Conheça o patinador que perdeu os pais para a Covid, fugiu da guerra na Ucrânia e foi adotado na Letônia.
Fedirs Kuliss, de 20 anos, sofreu queda feia nas Olimpíadas de Inverno de Milão Cortina 2026, mas já venceu obstáculos maiores na vida.
Fedirs Kuliss precisou superar enormes perdas e ultrapassar fronteiras para poder estrear em Olimpíadas.
O patinador de 20 anos levou um tombo em sua apresentação na última terça-feira em Milão-Cortina, mas se levantou e seguiu em frente com a experiência de quem já venceu obstáculos muito maiores nos últimos seis anos, até conseguir representar a Letônia nos Jogos.
Nascido em 2005 em Kiev, na Ucrânia, Kuliss começou a patinar aos 5 anos.
Em 2020, aos 15 anos, a pandemia virou sua vida do avesso: o menino perdeu pai e mãe para a Covid. Adolescente, continuou morando com a avó na Ucrânia, para seguir sua rotina de treinos.
Em 2022, no entanto, a invasão russa no território ucraniano o fez passar por outra grande mudança.
O jovem, então com 16 anos, deixou sua terra natal para fugir da guerra e se mudou para a Letônia, em busca de segurança e do sonho de se tornar patinador artístico.
Assim que Kuliss chegou a Riga, Olga Kovalkova, treinadora do clube letão de patinação Kristal Ice, ofereceu abrigo, apoio e condições para que ele continuasse sua carreira, inclusive financiando seus treinos.
Com o passar do tempo e para facilitar sua vida no país, Olga adotou legalmente Fedirs enquanto ele ainda era menor de idade, abrindo caminho para que o patinador pudesse viver e competir sob a bandeira da Letônia.
O Comitê Olímpico da Letônia apoiou o pedido de cidadania do atleta e destacou seu talento, além da evolução que ele apresentou nos últimos anos.
Após o longo processo de adaptação e cumprimento de requisitos legais, Fedirs recebeu a cidadania letã em dezembro de 2025, mantendo também sua cidadania ucraniana.
A tempo para que fossem abertas as portas para sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Carreira em ascensão: Desde que chegou a Riga, Fedirs tem conquistado resultados importantes.
Tornou-se campeão nacional da Letônia de patinação artística nas temporadas 2025 e 2026 e ganhou títulos em torneios internacionais como o Volvo Open Cup e o Daugava Open Cup.
Mais importante, sua performance no Campeonato Mundial de 2025 garantiu à Letônia uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Na apresentação em Milão-Cortina, a queda de Fedirs impediu que ele passasse de fase.
Ainda assim, ajudou a pavimentar um caminho ainda em construção.
Jovem, ele terá novas oportunidades para amadurecer no esporte até os Jogos dos Alpes Franceses, em 2030.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário