratégia diferente com o heptacampeão: Lewis era o único no top 10 com pneus médios, em vez de duros.
Verstappen conseguiu ultrapassar Russell para entrar na zona de pódio e, algumas voltas depois, superou Alonso.
O bicampeão precisou de 25 voltas para sair da décima quinta para a segunda posição no Grande Prêmio da Arábia Saudita.
Pequenos problemas: Max Verstappen conseguiu diminuir um pouco da distância para Sergio Pérez, mas a diferença estacionou em cerca de 4s5.
A desvantagem holandesa aumentou quando Verstappen, pelo rádio, passou a se queixar de problemas no carro, com certa incisividade.
O eixo de transmissão de Verstappen, que forçou o abandono de Max no Q2 da classificação, balançava um um pouco.
A RBR, por sua vez, disse não ter visto quaisquer problemas nos dados.
Pouco depois, foi a vez de Sergio Pérez apontar dificuldades com o pedal do freio do RB19.
Mesmo assim, a RBR seguiu tranquila rumo à dobradinha na Arábia Saudita.
A Fórmula 1 de 2023 retorna para a terceira etapa do ano no Grande Prêmio da Austrália, no dia 2 de abril.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário