Verstappen é pole na Emilia-Romagna em sessão com chuva e cinco acidentes.
Holandês vai largar em primeiro na corrida de classificação da quarta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 graças ao melhor tempo em uma atividade muito acidentada.
O atual campeão mundial de pilotos Max Verstappen garantiu a primeira pole position dele na temporada 2022 da Fórmula 1 ao fazer o melhor tempo na classificação desta sexta-feira (22), no Grande Prêmio da Emilia-Romagna.
Com 1m27s999 em sua melhor volta, ele larga na frente na corrida de classificação, que será neste sábado (23).
Charles Leclerc completa a primeira fila com 1m28s778 e Lando Norris partirá em terceiro, ao lado de Kevin Magnussen, da Haas.
Além do mau desempenho, a Mercedes ainda teve azar.
George Russell (décimo primeiro lugar) e Lewis Hamilton (décimo terceiro lugar) ficaram pelo caminho na atividade por conta da batida de Carlos Sainz e da chuva que caiu durante a bandeira vermelha.
É a primeira vez desde 2012 que a equipe alemã não coloca um carro no Q3.
A classificação foi absolutamente movimentada.
Além de cinco bandeiras vermelhas, a chuva começou a cair no meio do Q2.
O destaque negativo fica por conta da AlphaTauri, que não conseguiu classificar sequer um carro para a segunda parte da sessão.
A largada do Grande Prêmio da Emilia-Romagna será neste domingo, 24 de abril, às 10 horas (horário de Brasília), no horário de Brasília.
O Globo Esporte acompanha tudo em tempo real.
Os três primeiros:
Max Verstappen: "Foi complicado lá fora com chuva, seco, chuva. Foi muito agitado com uma classificação longa, e essa pista realmente te pune se você cometer um erro. Estou muito feliz com a pole position".
Charles Leclerc: "Escolhemos o pneu certo no final da sessão. Não conseguimos controlar do jeito que gostaríamos. Vamos ver o que conseguimos amanhã e domingo. Estava muito difícil, especialmente quando a gente estava com os pneus secos. Para mim foi muito frustrante, porque no momento que contou o Q3 eu fiz a escolha errada".
Lando Norris: "Eu estou feliz de estar no top 3, porque é uma surpresa para a gente. A gente deixou muito a desejar na nossa volta. Uma pena porque tinha uma chance de pelo menos bater o tempo do Charles. Era uma possibilidade boa. A gente esta se sentindo confortável com o carro".
Q1 - TÁ PEGANDO FOGO, BICHO: Após o primeiro treino livre ser realizado debaixo de chuva, o classificatório começou com a pista já seca, o que deu boas condições para os pilotos.
Com pouco mais de seis minutos de atividade, tivemos já a primeira bandeira vermelha após o freio traseiro direito de Albon pegar fogo e estourar o pneu.
A paralisação foi feita para limpar a pista, que ficou com pedaços de borracha e do assoalho da Alpine do britânico.
Foram cerca de 10 minutos sem os carros na pista.
A volta, com a pista secando e pouco tempo de sobra, fez com que a disputa fosse acirrada e a troca no topo constante.
A dificuldade das Mercedes ficou clara ao longo de todo treino.
Hamilton e Russell ficaram sob perigo o tempo todo. Leclerc terminou a primeira parte com 1:18.796, seguido por Verstappen e Sainz.
Hamilton e Russell se salvaram no último segundo com décimo quinto tempo e décimo segundo tempo, respectivamente.
A grande decepção do treino foi a Alpha Tauri, que teve os dois carros eliminados.
A surpresa foi o novato Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, que fez o quarto tempo.
ELIMINADOS:
Décimo Sexto Lugar: TSUNODA
Décimo Sétimo Lugar: GASLY
Décimo Oitavo Lugar: LATIFI
Décimo Nono Lugar: OCON
Vigésimo Lugar: ALBON (SEM TEMPO)
Q2 - CHOVE, CHUVA: As Ferrari novamente começaram forte na segundo terço do quali, mas Carlos Sainz cometeu um erro crucial.
O espanhol perdeu a traseira, saiu da pista e bateu no muro faltando 10 minutos para o fim do segmento quando tinha o segundo melhor tempo, atrás de Verstappen.
Novamente, bandeira vermelha e pista vazia.
A chuva voltou a cair antes da retomada. Apesar da bandeira verde ser dada, os carros continuaram nos boxes.
Com a pista molhada, não tinha como melhor os tempos estabelecidos anteriormente, com o traçado seco.
O acidente somado à chuva foi uma combinação péssima para a Mercedes, que não teve a chance de salvar os dois carros, ambos eliminados, e também para Zhou, que fez o quarto tempo no Q1, mas acabou em décimo quarto no Q2 sem oportunidade de melhorar o tempo.
Sebastian Vettel garantiu o melhor resultado da temporada nos treinos classificatórios, garantindo vaga no Q3 com o oitavo tempo.
Graças à chuva, mesmo após a batida, Carlos Sainz garantiu o décimo lugar na largada da sprint porque ficou com o segundo melhor tempo no Q2.
ELIMINADOS
Décimo Primeiro Lugar: RUSSELL
Décimo Segundo Lugar: SCHUMACHER
Décimo Terceiro Lugar: HAMILTON
Décimo Quarto Lugar: ZHOU
Décimo Quinto Lugar: STROLL
Q3 - UMA DOSE DE SORTE: Assim como as duas parciais anteriores, o Q3 também teve bandeira vermelha, mas a retomada foi mais rápida, Kevin Magnussen conseguiu voltar para pista e ir para o pit.
A paralisação durou um pouco mais do que cinco minutos.
Apesar da escapada, o dinamarquês seguiu na atividade.
Logo na na retomada, Charles Leclerc emplacou 1:28.778, assumindo a liderança do Q3, apenas 20 milésimos melhor do que Max Verstappen, segundo colocado.
Mesmo sob bandeira amarela, o atual campeão mundial respondeu imediatamente, fazendo 1:27.999 indo para o topo.
A bandeira foi causada pelo abandono de Valtteri Bottas, e logo virou vermelha, a quarta do treino.
Na retomada, novo acidente, dessa vez com Lando Norris, e nova bandeira vermelha e pole position garantida para Max Verstappen.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário