quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Mudança no regulamento

Associação de Clubes vai sugerir à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que Série C seja no formato de pontos corridos a partir de 2023.

Ideia será levada à entidade em janeiro através do presidente da ANCF (Associação Nacional de Clubes de Futebol), Francisco Battistotti.

A ANCF, com sede em Florianópolis, vai sugerir para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma alteração na forma de disputa da Série C do Brasileiro a partir de 2023: a mudança para o formato de pontos corridos, como já ocorre nas Séries A e B.

A ideia será levada à entidade em janeiro através do presidente da ANCF, Francisco Battistotti, conforme o mesmo adiantou em entrevista à CBN Diário durante a última semana de 2021.

"Na primeira semana de janeiro temos uma reunião na CBF com os líderes da Série C para acertar e tentar convencê-los a mudar a fórmula do campeonato. Tem uma disparidade muito grande. Se fizermos pontos corridos, um jogando contra o outro, é mais justo. É como uma Série B. Não sei o que a CBF pensa ainda. É mais caro, mas você também tem que buscar recursos. Quando faz pontos corridos, o produto melhora também", disse.

Atualmente, a Série C é realizada em duas fases. 

Na primeira, os 20 times são divididos em dois grupos regionalizados com 10 participantes em cada um deles. 

Eles se enfrentam em jogos de ida e volta, totalizando 18 partidas. 

Os quatro melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, disputando mais seis partidas até a definição dos quatro clubes que sobem à Série B, enquanto que os dois piores de cada grupo da primeira fase são rebaixados à Série D.

Participantes 2022

ABC-RN

Altos-PI

Aparecidense-GO

Atlético Cearense-CE

Botafogo-PB

Botafogo-SP

Brasil de Pelotas-RS

Campinense-PB

Confiança-SE

Ferroviário-CE

Figueirense-SC

Floresta-CE

Manaus-AM

Mirassol-SP

Paysandu-PA

Remo-PA

São José-RS

Vitória-BA

Volta Redonda-RJ

Ypiranga-RS

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário