Ídolo da Juventus e campeão do mundo com a Itália, veterano goleiro defendeu o Parma nas últimas duas temporadas; nas redes sociais, "Gigi" recebe homenagens.
Campeão do mundo em 2006 com a Itália e ídolo da Juventus, o goleiro Gianluigi Buffon anunciou nesta quarta-feira (2) sua aposentadoria do futebol aos 45 anos de idade.
Ele atuou pelo Parma, clube que o revelou, nas últimas duas temporadas.
"Isso é tudo, pessoal! Vocês me deram tudo. Eu dei tudo a vocês. Nós fizemos isso juntos", postou o arqueiro italiano nas redes sociais.
Além da Copa conquistada, Buffon defendeu a seleção italiana em 1998, 2002, 2010 e 2014.
Ele poderia se tornar o único jogador a atuar em seis edições, mas a Azzurra não se classificou para as duas últimas, na Rússia e no Catar.
O goleiro encerra a carreira com 1151 partidas disputadas.
Foram 685 pela Juventus, clube onde ficou durante 19 temporadas, 265 pelo Parma, 25 pelo Paris Saint-Germain, onde teve breve passagem em 2018/2019, e 176 pela Itália.
Entre os principais títulos, estão 10 títulos do Campeonato Italiano, seis da Copa da Itália, um da Liga Europa e um do Campeonato Francês.
Ele foi eleito o melhor goleiro do mundo no FIFA (Federação Internacional de Futebol) The Best de 2017, após ser vice da Champions League com a Juve pela terceira vez.
A última partida oficial de Buffon aconteceu no dia 30 de maio, na derrota por 3 a 2 para o Cagliari no playoff de acesso para a primeira divisão. Com o resultado, o Parma permaneceu na Série B.
Clubes homenageiam nas redes sociais: Nas redes sociais, ex-clubes de Gigi, apelido de Buffon, e entidades esportivas fizeram postagens homenageando o agora aposentado arqueiro.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário