sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Investimento pesado

Clubes do Campeonato Espanhol vão investir mais de R$ 5 bilhões em estádios e Centros de Treinamentos.

Integrantes de LaLiga devem destinar pelo menos € 1 bilhão para a renovação da infraestrutura até 2024, através do projeto Impulso. 

Objetivo é virar a principal competição de futebol no mundo.

Clubes do Campeonato Espanhol vão investir até 2024 um bilhão de euros (R$ 5,1 bilhões) através do projeto LaLiga Impulso para a renovação de sua infraestrutura, essencialmente em estádios e centros de treinamento. 

Hoje há cinco arenas em obras, e na temporada seguinte deverá haver mais duas. 

Essa é mais uma etapa na tentativa de tornar a liga a melhor competição de futebol do mundo.

"Para nós é tão importante o torcedor que vai ao estádio como aquele que está em casa. Faz 40 anos que a Espanha não recebe um grande evento internacional. LaLiga Impulso permite renovar as arenas para atrair novos patrocinadores, novos torcedores, e implementar novas tecnologias. O que se faz agora é modernizar todos os estádios. Ter um melhor conteúdo, melhor produto televisivo, significa ter melhor estádio", comentou Pablo Burillo, diretor de jogo de LaLiga, em entrevista ao Globo Esporte.

Burillo vai estar em São Paulo em setembro para participar da Brasil Futebol Expo 2022, congresso da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). 

Ele vai palestrar sobre o funcionamento da liga espanhola e como ela se desenvolveu.

O dinheiro para essas obras vem do 1,8 bilhão de euros (R$ 9,1 bilhões) do projeto LaLiga Impulso, que completa neste mês um ano de aprovação. 

Os clubes da primeira e segunda divisão da Espanha venderam 10% dos direitos audiovisuais e 8% das receitas comerciais para o fundo de investimento CVC Capital Partners, por 50 anos.

Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao não assinaram o acordo, mas também se enquadram no movimento de modernização das arenas. 

Seus respectivos investimentos não entram na conta. 

O Real Madrid, por exemplo, vai gastar 800 milhões de euros na reforma do Santiago Bernabéu. 

As obras no estádio só devem acabar no ano que vem.

O Real Madrid visa ter no verão de 2023 o Bernabéu com lotação de 82 mil pessoas.

De 45 clubes possíveis, 42 aderiram ao programa. 

O montante de 1,8 bilhão de euros do projeto é dividido da seguinte forma: 70% devem ir para infraestrutura, tecnologia e digitalização, profissionalização, marketing e desenvolvimento internacional; 15% para o pagamento de dívidas; e 15% em contratações para os elencos profissionais masculinos.

Consultada pelo Globo Esporte, LaLiga informou que os clubes têm hoje 913 milhões de euros à disposição (R$ 4,6 bilhões), mas foram entregues 694,5 milhões de euros, ou seja, falta distribuir 218,8 milhões de euros desta primeira remessa. 

O restante deve chegar em duas parcelas previstas para junho de 2023 e de 2024.

Por causa da crise financeira na pandemia de Covid, os clubes usaram até agora 83% (223,7 milhões de euros) do total disponível para dívidas do programa LaLiga Impulso. 

Para contratações, foram 56% (ou 150,7 milhões de euros) do montante possível.

E no que diz respeito à infraestrutura, tecnologia e aspectos de marketing, só gastaram 25%. 

Eles ainda têm 944,9 milhões para esta parte.

Cada clube decide como aplica o dinheiro que recebeu, e os projetos variam de orçamento. 

LaLiga estima que um bilhão será focado em melhorias específicas de infraestrutura, estádios e Centros de Treinamentos. 

12 dos 20 clubes da primeira divisão já realizaram alguma obra do tipo nos últimos anos. Somando também iluminação, chega-se a 28 clubes nas 1ª e 2ª divisões.

O Betis já começou a reforma do Centro de Treinamento, e Atlético de Madrid e Real Sociedad apresentaram publicamente os projetos de remodelação.

A melhora das instalações esportivas também atende ao plano da federação espanhola de futebol do país de sediar a Copa do Mundo de 2030, junto com Portugal.

A modernização dos palcos e do aparato tecnológico do futebol espanhol é a atual etapa de desenvolvimento de LaLiga. 

A entidade constatou que a maneira como os estádios eram exibidos na televisão influenciava na percepção geral da qualidade da competição.

A padronização do marketing nos estádios começou em 2016/2017. 

Hoje há regras como multa para os clubes que não atenderem ao mínimo de 75% de lotação das arquibancadas que aparecem nas câmeras. 

A ambição é ter a melhor transmissão esportiva do mundo em três anos.

"Tentamos ser a vanguarda das competições esportivas, como a NBA (National Basketball Association é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte) e a NFL (National Football League é a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos), tentando integrar os conceitos de produção televisiva, marketing e comercial, ao futebol europeu, neste caso o futebol espanhol, para tornar LaLiga a melhor competição de futebol do mundo", disse Pablo Burillo.

"A pessoa tem que olhar e identificar que é um jogo de LaLiga. Ser um produto reconhecível e atrativo", comentou Pablo Burillo, diretor de jogo de LaLiga.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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