quarta-feira, 18 de março de 2020

Novas táticas

Montagens, passatempos... Sem jogos, clubes da Série A interagem com torcida em tempo de Covid-19.
Redes sociais dos clubes do Brasil. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Ceará, Fortaleza e Sport apostaram em passatempos, Athletico contou uma história; demais clubes escolheram adotar um tom sério e passar instruções.

Os campeonatos nacionais, regionais e maior parte dos estaduais foram suspensos. A Libertadores e a Copa Sul-Americana, também. 

Até mesmo a Copa América, a Eurocopa e as Eliminatórias para o Mundial de 2022 ganharam novas datas. 

Tudo devido à pandemia do novo Coronavírus.

Sem o futebol, os clubes foram em busca de uma solução para manter contato com seus torcedores: começaram a promover ações para interagir com os seguidores. 

Na Série A, elas vão desde passatempos a instruções sobre o Covid-19.

Com a população em meio a um estado de "quarentena", uma vez que a recomendação é se manter em casa para evitar o aumento do contágio, Ceará, Sport e Fortaleza investiram em soluções criativas. 

As equipes utilizaram as redes sociais para divulgar jogos e passatempos para a torcida.

Primeiro a investir na iniciativa, o Fortaleza disponibilizou um arquivo no formato PNG do mascote Juba, para que ele pudesse ser "levado para qualquer lugar", mesmo estando em casa no período de pandemia. 

E as montagens renderam imagens do leão seguindo as recomendações, carregando torcedor e até mesmo participando das pesquisas para desenvolvimento da vacina contra o Covid-19.

O Juba tá seguindo a recomendação e tem ficado em casa nesse período de pandemia, mas isso não impede de você levar ele para qualquer lugar. 

Baixe o PNG, faça sua montagem e poste nas respostas desse tweet. 

Daremos RT nas mais criativas. 

Juba participando das pesquisas para desenvolvimento da vacina contra o Covid-19.

Poucas horas depois, foi a vez do Ceará. 

O clube escolheu lançar o #DesafioAlvinegro, publicando a imagem de uma tatuagem, para que os torcedores e as torcedoras pudessem tentar adivinhar quem era o jogador na foto. 

Terminou ficando fácil, porque acertaram rápido e o Vozão prometeu lançar mais um.

Todo mundo em casa? Então lá vai um #DesafioAlvinegro: de quem é a tatuagem da foto? 

Deixe sua resposta nos comentários! Publicaremos a foto mais tarde. #VOZÃO #CearáSC

O Sport seguiu um caminho semelhante ao do Alvinegro, publicando a hashtag: #PassatempoDoLeão. 

Primeiro, fez um jogo de palavras cruzadas sobre curiosidades do Leão, para os torcedores em quarentena. 

Como neste período as escolas também suspenderam as aulas, o clube ainda disponibilizou uma coleção de desenhos para colorir, com o objetivo de distrair as crianças em casa.

A gente vai lançar outra hashtag para vocês neste tempo em “quarentena”: o primeiro #PassatempoDoLeão é sobre curiosidades do Sport. 

Tá fácil, hein?!

E não esqueça: previna-se ao Coronavírus, evite sair de casa e aglomerações.

O cuidado com a criançada tem que ser redobrado nesta “quarentena”. 

Para distrair os pequenos em casa, fizemos desenhos para colorir. 

Basta imprimir!

Depois posta foto ou vídeo da pintura pronta e marca o #CoresQueAbracei para reportarmos!

O Athletico, ao invés de jogos, investiu em histórias. 

O Furacão utilizou o site oficial para contar sobre a única vez, em quase 96 anos desde a fundação do clube, que o futebol parou. 

O episódio aconteceu durante a Revolução de 1930, quando o Campeonato Paranaense ficou três meses suspenso devido ao momento da política nacional. 

Naquela época, iniciava-se o Estado Novo, após um golpe impedir a posse de Júlio Prestes e levar Getúlio Vargas ao poder.

Naquele ano, em meio à campanha que levou o Furacão à conquista do bicampeonato do Estadual de forma invicta, o Campeonato Paranaense ficou três meses paralisado devido ao momento turbulento da política nacional.

Apenas a Revolução de 1930 havia parado o futebol do Athletico.

Para acabar com a saudade neste período sem jogos, o Palmeiras ainda chegou a compartilhar um Top 5 com os vídeos mais assistidos na TV do clube. 

Mas a maior parte das equipes da elite do Brasileiro de 2020 escolheu adotar um tom mais sério, divulgar instruções e dicas de prevenção para a torcida.

Caso de clubes como o Flamengo, que fez um passo a passo ensinando como funciona o processo de higienização das mãos. 

Além de Corinthians, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Internacional, Coritiba e RB Bragantino, que fizeram postagens de conscientização e medidas preventivas. 

No Goiás, a divulgação ficou por conta de um pronunciamento dos atletas, que se uniram para dizer que não entrariam em campo pelo Estadual, independentemente da decisão da Federação local. 

O Grêmio pronunciou-se apenas em nota oficial, sobre o funcionamento do clube, e o Santos em relação ao adiamento da partida pela Taça Libertadores da América, contra o Olímpia.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário