Em corrida com acidente grave na largada, Carlos Sainz vê vitória escapar algumas vezes, mas conta com safety car e estratégia da Ferrari para triunfar.
Perez é segundo e Hamilton terceiro.
O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, venceu pela primeira vez na Fórmula 1 ao cruzar na ponta a linha de chegada do Grande Prêmio da Inglaterra, neste domingo (3).
Na corrida mais movimentada do ano, ele largou no pole e perdeu a dianteira ao errar e ser superado por Max Verstappen, mas conseguiu garantir o triunfo com um safety car a 13 voltas do fim que o colocou novamente na briga pela vitória.
Sergio Perez, que bateu em Charles Leclerc no início, foi segundo, seguido por Lewis Hamilton, no pódio em duas provas seguidas.
A prova foi marcada pelo grave acidente na largada envolvendo cinco pilotos, no qual Guanyu Zhou capotou e quase atingiu a arquibancada.
Verstappen, que pulou para a liderança no primeiro início da prova, sofreu danos no carro após tocar em Leclerc na relargada e foi apenas sétimo.
A vitória pareceu escapar de Sainz algumas vezes durante a corrida.
Ele recuperou a liderança perdida pelo retorno às posições iniciais na relargada e defendeu-se de um ataque intenso de Verstappen, logo atrás, Pérez e Leclerc colaram na dupla e houve contato.
Porém, na volta 10, o então líder, passou reto e caiu para segundo. Na sequência, o piloto da RBR teve problemas, e o rival da Ferrari voltou para a liderança.
Depois, em jogo de equipe, a Ferrari obrigou Sainz a abrir a posição para Leclerc, e o espanhol viu de novo a vitória distante.
Mas a sorte voltou a sorrir com um safety car a 13 voltas pra bandeirada e um erro de estratégia da equipe com Leclerc.
Aí, o piloto do carro 55 assumiu a ponta para não perder mais.
A corrida de Verstappen foi tumultuada.
O líder do campeonato assumiu a liderança na volta 10, mas logo na sequência teve problemas e foi para o box.
Voltou em sexto, não conseguiu manter o ritmo, mas o sétimo lugar acabou saindo no lucro.
Para Charles Leclerc, a quarta posição fica com um sabor amargo.
A vitória estava na mão dele quando, a 13 voltas do fim, a Ferrari errou na sua estratégia ao não mandá-lo para os boxes para colocar pneus macios sob a bandeira amarela.
Seus concorrentes foram para o pit e o ultrapassaram na volta.
No campeonato, Verstappen está com 181 pontos, seguido por Sérgio Perez, com 147 e Charles Leclerc com 138. Sainz está em quarto com 127 após a vitória deste domingo (3).
Por equipes, a RBR segue na frente com 304, enquanto a Ferrari tem 228.
A décima primeira etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Áustria no Circuito de Spielberg, em 10 de julho.
O Globo Esporte acompanha tudo em tempo real.
Max Verstappen tracionou melhor, tomou a ponta em cima de Carlos Sainz, em uma largada marcada por um acidente que envolveu George Russell, Pierri Gasly, Alexander Albon, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou e Esteban Ocon.
A bandeira vermelha foi acionada e a corrida interrompida.
Gasly acabou tocando em Russell ao tentar se colocar no vão entre o britânico e Zhou.
Com o impacto, o piloto da Mercedes acertou o carro de Zhou, que capotou, e rodou.
No meio da bagunça, Lance Stroll quase foi atingido mas encostou levemente na na roda traseira esquerda de Sebastian Vettel, embora ambos tenham escapado.
Albon também rodou, e Ocon também foi acertado em sua roda dianteira direita por um dos envolvidos no choque subsequente.
Depois de quase uma hora de interrupção, a prova recomeçou com as posições originais do grid de largada, ou seja, Sainz voltou a sair na frente de Verstappen.
Dessa vez o espanhol fechou o Verstappen, que tentou a ultrapassagem e não conseguiu.
Leclerc tentou se meter no meio e tocou em Perez, mas se manteve em terceiro, enquanto o mexicano caiu para quarto.
Em uma das curvas, os quatro pilotos ficaram lado a lado.
Na volta 5, o mexicano Perez parou nos boxes para trocar o bico após a conturbada largada, trocou pneus também e caiu para a décima sétima posição.
Hamilton em quarto: Também na volta 5, Lewis Hamilton, da Mercedes, pulou para quarta posição ao ultrapassar Lando Norris, da Mclaren.
Errou: Na volta 10, Carlos Sainz passou reto em uma das curvas e acabou voltando atrás de Verstappen, que assumiu a ponta.
Problemas: Na volta 13, Verstappen teve problemas no carro, foi ultrapassado por Sainz e Leclerc e foi para os boxes, voltando em sexto lugar.
Leclerc encostou para tentar ultrapassar Sainz, mas a Ferrari não deu ordens para as posições se inverterem.
A troca de rádios ficou mais intensa, com os engenheiros do espanhol pedindo para ele acelerar, e Leclerc resmungando sobre a possibilidade de Sainz abrir espaço para ele.
Na volta 20, Sainz foi para os boxes e voltou em terceiro.
Box, box, box: Na volta 25, Verstappen foi para o pit e voltou em oitavo lugar, atrás de Sebastian Vettel.
Perez, depois da parada no início da prova, já era o sexto.
Na volta 26, Leclerc foi para os boxes, não mexeu no bico (que estava parcialmente danificado após o início da prova) e voltou em terceiro, a dois segundos do companheiro Sainz. Hamilton assumiu temporariamente a primeira posição.
Live to fight?
Na volta 29, Leclerc perguntou para os engenheiros se ele estava livre para disputar posição com o companheiro de equipe Sainz.
Os dois estavam separados por menos de um segundo na briga pela segunda posição, enquanto Hamilton era o líder e ainda precisava parar.
A resposta no rádio do espanhol foi "Você tem que virar em 1m32s2, se não a gente vai mandar você abrir para o Leclerc passar".
Na volta 31, a ordem veio pelo rádio e o monegasco assumiu a liderança.
Hamilton no box: Na volta 34, Hamilton foi para o box, mas não teve uma parada tão boa, perdendo 4,4s e colocou pneu duro, voltando em terceiro lugar, atrás das duas Ferraris.
Que fase...
Na volta 37, Estaban Ocon ultrapassou Max Verstappen e assumiu a oitava posição, deixando o líder do campeonato em nono.
Mas...
Na volta 39, Ocon teve problemas e parou o carro no meio da reta, obrigado o safety car a entrar, e aí Hamilton e Sainz foram para os boxes para colocar pneus macios, o mesmo acontecendo com Verstappen, que era o oitavo.
Leclerc, que liderava a prova e se encaminhava para a vitória, não foi para o pit, então teria que completar a prova com pneus velhos.
Com pneus novos, Sainz conseguiu a ultrapassagem em cima de Leclerc na relargada e assumiu a ponta na volta 43.
Perez conseguiu partir para cima de Hamilton e assumiu a terceira posição.
Hamilton estava em quarto, enquanto Perez e Leclerc brigavam pela segunda posição, aí o britânico conseguiu uma ultrapassagem dupla e foi para a vice liderança.
Mas nas curvas seguintes, Perez voltou a ficar em segundo e Leclerc em terceiro, dividindo três curvas seguidas.
No fim, Hamilton passou Leclerc e garantiu o pódio.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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