Com gol de Fred, Fluminense goleia o Corinthians no Maracanã.
Às vésperas de aposentadoria, camisa 9 tricolor encerra vitória por 4 a 0 e emociona a torcida.
Um roteiro que se fosse previamente escrito, talvez não pudesse ser cumprido.
Às vésperas de encerrar a carreira, Fred marcou o gol que fechou a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, neste sábado (2), no Maracanã, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Com dois gols de Cano e outro de Manoel, o Tricolor construí o placar diante da equipe de Vítor Pereira, que escalou muitos reservas, de olho no jogo de volta contra o Boca Juniors, pela Taça Libertadores da América, na próxima terça-feira (5).
O último jogo da carreira de Fred será no próximo sábado, contra o Ceará, também no Maracanã.
Já o Corinthians, depois de ir a Buenos Aires enfrentar o Boca, recebe o Flamengo em casa, pelo Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Fluminense agora soma 24 pontos e chega momentaneamente ao G4.
Já o Corinthians segue na terceira posição com 26 pontos.
O Fluminense foi dominante na primeira etapa, usando troca de passes e saídas rápidas para chegar ao ataque.
O Corinthians, com muitos jovens em campo, pouco conseguiu incomodar a defesa tricolor.
O Fluminense foi para o intervalo com boa vantagem graças a lances de bola parada.
O primeiro gol saiu depois de uma cobrança de escanteio que Manoel subiu para completar de cabeça.
O segundo foi marcado também de cabeça por Cano, completando uma cobrança de falta.
O Corinthians voltou do intervalo com a experiência de Fábio Santos e entrada de Mantuan, na expectativa de equilibrar a partida com experiência.
Ao longo do jogo, Vítor Pereira também lançou mão de Giuliano e Róger Guedes.
Mas nada disso impediu a superioridade do Fluminense.
Novamente com Cano, a equipe marcou o terceiro gol, mas a cena mais marcante veio nos minutos finais.
Fred recebeu um passe de Martinelli para marcar o gol que fechou a vitória.
No penúltimo jogo de sua carreira, Fred emocionou o Maracanã.
Chamado por Fernando Diniz, ele entrou em campo aos 38 minutos do segundo tempo e pouco depois marcou o seu gol de número 199 com a camisa Fluminense.
Na comemoração, o atacante chorou muito e celebrou a conquista.
Fred faz gol de número 199 pelo Fluminense e chora no Maracanã.
Após o jogo, ele tentou ir para a arquibancada, mas os seguranças não deixaram.
Pedido em alto e bom som pela torcida principalmente após o segundo gol do Fluminense na vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians, Fred voltou a jogar após quase dois meses e teve um final de jogo apoteótico.
Substituiu Cano aos 38 minutos do segundo tempo e marcou o quarto gol tricolor aos 45 minutos do segundo tempo, trazendo o Maracanã abaixo.
Fred cai em lágrimas após marcar o centésimo nonagésimo nono gol com a camisa do Fluminense: "Se alguém fosse escrever um roteiro, não seria tão perfeito".
"Se alguém fosse escrever, o roteiro não seria tão perfeito - disse Fred, muito emocionado após dar uma volta olímpica no Maracanã".
Após golaço de pé direito, de primeira, foi ainda mais ovacionado.
Ele, que já fora muito festejado antes mesmo de a bola rolar, ameaçou ir à arquibancada, mas a segurança o demoveu da ideia.
Fred fez questão de explicar o quanto é grato aos torcedores que queria abraçar.
"Falei várias vezes e não canso de falar: quando eu estava mais abandonado, enfraquecido, no chão ou na lona, a única torcida que acreditou em mim foi a do Fluminense. Até quando não acreditei em mim, a nossa torcida acreditou, estendeu a mão e me tirou do buraco. Depois da Copa (de 2014). Em 2009, que foi um título para nós, a torcida tirou a gente do buraco".
Sobre a tentativa de se juntar aos tricolores, afirmou que a presença de muitas crianças o fez pensar duas vezes.
"Você não viu como fiquei? Fiquei parecendo um menino, uma criança. Só queria chorar, eu queria invadir a arquibancada, eu queria subir. Pedi para a torcida abrir, era o meu sonho, mas tinha muita criança e fiquei com medo".
No último momento do jogo, quando o Corinthians ia bater um escanteio, Fred pulou nos braços de Fernando Diniz aos prantos. Jogadores e funcionários foram para cima dele.
O camisa 9, aliás, declarou-se ao treinador.
"Desde a chegada do Diniz, esse cara me surpreende. Toda distração que tem ele disseca na raiz. Ele veio para ser campeão. Diniz, eu te amo! Sei que você tentou me convencer que eu jogue mais seis meses, mas hoje posso falar estou com um problema na vista com o qual não consigo jogar", disse Fred, emendando com uma brincadeira:
"Hoje foi tão bom que eu consegui acertar a bola do meio. Eu procurei a bola do meio para chutar (risos)", disse, dando a entender que via duas bolas por conta do problema no olho.
A última partida de Fred havia sido disputada em 11 de maio, quando o Fluminense venceu por 2 a 0 o Vila Nova, pela Copa do Brasil.
A despedida oficial está marcada para o próximo dia 9 de julho, novamente no Maracanã, contra o Ceará, às 19 horas (horário de Brasília), pela décima sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Um dos maiores ídolos da história tricolor, Fred tem dois títulos brasileiros (2010 e 2012) e dois estaduais (2012 e 2022).
São 199 gols em 381 jogos.
CONFIRA MAIS FRASES DE FRED:
Luta pelo gol 200 contra o Ceará, no próximo sábado (9).
"Lógico (que vai buscar o gol 200). Se o Diniz me colocar dois minutos, tenho certeza que a bola vai sobrar. Os caras estavam dando bola em mim a toda hora, o Felipe Melo lançou em mim em velocidade, e eu disse: "Não estou conseguindo nem me mexer (risos)".
Gratidão a familiares e amigos:
"De verdade é só gratidão no meu coração, e eu sempre falei que sou merecedor das coisas que acontecem na minha vida. Nesses momentos eu vejo tanto que Deus é bondoso e gracioso. Só consigo olhar para essas coisas e ver a graça de Jesus com a alegria que está acontecendo na minha vida. Agradecer às pessoas que foram usadas para eu viver um momento emocionante como esse. Minha família, meus pais, meus irmãos, que me ajudaram a dar os primeiros passos como homem e atleta. Foram os primeiros a confiar em mim".
Importância de Mário Bittencourt após tristeza no Cruzeiro:
"O ciclo está se encerrando como jogador. Antes de voltar para o Fluminense, vivi momentos de muita tristeza, de querer abandonar a carreira. E o Fluminense, na pessoa do Mário foi lá na roça, lá na fazenda. Eu estava me escondendo pelo rebaixamento do Cruzeiro, estava envergonhado, nunca tinha sido rebaixado, e o Mário confiou em mim e nesse projeto de reconstrução do clube. Hoje está sendo emocionante no meu penúltimo jogo, eu entrar e acabar fazendo gol".
Fluminense com o melhor futebol do Brasil:
"Agradecer a Deus, ao Diniz e a esse grupo, que a cada dia mais está aprendendo que para jogar e ser Fluminense tem que jogar dessa forma. Hoje temos o melhor futebol do Brasil. O Fluminense é o time que mais envolve adversários, que mais faz gols e menos sofre".
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário