Verstappen segura Hamilton e vence de ponta a ponta.
Holandês chegou a abrir 12s de vantagem sobre o rival da Mercedes para faturar quarta vitória no campeonato 2021 da Fórmula 1.
Valtteri Bottas completa pódio, em terceiro lugar.
Max Verstappen saiu vencedor de mais uma batalha contra Lewis Hamilton neste domingo (27), ao vencer o Grande Prêmio da Estíria.
Liderando da primeira até a última volta da prova no Circuito de Spielberg, "casa" da RBR, o holandês faturou sua quarta vitória no atual campeonato da Fórmula 1 sem grandes ameaças do heptacampeão da Mercedes, que chegou em segundo.
Depois de três provas difíceis em Mônaco, Azerbaijão e França, Valtteri Bottas volta a subir ao pódio em 2021, ocupando a terceira colocação.
Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR, perdeu tempo com um primeiro pit stop lento na metade da disputa e chegou em quarto lugar, perdendo, no fim, a volta mais rápida para Hamilton. Lando Norris, que partiu da terceira colocação, ficou em quinto lugar.
A prova contou ainda com a batalha de recuperação da dupla da Ferrari: Carlos Sainz, que não avançou ao Q3 na classificação e largou apenas em décimo segundo.
Completou a corrida em sexto; Charles Leclerc, que se envolveu em um incidente na primeira volta, caindo de sétimo para décimo sétimo lugar, terminou em sexto lugar.
A nona etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Áustria no Circuito de Spielberg, no próximo domingo, 4 de julho.
As primeiras cinco posições se mantiveram inalteradas na primeira volta.
Max Verstappen e Lewis Hamilton, primeiro e segundo colocados, defenderam suas colocações.
Lando Norris quase perdeu o terceiro posto para Sergio Pérez, mas conseguiu repelir a ofensiva do mexicano.
Daniel Ricciardo, saindo do décimo terceiro lugar, ganhou três posições e George Russell, partindo pela primeira vez em décimo, sobe para oitavo.
Na curva 2, Charles Leclerc acertou o pneu dianteiro de Pierre Gasly, danificando a própria asa dianteira e furando o pneu do francês, que, na curva seguinte, acertou Antonio Giovinazzi e Nicholas Latifi e quebrou a suspensão do carro.
O monegasco caiu do sétimo para o décimo sétimo lugar.
Momentos-chave:
1. Gasly foi o primeiro a abandonar a prova ainda no início, com uma quebra na suspensão como consequência do choque na primeira volta.
Latifi também teve que voltar aos boxes para trocar um pneu furado e caiu para a última colocação, em décimo nono lugar.
2. Primeira grande movimentação no pelotão da frente; Sergio Pérez ultrapassa Lando Norris e assume o terceiro lugar.
Depois, foi a vez de Bottas deixar o britânico para trás pela quarta colocação.
3. Leclerc, que chegou a perder dez posições na primeira volta, começa a fazer uma prova de recuperação.
No décimo quarto giro, toma a décima sexta colocação de Nikita Mazepin, da Haas, e nove voltas depois, já surge em décima quarta colocação.
4. Hamilton quase sai de traseira na curva 4, mas consegue segurar o carro, apesar de ter passado com os pneus de trás pela brita.
Pelo rádio, o britânico reclamou de vibrações nos pneus.
5. Na volta 27, as chances dos primeiros pontos da Williams em 2021 começam a se distanciar com um problema no sistema hidráulico no carro de Russell, que estendeu o primeiro pit stop do britânico por mais 18s3 segundos, derrubando-o para a décima sétima colocação.
6. Novas movimentações nas colocações da frente; dessa vez, com as primeiras paradas. Pérez foi o primeiro, mas o pit stop lento, de 4s8, o fez voltar para a pista em quinto atrás de Norris após ganhar um novo conjunto de pneus macios.
Depois, foi a vez de Bottas; o finlandês não conseguiu deixar os boxes antes do britânico da McLaren, que pulou para a terceira colocação, mas ainda retornou em tempo de impedir o avanço de Pérez.
7. Líder e vice-líder também param, a partir do vigésimo nono giro.
Ambos trocaram os pneus médios pelos duros e mantiveram as posições ao voltar para a pista.
8. Após largar de uma inédita décima colocação, Russell abandona a corrida com problemas na unidade de potência e tranquiliza a equipe: "Não precisam se desculpar, estamos nessa juntos. Vamos tentar de novo na próxima semana, vamos conseguir esses pontos na próxima semana".
9. Sergio Pérez para nos boxes novamente, dessa vez, adotando os pneus médios.
Duas voltas depois, o mexicano toma o ponto de volta mais rápida de Lewis Hamilton e reduz a distância para Bottas, em terceiro.
10. Depois de entrar na zona de pontuação no quinquagésimo giro ao ultrapassar Sebastian Vettel, Leclerc segue reduzindo o prejuízo da primeira volta, deixando para trás Yuki Tsunoda, Fernando Alonso e Lance Stroll para figurar em sétimo, atrás do companheiro de equipe, Carlos Sainz, que também se recupera após um desempenho abaixo do esperado na classificação, largando de décimo segundo.
11. Aproveitando a larga vantagem de 28 segundos sobre Bottas, Hamilton para na penúltima volta e adota pneus macios em busca do ponto extra da volta mais rápida, que consegue nos segundos finais da prova.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário