Verstappen vence no Bahrein com quebra de Leclerc e pódio de Alonso.
Atual bicampeão dominou o Grande Prêmio do Bahrein de ponta a ponta neste domingo (5), em dobradinha da RBR tendo Pérez na segunda colocação.
Alonso, de volta ao pódio após quase dois anos, largou em quinto e foi terceiro lugar.
De fato, o 2023 da Fórmula 1 começa como terminou 2022.
Max Verstappen venceu neste domingo (5) o Grande Prêmio do Bahrein de ponta a ponta, e iniciou a nova temporada como líder do campeonato, rumo ao tri.
O holandês foi acompanhado no pódio pelo colega da RBR Sergio Pérez e um dos protagonistas do dia, Fernando Alonso, terceiro colocado após largar da quinta colocação, justo no fim de semana em que completou 20 anos de sua estreia na categoria, com 41 de idade.
O primeiro pódio do bicampeão com a Aston Martin (que não terminava uma corrida entre os três primeiros desde Sebastian Vettel no Grande Prêmio do Azerbaijão de 2021), e o seu primeiro desde 2021, foi viabilizado pela quebra do motor de Charles Leclerc.
A equipe britânica também pôs Lance Stroll em sexto, à frente de George Russell.
Lewis Hamilton acabou superado por Alonso, e foi quinto.
Max precisou de dez voltas para já abrir 5s de vantagem sobre Leclerc, diferença que sustentou mesmo após as trocas de pneus e ampliou progressivamente.
As Mercedes protagonizaram grandes disputas com a Aston Martin, mas não conseguiram conter a estratégia da rival e especialmente a concorrência de Alonso, que chegou a perder duas posições na largada mas se recuperou.
Verstappen, que conquistou neste sábado (4) sua vigésima primeira pole position da carreira, agora tem 36 vitórias na Fórmula 1.
O holandês está a cinco triunfos de igualar Ayrton Senna (41) e tornar-se o quinto maior vencedor de todos os tempos. Lewis Hamilton lidera o ranking, com 103.
Ainda assim, mesmo com as paradas, a de Russell, em especial, durando 5 segundos por problema na afixação dos pneus, a octacampeã de construtores não saiu da zona de pontuação.
Faltou, porém, velocidade para ameaçar a Ferrari no começo da prova e depois, resistir à nova e potente Aston Martin, que sofreu com certo desgaste dos pneus mas abre 2023 como terceira força do campeonato.
A Fórmula 1 retorna com a segunda etapa do campeonato daqui a duas semanas, em 19 de março, com o Grande Prêmio da Arábia Saudita.
Verstappen saltou na dianteira enquanto o trio atrás dele se embolou; Leclerc conseguiu a segunda colocação, deixando Pérez para trás e na cola de Sainz.
Já Fernando Alonso não correspondeu às expectativas no começo da prova e perdeu duas posições, caindo de quinto para sétimo lugar, e o bicampeão ainda teve um contato na curva 4 com Lance Stroll, seu colega da Aston Martin.
Bom para as Mercedes, que ascenderam à quinta e sexta colocações com Lewis Hamilton passando na frente de George Russell.
Boa largada também de Valtteri Bottas, que foi de décimo segundo lugar a oitavo colocado.
Outro a pular fora da zona de pontuação foi Nico Hulkenberg, que levou a Haas sozinho para o Q3 na classificação e partiu em décimo, entretanto, caiu para décima quarta após a primeira volta.
Choque entre colegas: Grande surpresa da pré-temporada e dos treinos do fim de semana, a Aston Martin não começou o domingo (5) tão bem, apesar do jogo ter virado alongo das 57 voltas.
Além de perder posições no grid com Fernando Alonso, o bicampeão ainda foi tocado por Lance Stroll, seu colega de equipe.
Segurou até onde deu: Leclerc definitivamente não teve vida fácil neste domingo (5).
Ele fez uma boa ultrapassagem sobre Pérez para assumir a vice-liderança no começo da corrida, mas com pneus duros contra macios do mexicano já perto da metade da corrida e mais a asa traseira do rival, não pôde evitar ser vítima do piloto da RBR e sofreu a ultrapassagem, caindo para 3º.
O monegasco tornaria à segunda colocação provisoriamente na trigésima quinta volta, mas Pérez conseguiu retomar sua posição sem problemas.
O abandono veio na volta 41, quando o motor italiano apagou.
A direção de prova chegou a acionar o safety car virtual, mas liberou a disputa no giro seguinte.
Estratégia diferenciada: As trocas de pneus foram inauguradas na volta dez com Pierre Gasly.
Os líderes fizeram seus pit stops no décimo quarto giro, com Verstappen cedendo a ponta provisoriamente para Pérez.
O mexicano visitaria os boxes três voltas depois.
A RBR foi por um caminho oposto e manteve os pneus macios de seus pilotos no segundo stint, enquanto o resto do grid mudou os compostos de faixa vermelha pelos duros.
Max retomou a posição original e já tinha, perto da metade da prova, 13 segundos sobre o vice-líder Leclerc, que terminaria ultrapassado por Pérez na volta 26.
Mercedes versus Aston Martin: Desenhando um cenário que pode se estender pelo resto do campeonato, a equipe alemã protagonizou alguns embates diretos com a Aston Martin, sua cliente de motores, por sinal.
Destaque para a ultrapassagem de Alonso sobre Russell pela quinta colocação, na volta 13.
Na volta 31, a octacampeã de construtores convocou Hamilton para os boxes uma segunda vez, tentando antecipar um possível undercut da Aston Martin.
Porém, a equipe britânica fez uma jogada melhor, chamando Stroll para permitir ao canadense superar Russell no giro 33, pelo oitavo lugar.
Antigos rivais nos tempos de McLaren em 2006, Alonso e Hamilton tornariam a se encontrar na volta 36, quando o espanhol voltou de seu segundo pit stop bem na cola do heptacampeão. Na volta seguinte, o bicampeão deu o bote no rival na curva 4.
Lewis reouve seu quinto lugar mas não resistiu à nova tentativa do adversário na trigésima nona volta.
Com o abandono de Leclerc, os veterananos iniciaram a caça à terceira colocação de Carlos Sainz.
Depois de cozinhar o compatriota por algumas voltas, o veterano da Aston Martin deu o bote no jovem da Ferrari e ascendeu ao pódio, na volta 46.
A dupla chegou a ter um toque, perto de se tornar uma colisão maior.
Capengando com o contato e os pneus desgastados, Hamilton também passou Sainz.
Dia para esquecer: A McLaren, novamente, começou o ano sem pontuar. Primeiro, teve um problema na caixa de câmbio e no volante do calouro Oscar Piastri, que deixou a prova na volta 15.
Lando Norris permaneceu na prova mas, tendo largado em decimo primeiro lugar, se distanciou da zona de pontuação, sofreu com um pit stop de 11 segundos e chegou a parar seis vezes, incluindo na volta 28, para ajustar a pressão do carro e na quinquagésima sexta, devido a um problema na unidade de potência.
O britânico foi o único a colocar pneus médios durante a corrida, mas não obteve efetividade com a tentativa.
Chuva de punições: Se as equipes tivessem que pagar uma multa por cada punição, a Alpine sairia com prejuízo do Grande Prêmio do Bahrein.
Esteban Ocon foi punido três vezes na corrida: primeiro, recebeu 5 segundos por largar incorretamente alinhado no colchete do grid inicial.
Depois, foi chamado atenção por não cumprir acertadamente sua punição nos boxes.
Por fim, o francês recebeu mais 5 segundos por acelerar dentro do pit lane, mas acabou abandonando a prova na volta 43.
No meio do grid...: Coadjuvantes nas sessões livres e na classificação em Sakhir, as equipes do pelotão intermediário não apareceram tanto, com exceção da Alfa Romeo, Alpine e Williams.
Valtteri Bottas, representando a ítalo-suíça, manteve-se firme na zona de pontuação e ficou em oitavo após largar em décimo segundo, apesar de ser ultrapassado por Russell e Stroll.
Pierre Gasly, que começou a prova em último lugar, garantiu os pontos da Alpine em sua estreia pelo time ao chegar em nono.
O francês quase levou o ponto extra da volta mais rápida, mas Guanyu Zhou (Alfa Romeo) tomou a marca dele.
Alexander Albon conquistou os primeiros pontos do time britânico do ano, ganhando cinco posições ao longo da corrida e chegando em décimo lugar.
Nico Hulkenberg, de volta à Fórmula 1 após quase quatro anos, não fez valer sua décima colocação no grid inicial e ficou fora dos pontos, em décima sexta posição.
O estreante Logan Sargeant chegou perto de também pontuar, depois de protagonizar algumas voltas em disputa com Zhou.
Entretanto, o americano, que largou em décimo sétimo lugar, parou na décima segunda colocação.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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