domingo, 3 de julho de 2022

Sainz vence pela primeira vez na carreira

Em corrida com acidente grave na largada, Carlos Sainz vê vitória escapar algumas vezes, mas conta com safety car e estratégia da Ferrari para triunfar. 

Perez é segundo e Hamilton terceiro.

O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, venceu pela primeira vez na Fórmula 1 ao cruzar na ponta a linha de chegada do Grande Prêmio da Inglaterra, neste domingo (3). 

Na corrida mais movimentada do ano, ele largou no pole e perdeu a dianteira ao errar e ser superado por Max Verstappen, mas conseguiu garantir o triunfo com um safety car a 13 voltas do fim que o colocou novamente na briga pela vitória. 

Sergio Perez, que bateu em Charles Leclerc no início, foi segundo, seguido por Lewis Hamilton, no pódio em duas provas seguidas.

A prova foi marcada pelo grave acidente na largada envolvendo cinco pilotos, no qual Guanyu Zhou capotou e quase atingiu a arquibancada. 

Verstappen, que pulou para a liderança no primeiro início da prova, sofreu danos no carro após tocar em Leclerc na relargada e foi apenas sétimo.

A vitória pareceu escapar de Sainz algumas vezes durante a corrida. 

Ele recuperou a liderança perdida pelo retorno às posições iniciais na relargada e defendeu-se de um ataque intenso de Verstappen, logo atrás, Pérez e Leclerc colaram na dupla e houve contato.

Porém, na volta 10, o então líder, passou reto e caiu para segundo. Na sequência, o piloto da RBR teve problemas, e o rival da Ferrari voltou para a liderança.

Depois, em jogo de equipe, a Ferrari obrigou Sainz a abrir a posição para Leclerc, e o espanhol viu de novo a vitória distante. 

Mas a sorte voltou a sorrir com um safety car a 13 voltas pra bandeirada e um erro de estratégia da equipe com Leclerc. 

Aí, o piloto do carro 55 assumiu a ponta para não perder mais.

A corrida de Verstappen foi tumultuada. 

O líder do campeonato assumiu a liderança na volta 10, mas logo na sequência teve problemas e foi para o box. 

Voltou em sexto, não conseguiu manter o ritmo, mas o sétimo lugar acabou saindo no lucro.

Para Charles Leclerc, a quarta posição fica com um sabor amargo. 

A vitória estava na mão dele quando, a 13 voltas do fim, a Ferrari errou na sua estratégia ao não mandá-lo para os boxes para colocar pneus macios sob a bandeira amarela. 

Seus concorrentes foram para o pit e o ultrapassaram na volta.

No campeonato, Verstappen está com 181 pontos, seguido por Sérgio Perez, com 147 e Charles Leclerc com 138. Sainz está em quarto com 127 após a vitória deste domingo (3). 

Por equipes, a RBR segue na frente com 304, enquanto a Ferrari tem 228.

A décima primeira etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Áustria no Circuito de Spielberg, em 10 de julho. 

O Globo Esporte acompanha tudo em tempo real.

Max Verstappen tracionou melhor, tomou a ponta em cima de Carlos Sainz, em uma largada marcada por um acidente que envolveu George Russell, Pierri Gasly, Alexander Albon, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou e Esteban Ocon. 

A bandeira vermelha foi acionada e a corrida interrompida.

Gasly acabou tocando em Russell ao tentar se colocar no vão entre o britânico e Zhou. 

Com o impacto, o piloto da Mercedes acertou o carro de Zhou, que capotou, e rodou. 

No meio da bagunça, Lance Stroll quase foi atingido mas encostou levemente na na roda traseira esquerda de Sebastian Vettel, embora ambos tenham escapado. 

Albon também rodou, e Ocon também foi acertado em sua roda dianteira direita por um dos envolvidos no choque subsequente.

Depois de quase uma hora de interrupção, a prova recomeçou com as posições originais do grid de largada, ou seja, Sainz voltou a sair na frente de Verstappen. 

Dessa vez o espanhol fechou o Verstappen, que tentou a ultrapassagem e não conseguiu. 

Leclerc tentou se meter no meio e tocou em Perez, mas se manteve em terceiro, enquanto o mexicano caiu para quarto. 

Em uma das curvas, os quatro pilotos ficaram lado a lado.

Na volta 5, o mexicano Perez parou nos boxes para trocar o bico após a conturbada largada, trocou pneus também e caiu para a décima sétima posição.

Hamilton em quarto: Também na volta 5, Lewis Hamilton, da Mercedes, pulou para quarta posição ao ultrapassar Lando Norris, da Mclaren.

Errou: Na volta 10, Carlos Sainz passou reto em uma das curvas e acabou voltando atrás de Verstappen, que assumiu a ponta.

Problemas: Na volta 13, Verstappen teve problemas no carro, foi ultrapassado por Sainz e Leclerc e foi para os boxes, voltando em sexto lugar.

Leclerc encostou para tentar ultrapassar Sainz, mas a Ferrari não deu ordens para as posições se inverterem. 

A troca de rádios ficou mais intensa, com os engenheiros do espanhol pedindo para ele acelerar, e Leclerc resmungando sobre a possibilidade de Sainz abrir espaço para ele. 

Na volta 20, Sainz foi para os boxes e voltou em terceiro.

Box, box, box: Na volta 25, Verstappen foi para o pit e voltou em oitavo lugar, atrás de Sebastian Vettel. 

Perez, depois da parada no início da prova, já era o sexto.

Na volta 26, Leclerc foi para os boxes, não mexeu no bico (que estava parcialmente danificado após o início da prova) e voltou em terceiro, a dois segundos do companheiro Sainz. Hamilton assumiu temporariamente a primeira posição.

Live to fight?

Na volta 29, Leclerc perguntou para os engenheiros se ele estava livre para disputar posição com o companheiro de equipe Sainz. 

Os dois estavam separados por menos de um segundo na briga pela segunda posição, enquanto Hamilton era o líder e ainda precisava parar. 

A resposta no rádio do espanhol foi "Você tem que virar em 1m32s2, se não a gente vai mandar você abrir para o Leclerc passar". 

Na volta 31, a ordem veio pelo rádio e o monegasco assumiu a liderança.

Hamilton no box: Na volta 34, Hamilton foi para o box, mas não teve uma parada tão boa, perdendo 4,4s e colocou pneu duro, voltando em terceiro lugar, atrás das duas Ferraris.

Que fase...

Na volta 37, Estaban Ocon ultrapassou Max Verstappen e assumiu a oitava posição, deixando o líder do campeonato em nono.

Mas...

Na volta 39, Ocon teve problemas e parou o carro no meio da reta, obrigado o safety car a entrar, e aí Hamilton e Sainz foram para os boxes para colocar pneus macios, o mesmo acontecendo com Verstappen, que era o oitavo. 

Leclerc, que liderava a prova e se encaminhava para a vitória, não foi para o pit, então teria que completar a prova com pneus velhos.

Com pneus novos, Sainz conseguiu a ultrapassagem em cima de Leclerc na relargada e assumiu a ponta na volta 43. 

Perez conseguiu partir para cima de Hamilton e assumiu a terceira posição.

Hamilton estava em quarto, enquanto Perez e Leclerc brigavam pela segunda posição, aí o britânico conseguiu uma ultrapassagem dupla e foi para a vice liderança. 

Mas nas curvas seguintes, Perez voltou a ficar em segundo e Leclerc em terceiro, dividindo três curvas seguidas. 

No fim, Hamilton passou Leclerc e garantiu o pódio.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário