Nigéria empata com Irlanda e avança às oitavas de final.
Nigéria passa em branco, mas mantém vantagem de um ponto sobre Canadá e avança em segundo colocado do Grupo B, ultrapassada apenas pela Austrália.
Chiamaka Nnadozie ajoelhou-se no gramado com um sorriso no rosto, as mãos fechadas, entre o aperto das luvas de goleira, enquanto via as companheiras de time correndo na direção do campo após o apito final.
Nesta segunda-feira (31), a Nigéria ficou no empate sem gols diante da Irlanda, mas confirmou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo feminina de 2023.
E é este o motivo da comemoração.
Única equipe africana a participar de todas as nove edições do Mundial feminino, a Nigéria estará no mata-mata pela terceira vez na história, somando esta edição aos torneios de 1999 e 2019.
Agora, elas aguardam a definição do primeiro colocado do Grupo D para saber qual equipe enfrentarão nas oitavas: Inglaterra, Dinamarca ou China.
As nigerianas terminam a fase de grupos com 5 pontos e em segundo lugar da chave B, porque foram ultrapassadas pela co-anfitriã Austrália, que goleou o Canadá e assumiu a liderança.
A Irlanda, por sua vez, despede-se de sua primeira participação em Copas do Mundo com ao menos um gol marcado, ainda no duelo com o Canadá, e agora com um ponto somado.
A Irlanda registrou uma maior posse de bola, com 56% contra 43%, e a Nigéria dominou as finalizações, com nove contra cinco das adversárias, mas apenas três, de ambas as equipes juntas, foram no alvo.
Não à toa, terminaram com o placar no 0 a 0.
As nigerianas foram mais intensas no ataque, enquanto as irlandesas tiveram maior dificuldade.
As melhores chances de Nigéria saíram aos 52 minutos do segundo tempo, com Kanu, e outra com Oshoala, aos 53 minutos do segundo tempo, mas ambas sem sucesso.
E a melhor da Irlanda aconteceu quando O'Sullivan pegou uma bola na grande área com boa chance de finalização e não conseguiu acertar as redes.
Autora do primeiro e único gol da Irlanda em Copas Feminina, McCabe ainda arriscou uma tentativa de gol olímpico, como o que marcou contra o Canadá, mas dessa vez a tentativa não deu certo.
O confronto ainda seguiu com oito minutos de acréscimos no Brisbane Stadium, mas sem mudanças no placar.
Foi o suficiente para confirmar a classificação da Nigéria às oitavas.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário