terça-feira, 24 de março de 2020

Eventos esportivos adiados ou cancelados

Olimpíadas, Copas do Mundo, Pan e maratonas: relembre eventos adiados ou cancelados.
Seleção brasileira ergue a taça do Mundial Sub-17. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Pelos mais variados motivos, diversos eventos da história esportiva foram cancelados ou tiveram suas datas e locais alterados.

A pandemia de coronavírus causou, nesta terça-feira, o adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020. 

Nas últimas semanas, centenas de eventos esportivos, como a Eurocopa e a Copa América, já haviam sido cancelados ou postergados pelo mesmo motivo. 

É a primeira vez na Era Moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais três edições não aconteceram.

O GloboEsporte.com elencou alguns eventos na história que, pelos mais variados motivos, foram cancelados ou adiados.

As Guerras pararam as Olimpíadas: Por três vezes as Olimpíadas de verão foram canceladas: em 1916, durante a I Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, durante a II Guerra Mundial.

Em 1912, Berlim, na Alemanha, ganhou o direito de sediar os Jogos de 1916. 

Porém, com o estouro da primeira Guerra Mundial, em 1914, a competição foi cancelada.

As Olimpíadas de 1940 estavam marcadas para setembro de 1940 em Tóquio, no Japão. 

Mas, em 1938, os Jogos foram remarcados para Helsinque, na Finlândia, visto que os japoneses estavam em uma guerra com a China. 

Meses depois, com a Guerra Mundial já em andamento, a Olimpíada foi cancelada de uma vez por todas.

Em junho de 1939, dois meses antes do início da II Guerra Mundial, Londres foi escolhida como sede da Olimpíada de 1944. 

Mas, com o crescimento da Guerra, os Jogos foram cancelados, e a capital inglesa foi sede do evento em 1948, três após o fim do combate.

Olimpíadas de Inverno também canceladas: A Segunda Guerra Mundial foi a causa de dois cancelamentos das Olimpíadas de Inverno. 

Em 1940, a competição seria realizada em Sapporo, no Japão, mas, em 1938, com o país em guerra com a China, a sede foi para a Alemanha. 

Em 1939, com o início da II Guerra, o evento foi totalmente cancelado. 

Os Jogos de 1944 seriam realizados em Cortina D'Ampezzo, na Itália, e também não ocorreram.

Copa do Mundo parou durante a II Guerra Mundial: Duas Copas do Mundo de futebol não foram realizadas por conta da II Guerra Mundial. 

A edição de 1942, que possivelmente seria realizada na Alemanha, foi cancelada. 

A de 1946, que o Brasil brigava para ser sede, seguiu o mesmo caminho.

Copa de 1986 mudou de sede: A Copa do Mundo de futebol de 1986 seria disputada na Colômbia mas, quatro anos antes antes, por causa de uma crise econômica no país, a FIFA mudou a sede para o México, que tinha abrigado o evento em 1970. 

Na época, em 1982, o presidente Belisario Betancur assumiu que receber a Copa do Mundo não estava de acordo com a realidade com o país.

São Paulo não recebe o Pan de 75 por conta da meningite: A sede dos Jogos Pan-Americanos de 1975 seria Santiago (Chile) mas, em 1973, o General Augusto Pinochet assumiu o poder no país e afirmou que os Jogos não seriam realizados ali. 

San Juan (Porto Rico), que já havia sido escolhida para abrigar o evento em 1979, não aceitou antecipar sua competição. 

Aí, São Paulo, muito elogiada pela forma como organizou o Pan em 1963, assumiu a responsabilidade.

Entretanto, um surto de meningite na cidade fez com que, em outubro de 1974, a capital paulista desistisse. 

Aí, “sobrou” para a Cidade do México, que tinha abrigado o Pan em 1955, a Olimpíada de 1968 e a Copa do Mundo de futebol de 1970.

Olimpíada de Inverno de 1976: Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1976 foram realizados em Innsbruck, na Áustria, entre 4 e 15 de fevereiro. 

Originalmente, os Jogos estavam marcados para Denver, nos Estados Unidos, mas uma crise financeira fez a cidade desistir do evento.

Uma consulta foi feita à população no dia 7 de novembro de 1972, três anos e meio antes da cerimônia da abertura, e foi decidido que um pagamento de US$ 5 milhões com dinheiro público seria suspenso. 

Aí, a cidade renunciou aos Jogos.

O Mundial sub-17 de 2019: O Peru seria sede do Campeonato Mundial de futebol sub-17 em 2019, mas, em fevereiro, cerca de seis meses antes dos jogos, a FIFA decidiu retirar a competição do país. 

O Brasil abraçou o evento e, por sinal, foi campeão da competição disputada no fim do ano passado.

De acordo com um comunicado divulgado pela própria Federação Peruana de Futebol, a entidade "não conseguiu lograr a totalidade de requisitos solicitados pela FIFA". 

A nota dizia, ainda, que a federação "lamenta a decisão", mas que continuaria "trabalhando para cumprir o sonho de muitos peruanos de ter um Mundial no país".

Os Jogos Sul-Americanos de 2002, a competição mais importante da América do Sul no esporte olímpico, seriam realizados na Colômbia mas, no início daquele ano, o país abriu mão do evento.

A Colômbia viva uma crise gigantesca e o Brasil, poucos meses antes da cerimônia, assumiu a sede dos Jogos. Foram divididos em quatro cidades: São Paulo, Belém, Rio de Janeiro e Curitiba.

Stanley Cup de Hóquei: A Liga Nacional dos Estados Unidos de Hóquei no Gelo não teve um campeão no ano de 1919 pois as finais foram interrompidas devido ao surto da gripe espanhola, que matou milhões de pessoas na época. 

Montreal Canadiens e Seattle Metropolitans se enfrentaram em quatro jogos, duas vitórias para cada um, mas o quinto jogo não pôde ser realizado.

Houve um Mundial de patinação artística que foi cancelado em 1972, o avião com os americanos caiu na holanda.

Maratona de Nova York de 2012: Uma das principais provas do mundo, a Maratona de Nova York foi cancelada em 2012. 

O prefeito Michael Bloomberg anunciou, dois dias antes da data marcada, que a corrida não poderia ser realizada. 

A cidade ainda se recuperava da tempestade Sandy, que devastou a costa leste dos Estados Unidos na época.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário