Pérez vence prova tumultuada com chuva e batida.
Depois de atraso no início por conta da água que caiu no Principado, corrida é interrompida perto da metade devido a acidente feio de Mick Schumacher e é decidida pelo limite do tempo.
As previsões precisaram ser deixadas de lado mesmo antes da largada.
A chuva forte que caiu em Monte Carlo pouco antes do Grande Prêmio de Mônaco bagunçou qualquer estratégia das equipes para a prova.
Ao se adaptar melhor às condições, Sergio Pérez, da RBR, saltou para a liderança e garantiu a vitória no Principado em uma prova definida pelo limite de tempo do evento.
Carlos Sainz, da Ferrari, terminou em segundo lugar, enquanto Max Verstappen, também da RBR e líder do campeonato, completou o pódio.
A corrida, que atrasou em mais de uma hora por conta da chuva, também foi interrompida devido a um acidente feio de Mick Schumacher na volta 30.
A prova foi paralisada mais uma vez, impedindo que a corrida fosse resolvida no número de voltas.
Por regulamento, há um limite de 3 horas para cada Grande Prêmio, no fim, foram 64 voltas no total das 77 previstas.
A vitória de Pérez, a terceira do mexicano na categoria e a primeira da temporada, também ajuda seu companheiro de RBR, Max Verstappen.
Em terceiro e à frente de Leclerc, o atual campeão amplia sua vantagem na ponta.
O piloto monegasco, aliás, acabou com o maior prejuízo dentro de casa.
Pole, foi prejudicado pela estratégia de parada da Ferrari e com o acidente de Schumacher.
O quarto lugar o mantém na vice-liderança da competição e o complica na luta pelo título.
Os três primeiros
Sergio Pérez, RBR: "É um sonho realizado. É um grande dia para mim e para o meu país".
Carlos Sainz, Ferrari: "Acho que fizemos tudo o que tínhamos que fazer… você pode entender a frustração. Não vou reclamar muito. Checo fez uma grande corrida".
Max Verstappen, RBR: "Resultado maravilhoso do Checo, estou muito feliz por ele. Podemos ficar muito satisfeitos com esse fim de semana".
A corrida: A chuva começou a cair em Mônaco pouco antes da largada.
Foi a senha para que tudo mudasse.
O procedimento de largada foi alterado, e a saída dos carros para a volta de apresentação, com a presença do safety car, só se deu 16 minutos após o previsto.
Ao cair uma chuva ainda mais pesada durante o tempo de atraso, a direção de prova determinou que todos largassem com pneus pesados.
Pouco adiantou.
A chuva aumentou ainda mais durante a apresentação, e, sob bandeira vermelha, todos foram para o boxe.
A indefinição seguiu por um bom tempo.
Às 10h55 (horário de Brasília), apareceu o aviso de que a prova seria retomada em dez minutos.
Dessa vez para valer. Mas, ainda com o safety car, na primeira volta, o primeiro incidente.
Latifi bateu na curva Loews, mas conseguiu voltar para o traçado. Stroll também riscou no guard rail, furando o pneu.
Os dois logo foram para os boxes.
O safety car, enfim, deixou a prova, e os pilotos fizeram a largada para valer.
Mas, com a pista ainda molhada, os tempos ainda permaneceram lentos.
Na parte da frente, naquele momento, nenhuma mudança.
Aos poucos, com o secar da pista, pilotos da zona do meio, como Vettel, foram aos boxes para colocar pneus intermediários.
Àquela altura, na volta 14, o grande destaque era Gasly. Um dos primeiros a trocar os pneus, era um dos mais rápidos e acumulou ultrapassagens para subir na classificação.
Leclerc, na dianteira, também fazia sua parte.
Mais rápido a cada volta, aumentou sua diferença para Sainz para cinco segundos.
Na volta 17, Pérez foi o primeiro a ir para os boxes para trocar os pneus.
A manobra deu certo, e ele retornou à pista em quinto lugar, perdendo apenas duas posições.
Leclerc e Verstappen tomaram o mesmo caminho e foram para os boxes. Sainz, então, saltou para a ponta.
Lá atrás, a briga da vez era entre Hamilton e Ocon.
O heptacampeão pressionou o rival em busca da oitava colocação.
Foi quando a estratégia da Ferrari para Leclerc se mostrou duvidosa.
O piloto da casa voltou ao box, juntamente com Sainz, para colocar pneus duros.
Naquele momento, Pérez foi quem assumiu a liderança.
Uma batida feia de Mick Schumacher no S da piscina causou a bandeira amarela e safety car na pista.
O piloto da Haas acabou se chocando no guard rail, com a traseira se desgrudando do carro.
Ele, porém, saiu sem ferimentos. Mesmo assim, abandeira amarela logo passou para vermelha na volta 30.
Com a estratégia totalmente prejudicada, Leclerc deixou a pista furioso.
A espera para o retorno da prova foi longa. Depois de duas voltas com o safety car, a prova recomeçou na trigésima segunda volta, a pouco mais de 40 minutos para o limite de tempo de 3 horas de evento.
A partir daí, a corrida acalmou. Sem chuva e com poucas possibilidades de ultrapassagem, Pérez se manteve na dianteira.
Na reta final, porém, Sainz pressionou.
O piloto espanhol percebeu o desgaste do pneu de Pérez e foi para cima do rival da RBR.
A distância no pelotão da frente diminuiu, e os quatro primeiros ficaram enfileirados.
Chegaram a pegar tráfego de retardatários, mas, no fim, tiveram caminho livre para a briga.
Pérez, porém, se manteve tranquilo.
Sem muitos problemas, segurou no braço para garantir sua primeira vitória em 2022.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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