domingo, 19 de março de 2023

De olho na liderança

Pérez passeia e vence Grande Prêmio da Arábia Saudita.

Mexicano conquista quarta vitória em circuitos de rua na carreira. 

Verstappen se recupera, sai da décima quinta posição e termina em segundo. 

George Russell herda pódio após punição a Alonso.

Sergio Pérez parece mesmo gostar de circuitos de rua. 

Neste domingo (19), o mexicano teve um dia tranquilo: o piloto da RBR saiu da pole position, perdeu a liderança brevemente para Fernando Alonso, mas retomou a ponta e venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita. 

Esta é a quinta vitória do mexicano na Fórmula 1, a quarta em pistas urbanas.

Max Verstappen fez bela corrida de recuperação e, após largar em décima quinta, chegou na segunda colocação em mais uma dobradinha da RBR. 

Pérez chegou a ocupar a liderança do Mundial, mas o holandês se manteve à frente ao registrar a volta mais rápida.

Fernando Alonso cruzou em terceiro, mas viu o pódio número 100 escapar e parar nas mãos de George Russell. 

O piloto de 41 anos recebeu uma punição inicial de 5 segundos por se posicionar de forma incorreta no colchete de largada, mas, por não cumprir a penalização corretamente, sofreu nova sanção de 10s após o fim da corrida.

O bicampeão foi a única Aston Martin a cruzar a linha de chegada: Lance Stroll sofreu com problemas e abandonou, levando à instauração de um safety car em Jidá. 

Com falha nos freios de sua Williams, Alexander Albon também não concluiu a corrida.

Sendo assim, Fernando Alonso abre o "resto" da classificação, com Lewis Hamilton em quinto. 

A Ferrari sofreu com um pouco de azar mesmo sem ter feito nada de errado: a equipe havia chamado Sainz e Leclerc aos boxes pouco antes do safety car. 

Por fim, o espanhol terminou em sexto; Charles foi o sétimo.

Resultado - Grande Prêmio da Arábia Saudita - Fórmula de 1 2023:

Posição Piloto Equipe Diferença

Sergio Pérez RBR

Max Verstappen RBR +5s355

George Russell Mercedes +25s866

Fernando Alonso Aston Martin +30s728

Lewis Hamilton Mercedes +31s065

Carlos Sainz Ferrari +35s876

Charles Leclerc Ferrari +43s162

Esteban Ocon Alpine +52s832

Pierre Gasly Alpine +54s747

10º Kevin Magnussen Haas +64s826

11º Yuki Tsunoda AlphaTauri +67s494

12º Nico Hulkenberg Haas +70s588

13º Guanyu Zhou Alfa Romeo +76s060

14º Nyck de Vries AlphaTauri +77s478

15º Oscar Piastri McLaren +85s021

16º Logan Sargeant Williams +86s293

17º Lando Norris McLaren +86s445

18º Valtteri Bottas Alfa Romeo + 1 volta

- Alexander Albon Williams Não concluiu

- Lance Stroll Aston Martin Não concluiu

A largada: Fernando Alonso foi o grande destaque quando as luzes se apagaram. 

O espanhol teve bom início, saltou sobre Pérez na primeira curva e assumiu a liderança da corrida, mas logo depois a direção de prova anunciou investigação sobre a posição de largada do bicampeão, que ultrapassou o limite do colchete. 

Assim como aconteceu com Ocon no Bahrein, Alonso foi penalizado com 5 segundos.

Mais atrás, Oscar Piastri colidiu com Pierre Gasly e sofreu danos no bico de sua McLaren. 

O australiano, que estava em oitavo, teve que ir aos boxes trocar a asa dianteira e despencou para a lanterna.

Charles Leclerc ganhou duas posições, saltando de décimo segundo para décimo. 

Russell se manteve em terceiro, enquanto Lance Stroll conseguiu a manobra sobre Carlos Sainz e subiu para quarto.

Momentos-chave: 

O início da RBR: Na volta 4, Sergio Pérez recuperou a liderança ao ultrapassar Alonso. 

Três giros depois, a diferença para George Russell, terceiro colocado, - já era maior que 3 segundos. 

Enquanto isso, a Aston Martin pediu a Alonso que se mantivesse no "plano A". 

O bicampeão respondeu que "estava tentando".

Subindo e subindo: Com a missão de escalar o grid, Max Verstappen entrou na zona de pontuação logo após ultrapassar Guanyu Zhou. 

O bicampeão também deixou Pierre Gasly para trás e, na volta 12, tomou a oitava posição de Lewis Hamilton sem quaisquer dificuldades na reta.

Quem também teve que se recuperar na Arábia Saudita foi Charles Leclerc. 

O piloto da Ferrari foi punido com 10 posições e saiu em décimo segundo por usar o terceiro controle eletrônico na temporada. 

Na volta 16, antes de Carlos Sainz ir aos boxes, o monegasco era o quinto colocado.

Verstappen começou uma breve perseguição ao piloto da Ferrari, mas não precisou se esforçar muito: logo na sequência, a equipe italiana chamou Leclerc aos boxes, alçando o holandês à quarta colocação.

Como se diz "azar" em italiano?

Menos de uma volta depois de Charles Leclerc sair dos boxes à frente de Lance Stroll, o piloto da Aston Martin teve que parar o carro na pista com problemas. 

O canadense buscou bem a agulha, mas a direção de prova instaurou um safety car.

Um virtual safety car teria sido suficiente, mas a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) justificou a escolha. 

Segundo a entidade, os ângulos das iniciais não esclareceram o ponto exato da pista em que Stroll estava. 

Por segurança, os comissários optaram pelo safety car.

Quem se deu bem foi Max Verstappen, que viu a diferença para os pilotos à frente diminuir. 

E a RBR aproveitou para chamar Sergio Pérez aos boxes. 

Única Aston Martin restante, Alonso foi convocado pela Aston Martin e cumpriu a punição de 5 segundos.

Russell, Verstappen e Hamilton também pararam.

A relargada: Pérez manteve a primeira colocação na relargada enquanto Russell pressionava Alonso. 

Mais atrás, Hamilton tentou, e conseguiu, o bote em Carlos Sainz, subindo para quinto lugar. 

A Mercedes usou uma estratégia diferente com o heptacampeão: Lewis era o único no top 10 com pneus médios, em vez de duros.

Verstappen conseguiu ultrapassar Russell para entrar na zona de pódio e, algumas voltas depois, superou Alonso. 

O bicampeão precisou de 25 voltas para sair da décima quinta para a segunda posição no Grande Prêmio da Arábia Saudita.

Pequenos problemas: Max Verstappen conseguiu diminuir um pouco da distância para Sergio Pérez, mas a diferença estacionou em cerca de 4s5. 

A desvantagem holandesa aumentou quando Verstappen, pelo rádio, passou a se queixar de problemas no carro, com certa incisividade.

O eixo de transmissão de Verstappen, que forçou o abandono de Max no Q2 da classificação, balançava um um pouco. 

A RBR, por sua vez, disse não ter visto quaisquer problemas nos dados. 

Pouco depois, foi a vez de Sergio Pérez apontar dificuldades com o pedal do freio do RB19. 

Mesmo assim, a RBR seguiu tranquila rumo à dobradinha na Arábia Saudita.

A Fórmula 1 de 2023 retorna para a terceira etapa do ano no Grande Prêmio da Austrália, no dia 2 de abril. 

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário