sábado, 7 de maio de 2022

Pole do Leclerc

Charles Leclerc garante a pole position para o Grande Prêmio de Miami.

Na estreia da Fórmula 1 na cidade da Flórida, monegasco emplaca a terceira pole position da temporada, seguido por Carlos Sainz e Max Verstappen.

O atual líder do mundial de pilotos da Fórmula 1, Charles Leclerc garantiu neste sábado (7) terceira sua pole position da temporada, dessa vez para o Grande Prêmio de Miami, pista que estreia na modalidade. 

O monegasco emplacou um tempo de 1m28s796 no Q3 para garantir a primeira posição. 

Carlos Sainz completou a dobradinha da Ferrari na primeira fila, e Max Verstappen é o terceiro.

Heptcampeão do mundo, Lewis Hamilton fez um dos melhores treinos da temporada, ficando com a sexta posição, atrás do ex-companheiro Valtteri Bottas. 

George Russell foi uma das decepções da atividade, com apenas a décima segunda posição.

Essa é a terceira pole position de Leclerc na temporada e a décima segunda da carreira, as outras duas foram no Bahrein e na Austrália. 

Em ambas, o piloto da Ferrari foi vencedor da corrida.

Os três primeiros:

LECLERC: "Os fãs são muito legais aqui. É muito bom estar aqui e ver quanto o esporte cresceu nos Estados Unidos nos últimos anos. O último final de semana de corrida não foi bom, eu acabei errando, mas eu espero me sair melhor. Acho que vai ser um desafio muito apertado, eles são melhores nas retas e nós nas curvas".

SAINZ: "Foi uma boa recuperação depois da batida forte [no último treino]. Eu andei bem no Q3, consegui dar duas voltas boas, não foi o suficiente para fazer a pole, mas vindo de onde vim ontem, eu vou aceitar o resultado".

VERSTAPPEN: "Eu estou muito feliz com a classificação. Ainda só quatro ou cinco voltas no segundo treino. Fiquei até surpreso com essa classificação, porque é uma pista que não é fácil de aprender. Acho que temos chances amanhã, nosso carro é muito bom de reta".

Q1: As RBR começaram melhor a primeira parcial, com Verstappen liderando com 1m30s235, seguido pelo companheiro Sergio Pérez 0s543 atrás. 

Mas as Ferrari responderam logo na sequência, com Leclerc fazendo o melhor tempo do final de semana de 1m29s474.

Depois de um bom treino livre na última sexta-feira, Lewis Hamilton voltou a sofrer para anotar um bom tempo no classificatório. 

A quatro minutos do fim do Q1, o britânico foi para os boxes trocar o jogo de pneus e tentar uma volta rápida para garantir vaga na segunda parte da atividade.

A mudança funcionou para Sir Lewis. 

A menos de um minuto do fim, o heptacampeão emplacou o quinto melhor tempo do período 0s914 acima de Leclerc, que fez o melhor tempo, e se garantiu no Q2. 

Decepção fica por conta de Magnussen, que pela primeira vez ficou atrás do companheiro Mick Schumacher.

ELIMINADOS: 16- Kevin Magnussen, 17- Guanyu Zhou, 18- Alexander Albon, 19- Nicolas Latifi, 20- Esteban Ocon

Q2: O atual campeão mundial abriu o segundo período do treino dando uma resposta a altura para o principal concorrente. 

Verstappen superou Leclerc com o melhor tempo do final de semana, anotando 1m29s202 e se colocou na primeira posição.

Mas o monegasco não deixou barato e deu o troco. 

Com 1m29s130, assumiu novamente a liderança. 

Se Hamilton sofreu com a Mercedes no primeiro período, no segundo foi vez de George Russel passar um aperto para avançar.

Depois de voltar para os boxes antes de fazer uma volta, o jovem britânico quase perdeu o carro na primeira tentativa de volta rápida. 

A 3 minutos do fim subiu para a sétima posição, ainda sob ameaça. 

A reação não foi suficiente. 

Nos últimos minutos, os pilotos sob ameaça fizeram bons tempos e Russell acabou eliminado no Q2.

As McLaren, que ficaram na zona de eliminação durante todo o Q2, viram Lando Norris acertar a volta a menos de um minuto do fim para garantir o terceiro tempo e avançar para a disputa da pole position.

ELIMINADOS: 11- Fernando Alonso, 12- George Russell, 13- Sebastian Vettel, 14- Daniel Ricciardo, 15- Mick Schumacher.

Q3: Charles Leclerc foi o primeiro a abrir a volta rápida no terceiro período do treino, novamente com a volta mais rápida do final de semana, mas Verstappen respondeu imediatamente, assumindo a ponta com 1m28s991. 

O primeiro piloto a baixar de 1m20.

Na quinta posição, Bottas foi o primeiro piloto a se colocar bem fora das duas principais equipes do grid no começo do Q3. 

Charles Leclerc voltou para a pista decidido a garantir a terceira pole da temporada e o fez.

Com direito a melhor segundo setor, o monegasco conseguiu compensar até mesmo um terceiro setor ruim para garantir o tempo de 1m28s796 e ficar com a primeira posição na largada.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário