Com dois a mais, jovens do Grêmio empatam com La Equidad e garantem melhor campanha na Copa Sul-Americana.
Em jogo de entradas duras, colombianos têm dois expulsos, e Tricolor perde pênalti com Guilherme Azevedo no segundo tempo.
Na altitude de 2,6 mil metros em Ambato, no Equador, os jovens do Grêmio suportaram o ar rarefeito e as entradas ríspidas do La Equidad para retornar a Porto Alegre com um 0 a 0 na noite desta quinta-feira (27).
O resultado garante ao time a melhor campanha da Sul-Americana.
Com dois a mais no fim da partida, o Tricolor teve um pênalti a favor, mas Guilherme Azevedo desperdiçou no jogo que encerrou a fase de grupos da competição.
O Grêmio chega a 16 pontos e conquista a melhor campanha da primeira fase da Sul-Americana, com cinco vitórias e um empate.
O adversário das oitavas de final, que ocorre somente em julho, após a Copa América, será um dos terceiros colocados na fase de grupos da Taça Libertadores da América.
O La Equidad se despede na terceira colocação do Grupo H, com 7 pontos.
A primeira colocação geral na fase de grupos permite ao Grêmio decidir os mata-matas em casa.
Somente a final será em jogo único, no Estádio Centenário, no Uruguai.
Na próxima terça-feira (1º de junho), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) sorteia os confrontos das oitavas de final.
O Tricolor poderá enfrentar qualquer um dos oito terceiros colocados na Taça Libertadores da América.
São eles: Independiente Del Valle (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela), Santos-SP (Brasil), Junior Barranquilla (Colômbia), Sporting Cristal (Peru), Nacional (Uruguai), América de Cali (Colômbia) e LDU (Liga Deportiva Universitária de Quito - Equador).
Com uma equipe sub-21 e apenas dois jogadores de linha no banco de reservas, o Grêmio não se intimidou ao adversário mais experiente.
Ainda que a altitude tenha deixado o goleiro Gabriel Chapecó sem ar por alguns minutos, a gurizada parecia cheia de gás em campo.
Mas aí Elias precisou sair no primeiro tempo, após sofrer um pisão no tornozelo esquerdo. Dali em diante, o La Equidad abusou das entradas duras, revezando faltas em quem se atrevia a disparar em velocidade.
Não deu outra.
Duarte, aos 5 minutos do segundo tempo, e Correa, aos 36 minutos do segundo tempo, foram expulsos.
Mesmo assim, os garotos tricolores tiveram dificuldades para finalizar.
O esforço dos meninos gremistas poderia ser brindado com uma vitória no Equador.
A oportunidade surgiu aos 15 minutos do segundo tempo, quando Rildo fez boa jogada individual e sofreu pênalti.
Mas Guilherme Azevedo bateu no canto esquerdo e o goleiro Román pegou.
Com a vitalidade da garotada, o Grêmio tentou acelerar o jogo nos primeiros minutos, principalmente pelas pontas, com Guilherme Azevedo, pela direita, e Vini Paulista, na esquerda.
O meia Bitello trabalhava bem a conexão da defesa com o ataque, mas os volantes Victor Bobsin e Fernando Henrique sofriam com a marcação ferrenha dos colombianos.
Aliás, foi numa dividida forte que o centroavante Elias machucou o tornozelo esquerdo e teve de ser substituído por Rildo.
As melhores chances vieram em uma cobrança de falta de Duarte, para o La Equidad, e numa saída errada do goleiro Román que os gremistas quase aproveitaram.
Na bola parada, aos 5 minutos do segundo tempo, Varela perdeu boa chance de abrir o placar ao chegar atrasado após cruzamento de Bitello.
Na sequência, Duarte recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o La Equidad com um a menos.
Aos 15 minutos do segundo tempo, Rildo fez boa jogada individual e sofreu pênalti.
Mas Guilherme Azevedo desperdiçou.
Aos 24 minutos do segundo tempo, Mantilla recebeu cruzamento e por pouco não desviou para o gol.
Aos 36 minutos do segundo tempo, Correa foi expulso ao acertar o rosto de Guilherme Azevedo.
E não teve mais jogo.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário