Verstappen segura Hamilton e vence após largar em sexto lugar.
Tricampeão da RBR conquistou quinquagésimo triunfo da carreira e se tornou o primeiro a vencer em Austin largando fora da primeira fila.
Hamilton chegou em segundo, recuperando-se após pit stop lento, e Norris foi terceiro colocado.
Pelo terceiro ano seguido, Max Verstappen e Lewis Hamilton protagonizaram o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Mas assim como em 2021 e 2022, foi o holandês da RBR quem levou a melhor no Circuito de Austin, vencendo a prova neste domingo (22) após largar da sexta colocação e ainda segurar o rival nas últimas voltas.
Seu terceiro triunfo consecutivo na pista teve, ainda, Lando Norris em terceiro lugar; o britânico chegou a liderar a disputa após passar o pole position Charles Leclerc na largada.
Verstappen é o primeiro piloto a vencer em Austin largando fora da primeira fila desde que a pista estreou na Fórmula 1, em 2012.
Para seu 50º triunfo da carreira, contou com a antecipação de seu pit stop para chegar à vice-liderança.
No braço, ultrapassou o então líder Norris e teve que conter a aproximação de Hamilton nos seis giros finais para tentar brigar pela vitória.
Depois de perder uma posição na largada, Hamilton se recuperou e chegou a liderar em dois momentos.
No entanto, foi prejudicado por um pit stop de quase 4 segundos na vigésima primeira volta.
Para voltar à briga, executou boas manobras sobre Leclerc e, já nos instantes finais, sobre Norris, assumindo a vice-liderança.
Nas últimas seis voltas, ele descontou pelo menos 3s5 da desvantagem de 5 segundos que tinha para Verstappen, cerca de meio segundo a cada giro.
Pressionado, Max conseguiu receber a bandeirada na frente, superando, ainda, um pit stop abaixo dos padrões de sua equipe na trigésima sexta volta.
Com o triunfo, Verstappen vai a 466 pontos na classificação.
Mas a briga se concentra, agora, abaixo dele: o vice-líder Sergio Pérez vê Hamilton, que tinha 27 pontos de diferença, reduzir sua desvantagem na terceira colocação para 19 pontos.
No Mundial de construtores, a já hexacampeã RBR soma 704 pontos contra 358 da vice-líder Mercedes.
Resultado
Max Verstappen (RBR)
Lewis Hamilton (Mercedes) +2s225
Lando Norris (McLaren) +10s730
Carlos Sainz (Ferrari) +15s134
Sergio Pérez (RBR) +18s460
Charles Leclerc (Ferrari) +24s662
George Russell (Mercedes) +24s999
Pierre Gasly (Alpine) +47s996
Lance Stroll (Aston Martin) +48s696
Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +1m14s385*
Alexander Albon (Williams) +1m26s714
Logan Sargeant (Williams) +1m27s998
Nico Hulkenberg (Haas) +1m29s904
Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +1m38s904
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +1 volta
Kevin Magnussen (Haas) +1 volta
Daniel Ricciardo (AlphaTauri) +1 volta
Fernando Alonso (Aston Martin) - ABANDONOU
Oscar Piastri (McLaren) - ABANDONOU
Esteban Ocon (Alpine) - ABANDONOU
*Ponto extra da volta mais rápida.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana em 29 de outubro com o Grande Prêmio do México, décima nona etapa de 22 desta temporada.
Depois, desembarca no Brasil para o Grande Prêmio de São Paulo em 5 de novembro.
Na lista de abandonos, estão Fernando Alonso (problema na suspensão), Oscar Piastri (superaquecimento) e Esteban Ocon (dano após contato com Piastri no começo da prova).
Além disso, Alexander Albon foi punido com 5 segundos por infringir os limites de pista.
Momentos-chave:
A largada: Norris, originalmente segundo colocado, saltou para a liderança antes mesmo da primeira curva.
Ele deixou para trás uma confusão envolvendo o pole position Leclerc, que caiu pra segundo.
Sainz e Hamilton, que foi cercado pelos dois carros da Ferrari e perdeu a terceira posição para o espanhol.
Logo atrás de Hamilton apareceu Verstappen, que partiu em sexto e chegou perto de ultrapassá-lo com a bagunça na largada.
O tricampeão da RBR não conseguiu sair à frente do rival, mas assumiu a quinta posição, que antes pertencia a George Russell.
Este, por sua vez, despencou três posições no começo da prova, apesar de se recuperar já no giro seguinte e aparecer em sétimo.
Fernando Alonso e Lance Stroll, da Aston Martin, e Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, da Haas, largaram do pit lane após modificações em seus carros para a corrida.
Do quarteto, Magnussen era o melhor colocado após a primeira volta, em décimo sexto lugar.
Após dez voltas, porém, Alonso conseguiu sair ganhar três posições e assumir o décimo quinto lugar.
Hamilton, rumo à liderança: Tudo começou na volta cinco, quando o heptacampeão passou Sainz e assumiu a terceira colocação.
Na abertura do sexto giro, ele assumiria a vice-liderança com a ultrapassagem sobre Leclerc, que por sua vez, teve que manejar a aproximação de Verstappen até a inevitável manobra na décima primeira volta entre as curvas 12 e 14.
À frente, o então líder Norris tinha 3 segundos de vantagem para Hamilton, mas a diferença caiu para quase metade nas seis voltas seguintes: na décima sétima colocado, já era de 1s8.
Neste momento, Verstappen foi o primeiro do top 3 a parar e voltou em nono, com pneus médios novos.
No giro seguinte foi a vez de Pérez, Sainz, Norris e Tsunoda.
Com isso, Hamilton assumiu a liderança provisória da corrida.
Chance perdida - e novo líder: Na volta 21 foi a vez de Hamilton parar e ceder a liderança provisória a Leclerc.
Mas a troca do heptacampeão foi lenta, durando 3s6.
Calçando agora pneus duros, ele caiu para quinto e, no decorrer, da prova, chegou a se queixar com a Mercedes pelo rádio do prejuízo causado pelo time.
Com o pit stop de Russell e Leclerc, Norris recuperou a liderança, tendo Verstappen em sua cola a menos de 1 segundo e já preparando o terreno para a ultrapassagem nas quatro voltas que sucederam a reconfiguração.
O tricampeão deu o bote na vigésimo oitava, na curva 12, e defendeu a posição obtida da retaliação de Lando.
As mudanças haviam, ainda, alçado Hamilton de volta ao terceiro lugar.
Gerenciando a vantagem: A partir daí, foi só questão de zelar pela liderança conquistada, o que Verstappen e a RBR conseguiram apesar de um deslize da equipe na segunda rodada de pit stops a partir da volta 35, com Norris.
Tendo Hamilton como vice-líder provisório, Verstappen também visitou os boxes uma segunda vez, na trigésima sexta volta.
A parada foi de 3s3, abaixo dos padrões da equipe.
Porém, a desvantagem foi contida e ele conseguiu voltar à ponta depois das trocas de Sainz (trigésima sexta volta), Pérez (na trigésima oitava volta) e Hamilton (na trigésima nona).
Hamilton, por sua vez, tinha pneus médios contra duros do líder Verstappen e o vice-líder Norris.
Mas o heptacampeão ainda tinha terreno para melhora, a 17 voltas para a bandeirada.
Depois de cair para quarto com seu segundo pit stop, ele chegou a anotar a melhor volta da corrida e ultrapassou Leclerc na volta 43, superando a defesa do rival da Ferrari.
Aí, ele começou sua caça a Norris, descontando a diferença de 3s8 até entrar na zona de uso da asa traseira móvel de menos de 1s, a partir do quadragésimo sétimo giro da prova.
A dupla quase se tocou na primeira tentativa de fato do piloto da Mercedes.
Norris, porém, não conseguiu segurar por muito tempo e virou alvo fácil do veterano, na volta 49.
A seis giros para o fim, a diferença entre Verstappen e Hamilton era de quase 5 segundos.
Por volta, os pneus médios do heptacampeão tiraram meio segundo da distância para o líder.
A RBR alertou seu piloto da queda nos tempos, e Max queixou-se por ter sua concentração atrapalhada.
No entanto, não houve tempo hábil para mais, e o holandês cruzou a linha de chegada na frente.
Do quarteto que iniciou a prova no pit lane, quem chegou mais perto da zona de pontuação finalizada a primeira rodada de pit stops foi Alonso.
Em décimo primeiro lugar, ele ultrapassou Guanyu Zhou para ocupar o décimo posto na volta 24.
Stroll e Hulkenberg se aproximaram dele no decorrer da corrida.
Com as segundas trocas concluídas já na metade final da prova, Alonso era décimo e Stroll, décimo primeiro lugar, perdendo posições após seu pit stop na quadragésima segunda volta.
O espanhol, porém, abandonou a corrida com problemas na suspensão de sua Aston Martin.
Stroll, por outro lado, cruzou a linha de chegada em nono.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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