quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Melhor do que Chelsea e City

Rotina de títulos coloca Palmeiras entre os mais vitoriosos do mundo.

Verdão tem bom desempenho nas competições nacionais e internacionais desde 2014.

Veja lista:

O momento do Palmeiras é de celebração. 

Em uma rotina de disputa e conquistas de títulos importantes, o clube festeja a segunda taça consecutiva de Taça Libertadores da América e a confirmação do Verdão entre os maiores campeões dos últimos anos. 

De todo o mundo.

Desde 2014, quando retornou para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Verdão voltou a aparecer entre os protagonistas do futebol nacional. 

De lá para cá, foram seis conquistas expressivas, considerando apenas disputas nacionais e internacionais.

Comparando com grandes clubes da Europa no mesmo período, os palmeirenses ficam atrás de clubes que vivem (ou viveram) certa hegemonia em seus países, casos de Bayern de Munique na Alemanha, Paris Saint-Germain na França e Juventus na Itália, além dos espanhóis Real Madrid e Barcelona.

Clubes com mais títulos desde 2014:

Clube Mundial Continental Nacional Copa Nacional TOTAL

Bayern (Alemanha) 1 1 8 4 14

Juventus (Itália) 0 0 7 5 12

PSG (França) 0 0 6 6 12

Real Madrid (Espanha) 4 4 2 1 11

Barcelona (Espanha) 1 1 4 5 11

River Plate (Argentina) 0 3 1 3 7

Benfica (Portugal) 0 0 5 2 7

PALMEIRAS 0 2 2 2 6

Tigres (México) 0 1 4 1 6

Chelsea (Inglaterra) 0 2 2 1 5

Manchester City (Inglaterra) 0 0 4 1 5

América (México) 0 2 2 1 5

Monterrey (México) 0 2 1 2 5

Fonte: Globoesporte.globo.com

A pesquisa leva em consideração títulos nacionais, internacionais (Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana) e a principal copa nacional de cada país. 

Na Inglaterra, por exemplo, o bom desempenho recente do Chelsea nos torneios continentais o iguala com o Manchester City, que conseguiu uma sequência positiva nos campeonatos locais.

Dos brasileiros que também tiveram conquistas nacionais ou internacionais nos últimos anos se destacam Flamengo, Cruzeiro e Athletico-PR, com três títulos cada.

Campeão da Série B em 2013, o Verdão viveu um ano do centenário complicado e quase foi rebaixado pela terceira vez em sua história. 

Em janeiro de 2015, porém, o clube na época liderado por Paulo Nobre iniciou uma grande reformulação no elenco e no departamento de futebol.

Com a política de voltar a investir em contratações de peso, a diretoria palmeirense apostou na experiência de Zé Roberto e deu chapéu nos rivais ao acertar com Dudu, hoje ídolo do Verdão.

A resposta quase veio no primeiro semestre, com o vice do Paulistão, mas foi confirmada no fim da temporada com a conquista da Copa do Brasil.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário