sábado, 5 de agosto de 2023

Japão avança

Japão vence Noruega (3-1) e vai às quartas de final da Copa feminina.

O Japão venceu a Noruega por 3 a 1 neste sábado (5), em Wellington, na Nova Zelândia, em um duelo das oitavas de final entre duas seleções campeãs do mundo, e se classificou para as quartas da Copa feminina.

Com um gol contra da norueguesa Ingrid Syrstad Engen aos 15 minutos do primeiro tempo, e outros gols de Risa Shimizy aos 5 minutos do segundo tempo e da artilheira do torneio Hinata Miyazawa, aos  36 minutos do segundo tempo, que já marcou 5 vezes, as japonesas eliminaram as escandinavas, que haviam conseguido o empate aos 20 minutos do primeiro tempo, com uma cabeçada de Guro Reiten.

O Japão, vencedor da Copa do Mundo de 2011 e finalista em 2015, chegou às oitavas de final desta edição na Austrália e na Nova Zelândia depois de três vitórias consecutivas na fase de grupos com 11 gols a favor e nenhum sofrido.

Já a Noruega, campeã em 1995 e vice em 1991, havia se recuperado de uma derrota frustrante na estreia contra a anfitriã Nova Zelândia e depois empatou com a Suíça, chegando à classificação com uma goleada de 6 a 0 sobre as Filipinas.

As norueguesas não puderam contar com sua estrela Ada Hegerberg, vencedora da Bola de Ouro de 2018, devido a uma lesão.

O Japão dominou o jogo desde o início, e sua atacante Miyazawa quase marcou logo aos 60 segundos de bola rolando.

A pressão inicial das japonesas ficou evidente quando Engen mandou para o próprio gol um cruzamento de Miyazawa aos 15 minutos do primeiro tempo.

Mas cinco minutos depois, aos 20 minutos do primeiro tempo, na primeira chance real que tiveram, as norueguesas deixaram tudo igual.

A meio-campista do Barcelona, Carolina Graham Hansen, passou por duas zagueiras, e deu uma assistência para Vilde Boe Risa, que cruzou para a cabeçada de Reiten.

Foi o primeiro gol sofrido pelas japonesas, cuja defesa se mostrou impecável nesta Copa do Mundo.

Logo no início do segundo tempo, Risa Shimizu desempatou a partida aproveitando um vacilo da defesa da Noruega na área. 

Ela dominou a bola, se livrou da marcação e chutou no canto: Japão 2 a 1.

E Hinata Miyazawa garantiu a vitória japonesa a nove minutos do fim do jogo, quando avançou e velocidade e concluiu na saída da goleira Aurora Mikalsen após receber um passe de Aoba Fujino.

Nas quartas de final, na próxima sexta-feira (11) às 4h30 (horário de Brasília), o Japão terá um duelo difícil valendo vaga nas semifinais: Suécia ou Estados Unidos, que se enfrentam no domingo (6), às 6 horas (horário de Brasília).

Reportagem: Em.com.br

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário