Mexicano vence corrida com pista encharcada e seis abandonos para subir ao pódio pela primeira vez no circuito.
Verstappen cruza em sétimo e leva decisão para o Grande Prêmio do Japão.
O Grande Prêmio de Singapura teve pista molhada pela chuva, seis abandonos, pouca ação... "Só" não teve o bicampeonato de Max Verstappen.
Sergio Pérez assumiu a ponta na largada, administrou a vantagem sobre Charles Leclerc e venceu de forma tranquila em Marina Bay.
O triunfo do mexicano adia a decisão do título da Fórmula 1 ao menos para o Grande Prêmio do Japão, no próximo domingo (9).
A corrida correu risco de mudanças no resultado após a bandeirada, quando a direção de prova anunciou que investigaria uma possível violação de Sergio Pérez às regras do safety car em uma das relargadas.
O mexicano acelerou, aumentou a distância para Leclerc e cruzou a linha de chegada com mais de 7s sobre o rival, garantindo o triunfo mesmo que seja punido com 5s.
Charles Leclerc e Carlos Sainz fecharam o pódio da corrida, que foi terminada sob cronômetro - e não pelo número de voltas.
Vale destacar, ainda, o desempenho das duas McLaren no top 5: Norris foi o "melhor do resto", em quarto, seguido por Daniel Ricciardo.
Em mais um dia de forte chuva na cidade-estado, a direção de prova adiou a largada, inicialmente marcada para as 9 horas (horário de Brasília) deste domingo (2).
Mesmo rodando em velocidade baixa, o safety car levantava muita água do asfalto.
A prova só começou de fato às 10h05, sem chuva, mas ainda com a pista molhada - e com todos os pilotos calçando pneus intermediários.
Seis pilotos abandonaram a prova, mas o mais frustrado certamente foi Fernando Alonso.
Neste domingo, o bicampeão chegou a 350 provas na Fórmula 1, se igualando a Kimi Raikkonen como recordista de Grande Prêmios na Fórmula 1, mas não cruzou a linha de chegada com problemas no motor de sua Alpine.
Para ser campeão em Suzuka, Verstappen precisa deixar o Japão com ao menos 112 pontos de vantagem sobre Leclerc.
Com o sétimo lugar neste domingo, o holandês viu a distância para o monegasco cair de 116 para 105 pontos, restam 138 pontos em disputa em cinco etapas.
Pérez fez boa largada, mergulhou e tomou a ponta do pole Charles Leclerc.
Na briga pela terceira posição, Sainz e Hamilton se tocaram e o britânico escapou da pista, mas a direção de prova confirmou que nenhuma punição era necessária.
Largando em oitavo lugar, Verstappen destracionou e despencou para décimo segundo lugar.
Ultrapassado por Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Lance Stroll, o atual campeão ainda teve que se defender de Ricciardo.
Pérez aproveitou a dianteira e logo foi abrindo vantagem sobre Leclerc.
A volta mais rápida - ainda que não tão rápida assim, era do mexicano: 2ms00s875.
Hamilton, por sua vez, se queixava da baixa aderência no rádio com a Mercedes.
O heptacampeão tinha apenas um jogo de pneus intermediários novos disponível para a largada.
SAFETY CAR NA PISTA: Safety car em Singapura?
Acho que já vimos esse filme antes, para ser exato, em todas as 13 corridas disputadas em Marina Bay!
Nicholas Latifi espremeu Guanyu Zhou e os dois pilotos colidiram.
O canadense forçou o chinês da Alfa Romeo para o muro e, na volta 8, a direção de prova acionou o safety car.
Fim de prova para os dois e, lá na frente, melhor para Leclerc, que se aproximaria de Pérez.
Liderando o pelotão, Pérez segurou as investidas de Leclerc e se manteve no topo.
Verstappen, por sua vez, aproveitou o reinício para ultrapassar Sebastian Vettel e Pierre Gasly, subindo à sétima posição.
Começou, então, a perseguição do holandês a Fernando Alonso.
O ritmo de corrida se assentou e, com 20 voltas completas, as equipes começavam a discutir o uso dos pneus slick.
Sem conseguir achar uma traçado seco, Alonso seguia segurando Verstappen na traseira - mas o espanhol sofreu uma quebra de motor.
Fim de prova para o bicampeão, que abandonou justo a sua corrida de número 350, que o estabelece como recordista de Grande Prêmios disputados na Fórmula 1 ao lado de Kimi Raikkonen.
Com o safety car virtual acionado, a Mercedes arriscou e chamou Russell aos boxes para calçar compostos slick.
O piloto foi a "cobaia" do restante do grid, voltando para a pista com pneus médios. Verstappen, ao saber da mudança, chamou o rival de "corajoso".
A investida não deu certo: com pouquíssima aderência, o britânico escorregou logo na saída do pitlane, mas conseguiu segurar o carro.
A partir dali, Russell foi perdendo mais e mais tempo na lanterna.
OUTRO ABANDONO...
Albon acertou a barreira macia na curva 8 e até conseguiu voltar para a pista, mas sem a asa dianteira. A direção chamou outro (sim, mais um!) safety car virtual.
O piloto foi aos boxes e a Williams avaliou que os danos eram severos demais para seguir na briga.
Fim de prova precoce para o tailandês, de volta às pistas após sofrer com uma apendicite e complicações pós-cirúrgicas.
AÇÃO NA PISTA? QUE NADA: A direção de prova liberou a corrida após o abandono de Albon... mas a agitação também não durou.
Duas voltas depois da colisão do tailandês, foi a vez de Esteban Ocon apresentar problemas no motor da Alpine.
Com fumaça saindo do carro, o francês se juntou ao companheiro Alonso, que já tinha recolhido o carro em Marina Bay.
E adivinha só?
Mais um safety car virtual em Singapura.
Com a bandeira verde tremulando, Hamilton estava a menos de 1s de Sainz, de olho na terceira colocação.
Mas aí... O heptacampeão acertou de frente a barreira macia dos pneus.
O britânico retornou ao traçado e, pelo rádio, se desculpou com a Mercedes antes de trocar sua asa dianteira.
O prejuízo poderia ser pior: Hamilton perdeu uma posição para Norris e passou a ser perseguido por Verstappen.
Não, não erramos as contas: na volta 36, tivemos mais uma bandeira amarela em Singapura.
Yuki Tsunoda passou reto na curva 10, acertou a barreira e a direção de prova instaurou o safety car.
Russell aproveitou a janela para fazer mais uma troca de pneus, substituindo os médios usados por compostos novos de faixa amarela.
Já perto do limite de duas horas de prova, a Fórmula 1 deixou de contar o número de voltas.
Restavam 35 minutos no cronômetro quando o safety car entrou nos boxes.
Na relargada, Verstappen pressionou Norris, mas passou reto!
O piloto da RBR sofreu com a parte molhada da pista e despencou de novo, caindo da quinta para a oitava colocação.
Após passar trocar seus pneus médios pelos macios, o holandês voltou em décima quarta posição.
Pérez, por sua vez, foi notificado por infringir regra do safety car.
Leclerc se aproximou de Pérez e, a menos de 0s5 de distância, começou a colocar pressão no mexicano.
Verstappen chegou a fazer a volta mais rápida de macios, mas seguia preso atrás de Magnussen.
A direção de prova anunciou que investigaria uma possível infração de Pérez às regras de safety car.
Pelo rádio, a RBR pediu que o mexicano acelerasse para aumentar a distância sobre Leclerc, evitando uma possível perda da vitória em caso de penalização de 5s.
Hamilton passou reto enquanto tentava manobra sobre Vettel e ainda foi ultrapassado por Verstappen.
O heptacampeão caiu à nona posição.
Lá na frente, Pérez foi abrindo vantagem sobre Leclerc e cruzou a linha de chegada com 7s6 de vantagem, mantendo a vitória mesmo que seja punido.
A Fórmula 1 segue para o Grande Prêmio do Japão no próximo domingo (9), às 2 horas (horário de Brasília).
A etapa em Suzuka é mais uma chance para Max Verstappen conquistar o bicampeonato mundial.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário