Grêmio vence o Ypiranga de novo e conquista o título do Gauchão.
Tricolor é campeão pelo quinto ano seguido e mantém hegemonia estadual.
Em um ano em em que vai disputar a Série B pela terceira vez em sua história, o Grêmio manteve a hegemonia estadual e conquistou o título do Campeonato Gaúcho pela quinta vez consecutiva na tarde deste sábado (2).
A taça veio com mais uma vitória sobre o Ypiranga, desta vez por 2 a 1, diante de uma Arena lotada.
Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor administrou bem o jogo, não deu chances para o perigoso time de Erechim e voltou a dar alegrias ao seu torcedor.
Bruno Alves abriu o placar no primeiro tempo e Rodrigues ampliou na segunda etapa, Erick ainda descontou para o Canarinho.
Esse foi o quadragésimo primeiro título gaúcho do Grêmio e também a quarta vez que o clube enfileira cinco conquistas estaduais em sequência.
A última vez que isso havia acontecido foi em 1989, com um time que tinha nomes como Mazaropi, Cuca e Assis, o Tricolor viria a ser hexa no ano seguinte.
Agora, o Grêmio está a duas taças de igualar sua maior sequência de títulos estaduais, o hepta de 1968.
Multicampeão pelo Grêmio nos anos 1990 e com quatro títulos gaúchos no currículo como jogador,
Roger Machado conquista seu primeiro taça pelo clube também como treinador e cumpre uma promessa feita em 2016, quando assumiu o time pela primeira vez.
Mas a conquista deste sábado consagra ainda mais outro ídolo gremista: Pedro Geromel.
O capitão é o único jogador do atual elenco que esteve em campo em todas as decisões, de 2018 a 2022, e ergue o seu quinto troféu do Gauchão.
Duas lendas!
Sensação do Campeonato Gaúcho, o Ypiranga perdeu a chance de conquistar o título inédito, mas deixa o estadual com motivos para se orgulhar.
O Canarinho do técnico Luizinho Vieira foi o líder da primeira fase e encantou com um futebol propositivo, que colocou vários jogadores em evidência no cenário nacional.
Faltou vencer fora de casa e também nos embates contra o Grêmio: foram três derrotas para o time de Roger Machado, duas na decisão e uma na fase classificatória.
Assim como no jogo de ida, o primeiro tempo começou com o Ypiranga tentando propor o jogo, mas foi o Grêmio quem levou mais perigo.
Logo aos 7 minutos do primeiro tempo, Campaz arriscou da entrada da área, a bola desviou na marcação e quase encobriu Edson, que deu um toque para escanteio.
Aos 13 minutos do primeiro tempo, Lorran perdeu a bola no meio-campo e Bitello deixou Elias cara a cara com o goleiro, que se antecipou e ganhou a dividida com o atacante.
O Tricolor marcava bem no meio e conseguia aproveitar os espaços com Elias e a velocidade de Ferreira, que chegou a se estranhar com Diego Porfírio após tentar uma jogada individual.
Mas o gol só veio em uma jogada de bola de parada aos 45 minutos do primeiro tempo.
Bitello cobrou falta no travessão e, no rebote, Rodrigues tocou no meio da área para Bruno Alves cabecear para o fundo das redes.
Precisando do gol, o Ypiranga voltou com modificações e quase empatou no início da segunda etapa.
Diego Profírio fez uma bela jogada individual, passando entre Campaz e Rodrigues, mas na sequência finalizou para fora.
Porém, o time de Erechim seguiu cm dificuldade de furar a defesa tricolor, que encaixou a marcação e não deu muitos espaços para o adversário.
Com o jogo controlado, o Grêmio ainda chegou ao segundo gol em outra jogada de bola parada, aos 32 minutos do segundo tempo.
Campaz levantou na área, Villasanti finalizou e Edson espalmou.
No rebote, Rodrigues só empurrou para as redes.
O assistente até marcou posição irregular no lance, mas após checagem do VAR o gol foi confirmado.
O Canarinho respondeu rápido e, logo após o reinício do jogo, Gedeílson cruzou para Erick dar um carrinho na bola e descontar.
Mas ficou só nisso, e a festa dos gremistas começou ainda antes do apito final.
O próximo compromisso do Grêmio será a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro.
No sábado (9), às 16h30 (horário de Brasília, o Tricolor encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.
No mesmo dia, às 11 horas (horário de Brasília), o Ypiranga estreia na Série C diante da Aparecidense, no Colosso da Lagoa.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário