sábado, 5 de junho de 2021

Pole Monegasca

Leclerc fatura pole em sessão marcada por batidas.

Monegasco superou Hamilton e Verstappen para garantir segunda pole de 2021. 

Tsunoda, Sainz, Stroll, Giovinazzi e Ricciardo protagonizaram os incidentes da classificação.

Em uma classificação movimentada neste sábado (5) no Grande Prêmio do Azerbaijão, foi Charles Leclerc, da Ferrari, quem levou a melhor, garantindo com a marca de 1m41s218 sua segunda pole position de 2021, a primeira em Mônaco. 

A sessão, que chegou a ser interrompida três vezes com as batidas de Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e Daniel Ricciardo, esquentou nos últimos dois minutos até Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, acionar a bandeira vermelha que encerrou o classificatório precocemente. 

Companheiro de Leclerc, Carlos Sainz também bateu no final, mas garantiu a quinta colocação.

Sem tempo para novas tentativas, Lewis Hamilton, da Mercedes, completa a primeira fila do grid de largada, anotando 1m41s450. 

Max Verstappen, da RBR, foi o terceiro colocado a 0s3 do monegasco e largará ao lado de Pierre Gasly, da AlphaTauri, líder do último treino livre em Baku.

A largada do Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku, será às 9 horas (horário de Brasília) deste domingo (6), no horário de Brasília. 

O globo esporte acompanha a etapa em tempo real.

Lando Norris, sexto colocado, foi punido com três posições por desrespeitar uma das bandeiras vermelhas da sessão, e largará em nono no domingo (6). 

Ele também recebeu três pontos na superlicença, chegando a um total de oito dos 12 que podem gerar suspensão. 

Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR, classificou-se em sétimo lugar à frente de Tsunoda, que apesar da batida, manteve a oitava colocação seguido por Fernando Alonso, da Alpine, em seu melhor sábado até agora. 

Em um dia discreto, Valtteri Bottas, colega de Hamilton na Mercedes, completou as dez primeiras posições.

* Lando Norris largará da nona colocação após ser punido com três posições por desrespeitar a bandeira vermelha.

Os três primeiros:

LECLERC: "Acho que foi uma ******* de uma volta! Não esperava ser tão competitivo como estamos hoje, pensei que estava melhorando, antes da bandeira vermelha, mas estou feliz mesmo assim!".

HAMILTON: "Definitivamente não esperávamos isso. Estou muito orgulhoso de todos. É um grande, um ótimo começo. Este é um grande salto, graças a uma grande equipe".

VERSTAPPEN: "Foi apenas uma qualificação estúpida, para ser honesto, mas é o que é. Esse é um circuito de rua, então essas coisas podem acontecer. Nosso carro é forte, então espero que amanhã possamos marcar bons pontos".

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: Algoz de Charles Leclerc no segundo treino livre, na sexta-feira (4), e de Max Verstappen no último treino, neste sábado (5), a curva 15 fez outras duas "vítimas" nos dez primeiros minutos do Q1: Lance Stroll, que bateu no primeiro minuto do classificatório, e Antonio Giovinazzi. 

Por outro lado, a bandeira vermelha deu mais tempo para os mecânicos da Williams trocarem o motor de George Russell por conta de uma falha na bomba d'água.

Entre as duas bandeiras vermelhas, Max Verstappen havia estabelecido a lidernça provisória com 1m41s760, mas no minuto final, Lewis Hamilton superou a marca do rival no último setor e pulou pra ponta marcando 1m41s545, 

0s 2 mais rápido. Russell garantiu sua sexta participação no Q2 em 2021 recebendo a bandeirada em décimo terceiro, jogando o companheiro Nicholas Latifi para a zona de eliminação.

Eliminados:

Décimo Sexto Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

Décimo Sétimo Lugar: MICK SCHUMACHER (HAAS)

Décimo Oitavo Lugar: NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Décimo Nono Lugar: LANCE STROLL (ASTON MARTIN)

Vigésimo Lugar: ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Na saída para a pista, Sebastian Vettel entrou no caminho de Sergio Pérez, que esbravejou no rádio com o engenheiro da RBR. 

O mexicano conseguiu superar a marca de Hamilton e pulou para a ponta, anotando 1m41s630 até Verstappen, que se sobressaiu no setor 2 da pista, reassumiu a liderança a 0s005 do colega de equipe e 0s009 de Hamilton.

Nos últimos minutos, o novato Yuki Tsunoda surpreendeu e surgiu em quarto lugar, com 1m41s654, empurrando Vettel para a zona de eliminação em décimo primeiro lugar e garantindo as duas AlphaTauris no Q3, com Pierre Gasly em oitavo. 

A sessão foi interrompida precocemente quando Daniel Ricciardo, que vinha em décimo terceiro, bateu na curva 3. 

Fernando Alonso ficou com a última vaga para a fase final da classificação, em décimo lugar.

Eliminados:

Décimo Primeiro Lugar: SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)

Décimo Segundo Lugar: ESTEBAN OCON (ALPINE)

Décimo Terceiro Lugar: DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)

Décimo Quarto Lugar: KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

Décimo Quinto Lugar: GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Com os melhores segundo e terceiro setores, Charles Leclerc assumiu a pole position provisória marcando 1m41s218, seguido por Verstappen e Sainz. 

Hamilton melhorou a própria marca na última parte da pista, mas subiu apenas para a segunda colocação, a 0s2 do monegasco enquanto Gasly pulou para a quarta posição, 0s3 atrás de Leclerc. 

Nos segundos finais, porém, Tsunoda e Sainz bateram na curva 3, o que fez com que a sessão fosse encerrada com a bandeira vermelha que garantiu o posto de Leclerc.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário