Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) volta atrás e libera times de divisões inferiores na Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana.
Mudança permite que trio da Série C busque vaga para a próxima edição pela Copa do Brasil.
Nova reunião definirá critérios de classificação para torneios sul-americanos a partir de 2021.
Com liberação da Conmebol, Tigre poderá disputar a Libertadores se vencer a Superliga Argentina. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
A Conmebol voltou atrás da decisão de restringir as vagas na Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana a times que estivessem disputando a primeira divisão do campeonato nacional de cada um de seus países filiados.
Na prática, essa decisão impediria que Sampaio Correa, Paysandu e Juventude disputassem a Taça Libertadores da América em caso de título da Copa do Brasil.
Esses times disputam a Série C do Campeonato Brasileiro.
A Conmebol voltou atrás por causa das reclamações de várias associações nacionais, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) entre elas.
Já a AFA (Associação do Futebol da Argentino) cita preocupação especificamente com a situação do Tigre, que, apesar de rebaixado, venceu por 5 a 0 o Atlético Tucumán no jogo de ida e está muito perto da decisão da Copa da Superliga Argentina.
O torneio, tal como a Copa do Brasil, reserva ao vencedor uma vaga na Taça Libertadores da América.
A decisão é válida a próxima edição das competições continentais.
Para 2021, Conmebol convocou uma reunião com os diretores de competição de todas as dez associações nacionais de futebol para discutir critérios de classificação para a Copa Sul-Americana e a Taça Libertadores da América.
O encontro será no dia 29 de maio, em Buenos Aires.
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário