Verstappen bate, e Hamilton é pole com dobradinha da Mercedes na Arábia Saudita.
Holandês estava prestes a superar o tempo de Hamilton, mas acabou travando pneus dianteiros e tocou de lado no muro, abrindo caminho para rival faturar a pole em dobradinha da Mercedes.
Max Verstappen chegou muito perto de conquistar sua décima pole position da carreira na classificação do Grande Prêmio da Arábia Saudita, neste sábado (4), mas colocou tudo a perder com uma batida no fim de sua última volta, na bandeirada do Q3.
Sem concluir seu tempo, é o rival Lewis Hamilton quem larga da ponta na etapa, liderando a dobradinha da Mercedes com Valtteri Bottas na segunda colocação.
Prestes a completar sua volta e com chances de bater as marcas dos rivais da equipe alemã, Verstappen travou os pneus dianteiros e não conseguiu evitar uma colisão.
Ele larga em terceiro, da segunda fila, ao lado de Charles Leclerc da Ferrari.
Esta é a quinta pole position de Hamilton em 2021 e a segunda consecutiva, já que ele largou na frente na rodada anterior, no Grande Prêmio do Catar.
O resultado também marca a 103ª pole da carreira do britânico na Fórmula 1, além da primeira dobradinha da Mercedes na classificação desde o México, em novembro.
Apagado nas sessões livres, Sergio Pérez surgiu como um dos protagonistas da classificação nos dois segmentos iniciais.
O mexicano liderou o Q1 e bateu de frente com o colega Verstappen no Q2, mas foi superado por Hamilton neste, quando todos estavam com pneus médios na pista.
Ele larga em quinto lugar.
Pela segunda etapa consecutiva, a Ferrari larga com apenas um carro entre os dez primeiros: dessa vez, será o de Charles Leclerc, que superou Pérez na bandeirada do Q3.
Carlos Sainz quase colidiu e ficou apenas em décima quinta após errar em sua última volta no segmento intermediário.
A McLaren também foi desfalcada para o terço final da classificação, já que Daniel Ricciardo ficou para trás e larga em décima primeira colocação.
Um dos destaques dos treinos livres, a AlphaTauri garantiu duas vagas entre os dez primeiros com Pierre Gasly na sexta colocação e Yuki Tsunoda em oitavo, à frente de Esteban Ocon, único representante da Alpine, e Antonio Giovinazzi, único carro da Alfa Romeo que fecha o top 10.
O incidente de Verstappen foi na última curva, a Vigésima Sétimo do Circuito de Jeddah; depois de fazer os melhores tempos no primeiro e segundo setores da pista, ele travou os pneus e bateu com o pneu traseiro direito no muro, parando no meio da pista e acionando a bandeira amarela que encerrou a sessão.
Apesar do choque, o holandês conseguiu sair sozinho do carro.
A largada da corrida do Grande Prêmio da Arábia Saudita será às 14h30 (horário de Brasília) deste domingo, dia 5 de dezembro.
O globo esporte acompanha em tempo real.
Os três primeiros:
HAMILTON: "Que pista difícil é essa?! É muito técnica, complexa e espetacular o que eles fizeram. A velocidade aqui é fenomenal. Eu não estava muito bem na classificação, sem muita aderência, mas só tenho a parabenizar à equipe e ao Bottas, que é o melhor companheiro de equipe que eu já tive no esporte. A RBR estava muito bem, estão sempre mais próximos da gente e vai ser uma batalha muito apertada".
BOTTAS: "Foi um resultado bom para a classificação hoje. Tive muita dificuldade no terceiro treino livre, fizemos uma troca de motor, mas eu curti. É uma pista muito difícil, a aderência fica sempre alta, mas está bacana pilotar aqui. Vou trabalhar tanto para a equipe como para o Hamilton".
VERSTAPPEN: "Com certeza foi muito ruim o que aconteceu. É difícil mudar os pneus aqui. Não sei direito o que aconteceu, travei a roda aqui e parei no muro. O mais importante é que o carro está rápido e vamos buscar a vitória amanhã. Vamos tentar descobrir o que deu errado para correr bem nesse domingo."
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: A liderança de Max Verstappen no segmento de abertura durou poucos minutos até Hamilton aparecer em sua segunda tentativa, após abortar a primeira volta rápida por causa de um erro na curva 1, e anotar 1m28s466, colocando 0s1 sobre o rival para assumir a ponta.
Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, e Lando Norris e Daniel Ricciardo figuraram nas primeiras colocações pouco antes de Carlos Sainz tomar o primeiro lugar do britânico da Mercedes.
Verstappen chegou a bater a marca do espanhol por ligeiros 0s045, mas Bottas superou ambos e assumiu a ponta.
Já nos últimos minutos, quando o congestionamento da pista começou a atrapalhar os pilotos, Pérez superou o finlandês cravando 1m28s021 em sua volta, com 0s036 de vantagem.
O piloto da Mercedes, que adotou um motor mais velho após um vazamento de combustível detectado em sua unidade de potência, recolheu o carro para os boxes e parou no pit lane antes mesmo da bandeirada, com problemas no sistema.
ELIMINADOS:
Décimo Sexto Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
Décimo Sétimo Lugar: SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
Décimo Oitavo Lugar: LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
Décimo Nono Lugar: MICK SCHUMACHER (HAAS)
Vigésimo Lugar: NIKITA MAZEPIN (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Verstappen foi um dos primeiros a abrir volta no segmento do meio, marcando o tempo a ser batido com 1m27s953.
Hamilton ficou apenas em terceiro na sua tentativa inicial, mas foi logo superado por Bottas e também Pérez, que assumiu a segunda colocação.
Sainz, que esbravejou no fim do Q1 ao ser atrapalhado por Gasly, quase teve o mesmo destino de seu colega Leclerc (que bateu no muro no segundo treino, na sexta) durante o Q2.
Ele saiu de traseira e rodou na curva 11, mas apesar do susto, conseguiu evitar a colisão e parou na área de escape.
Em sua última tentativa, o espanhol errou no mesmo ponto e acabou apenas em décima quinta.
Hamilton melhorou a própria marca nos cinco minutos finais da sessão e subiu para o segundo lugar, mas ainda a 0s1 de Verstappen, que acabou superado pelo próprio colega da RBR com a ínfima diferença de 0s007.
Porém, o britânico responderia os rivais e tomaria a liderança na bandeirada, com 1m27s712.
No desfecho do segmento, Bottas sofreu um toque com o compatriota finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, que será analisado pela direção de prova após a conclusão da etapa.
ELIMINADOS:
Décimo Primeiro Lugar: DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
Décimo Segundo Lugar: KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
Décimo Terceiro Lugar: FERNANDO ALONSO (ALPINE)
Décimo Quarto Lugar: GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
Décimo Quinto Lugar: CARLOS SAINZ (FERRARI)
Q3 - dez minutos e disputa pela pole: Hamilton não perdeu tempo em sair para a pista pra decisão da pole, mas quase perdeu a traseira ao passar pela zebra na curva 10 e abortou sua volta mais rápida, abrindo caminho para Bottas marcar o tempo a ser batido, com 1m28s183.
Em sua segunda tentativa, o heptacampeão superou o colega de equipe com 0s1 de diferença, mas Verstappen tomou a dianteira anotando 1m27s653.
Em sua última tentativa, Hamilton crava 1m27s511 antes das derradeiras voltas de Verstappen e Bottas; o finlandês da Mercedes garantiu o segundo lugar, mas a sessão terminou com o piloto da RBR no muro após fazer os melhores tempos no primeiro e segundo setores da pista em Jeddah.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário