segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Contratação no Tricolor de Aço

Apesar de repercussão negativa, Bahia contrata Marcinho. 

Ricardo Goulart também é anunciado.

Diretor de futebol Eduardo Freeland opina sobre os dois jogadores, que chegam para a disputa da Série B.

O Bahia anunciou duas contratações na tarde desta segunda-feira (1º). 

Quem falou sobre os novos jogadores foi o diretor de futebol do Bahia, Eduardo Freeland, por meio de um vídeo postado nas redes sociais do clube.

Um dos nomes é o meia-atacante Ricardo Goulart, conhecido por bons momentos no futebol brasileiro. 

O outro é o lateral-direito Marcinho, contratação que tem gerado repercussão negativa entre torcedores.

O atleta é réu por atropelar e matar um casal, em 2020.

O Globo Esporte apurou que o Bahia aguardava o acerto com Ricardo Goulart para anunciar Marcinho. 

Além disso, a contratação de Goulart foi planejada de olho na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) com o Grupo City, que deve ser anunciada este mês.

"Nação tricolor, a gente vem mais uma vez usar o espaço do Papo Livre para manter essa comunicação direta e transparente com o nosso torcedor. Hoje venho anunciar duas contratações, o lateral-direito Marcinho e o meia-atacante Ricardo Goulart. Em março, quando fui apresentado pelo presidente [Guilherme Bellintani], ele me deu a chave do futebol e me deu essa grande responsabilidade em dirigir o futebol do clube. Essa responsabilidade me faz ter que tomar decisões importantes, e a contratação do Marcinho foi uma delas, entendendo também o histórico que tenho com o Marcinho, um jogador que tive o prazer de trabalhar na base do Botafogo, e conheci muito bem o atleta, sua conduta, seu caráter, como também a família do atleta. O Marcinho lamentavelmente se envolveu em um acidente, no qual já reconheceu seus erros, pediu perdão e tem cumprido o que a Justiça determinar. E o Bahia respeitará sempre as decisões judiciais. Nosso contrato com o Marcinho vai até o final da Série B, em novembro. O Bahia está se respaldando com cláusulas que protejam o clube em caso de condenação, mas enquanto a Justiça brasileira permitir que o atleta desenvolva o seu trabalho, o clube vai abrir as portas e dar a oportunidade para ele voltar a trabalhar", disse Freeland.

Acusado de homicídio culposo: O lateral-direito Marcinho, 26 anos, disputou 54 jogos pelo Athletico, no ano passado, com dois gols e oito assistências, e fez parte do grupo que conquistou o título da Copa Sul-Americana e o vice da Copa do Brasil. 

Neste ano, foram três jogos com a camisa do Furacão. 

Antes de ser anunciada, a possível contratação dividia opiniões entre torcedores do Bahia. 

Muitos tricolores estão insatisfeitos com o anúncio. 

No mesmo vídeo em que Freeland confirma Marcinho, o jogador falou sobre a chegada ao Tricolor.

"Fala, nação tricolor, aqui quem fala é o Marcinho. Sou muito grato ao clube pela oportunidade, poder voltar a trabalhar, momento muito importante da minha carreira. Os momentos que vivi nos últimos anos não foram felizes para mim, se pudesse voltar atrás teria feito totalmente diferente. Estou aqui para recomeçar. É um novo desafio para mim. Muito importante para mim voltar a trabalhar, voltar a fazer o que eu amo e espero poder contribuir muito com o objetivo principal que é o acesso".

Fora do campo, Marcinho responde a um processo criminal pela morte de um casal de professores por atropelamento, em 30 de dezembro de 2020, no Rio de Janeiro. 

O jogador é acusado de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), e o processo tramita ainda em primeira instância.

O lateral atropelou um casal de professores na noite de 30 de dezembro daquele ano e não prestou socorro. 

Uma das vítimas morreu no local. 

A outra faleceu dias depois, após uma semana internada.

Ricardo Goulart tem bons momentos no futebol brasileiro: Já Ricardo Goulart tem 31 anos e chega com a marca de 30 jogos realizados este ano, além de quatro gols marcados, pelo Santos. 

O meia-atacante fez sucesso pelo Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro, em 2013 e em 2014. 

Também conquistou um título da Segunda Divisão pelo Goiás, em 2012, sob o comando de Enderson Moreira, atual treinador do Bahia. Freeland elogiou o atleta.

"Sobre o Goulart, é um atleta de alto nível técnico, acostumado a vencer. Tem se mantido em bom nível físico, inclusive, obviamente, o clube se aprofundou sobre as questões clínicas do atleta. Tem 30 jogos na temporada, nos dá uma tranquilidade, números importantes com participação em gols. Jogador que a gente vê com muita expectativa, que vai nos entregar resultados. Teve passagem importante com o Enderson, que foi quem o lançou no futebol, onde alcançou altíssimo nível de performance. Nos dá uma tranquilidade maior de que vai nos entregar resultado. O clube fez esforços para trazê-lo, mas ele se adequou à nossa realidade financeira. Casamento que vai nos dar alegria".

Agora, tanto Ricardo Goulart quanto Marcinho aguardam que seus nomes sejam publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para poderem atuar pelo Bahia, que enfrenta o CSA, neste sábado (6), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela rodada #22 da Série B.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário