sexta-feira, 4 de março de 2022

Unidos por um propósito

Time com russos e ucraniano usam camisas pedindo paz em torneio.

Team Spirit, que fez a manifestação no palco dos playoffs de campeonato, é a atual campeã mundial de DotA 2, vencedora do The International 2021.

Jogadores russos e ucraniano do time de DotA 2 da Team Spirit, uma organização de esports da Rússia, subiram ao palco do campeonato GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022 vestindo camisetas brancas com a palavra "peace" (paz, em inglês), nesta sexta-feira (4).

"Jogadores e gerência da Team Spirit decidiram usar camisas com "paz" durante o primeiro jogo dos playoffs do GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022 para pedir um fim pacífico para a guerra entre Rússia e Ucrânia", informou a organização, em comunicado.

A Team Spirit é a atual campeã mundial de DotA 2, pois venceu o The International, o principal campeonato da modalidade e que oferece a mais expressiva premiação dos esports. 

O time, ao ser campeão em 2021, levou US$ 18.208,300, da premiação total de US$ 40.018.195.

O elenco oficial da Team Spirit no DotA 2 tem dois ucranianos e três russos. Mas, para o GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a equipe precisou fazer uma substituição: o russo/armênio Vladimir "RodjER" entrou no lugar do ucraniano Miroslaw "Mira", que não pôde competir porque não conseguiu sair da Ucrânia em meio à guerra.

Illya "Yatoro" é o ucraniano que está jogando ao lado dos quatro companheiros russos.

O GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022 também contaria com a Virtus.pro, uma organização da Rússia com time russo, mas a equipe deixou o campeonato depois de acusar a organização de chantagem. 

Segundo a Virtus.pro, também barrada em campeonatos de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), os organizadores teriam dado um ultimato para que o clube se pronunciasse publicamente sobre a guerra na Ucrânia para que os jogadores fossem liberados a participar.

Logo quando a invasão russa começou, a Team Spirit se manifestou em comunicado nas redes sociais:

"Não há nada pior do que a guerra. Não há nada mais precioso do que vidas humanas. A Team Spirit é uma organização internacional historicamente representada por jogadores da Rússia, da Ucrânia e de muitos outros países. Nós somos contra a guerra e a violência. Se milhares de anos da história da humanidade nos ensinaram algo é que a paz é a única coisa valiosa para se manter".

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário