Fluminense Sub-18 vence o Colo-Colo na final e é campeão de torneio de base no Chile.
Mesmo sem astros, "Geração dos Sonhos" do Fluminense fecha competição com 100% de aproveitamento.
Único clube estrangeiro convidado, o Fluminense é o campeão do Torneio Internacional do Chile, ou Copa Carlos Campos Silva, competição de base realizada no país vizinho.
Em um jogão de cinco gols, o time sub-18 tricolor venceu o Colo-Colo na final por 3 a 2, com gols do volante Diego, do atacante Lucas Felipe e do meia Vinicius, e conquistou o título no Complexo Desportivo de Quilín, em Santiago.
O atacante Abner, autor de duas assistências na partida, foi eleito o melhor jogador da decisão e também do campeonato.
O Fluminense terminou o torneio com 100% de aproveitamento após três jogos: venceu a Universidade de Chile por 3 a 1, o Santiago Wanderers por 2 a 0 e o Colo-Colo por 3 a 2.
Foi o segundo título da categoria na temporada com o técnico Eduardo Oliveira, que já havia comandado o clube na conquista do Campeonato Carioca Sub-20 em setembro.
A equipe tricolor começou de forma avassaladora o jogo e abriu 2 a 0 com menos de 10 minutos: o primeiro com Diego, que apareceu na área para finalizar após jogadaça de Abner na linha de fundo; e o segundo com Lucas Felipe, que recebeu um bolão de Vinicius na área e fintou o goleiro antes de chutar.
O Fluminense ainda teve mais duas grandes chances, com Jefté, que saiu fazendo fila, mas adiantou demais a bola ao invadir a área, e com Vinicius, que cabeceou por cima do travessão com o gol vazio.
Mas o Colo-Colo reagiu ainda no primeiro tempo. Joilson salvou o primeiro gol chileno ao travar na hora "h" o chute de Gutierrez, que já tinha driblado o goleiro Denis.
Porém, na cobrança perfeita de falta de Lucas Soto, ninguém pôde fazer nada: a bola tocou o travessão e caiu dentro do gol, aos 25 minutos do primeiro tempo.
E aos 36 minutos do primeiro tempo, Gutierrez ganhou de cabeça na área, e Denis mesmo bem posicionado aceitou.
Mas o Fluminense retomou as rédeas do jogo na etapa final.
Diego perdeu boa chance logo aos 2 minutos do segundo tempo, e aos 10 minutos do segundo tempo, o Tricolor voltou à frente do placar: um lindo passe de Abner deixou Vinícius na cara do gol, e o meia finalizou sem chances para o goleiro.
Porém, Joilson quase colocou tudo a perder aos 17 minutos do segundo tempo, quando cometeu um pênalti que a arbitragem marcou fora da área. Cruz cobrou na trave.
Três minutos depois, aos 20 minutos do segundo tempo, o Colo-Colo perdeu o goleiro, que defendeu um chute à queima-roupa de Abner com o rosto e precisou ser substituído.
O jogo passou a ficar muito parado para atendimentos médicos, e Joilson, aos 37 minutos do segundo tempo, foi expulso pelo segundo amarelo.
O Fluminense ficou pouco mais de 10 minutos em campo com um jogador a menos, mas conseguiu segurar o resultado.
O Fluminense levou uma equipe sub-18 para o torneio, com diversos jogadores que não tiveram tantas oportunidades na temporada por estarem no primeiro ano de sub-20.
Há vários atletas titulares do time campeão brasileiro sub-17 de 2020, que ficou conhecido como "Geração dos Sonhos", como o goleiro Cayo Felipe, os laterais Justen e Jefté, o zagueiro Joilson, os volante Alexander e Pedro Rocha, o atacante Abner, entre outros.
Mas os cinco principais nomes daquela equipe não estão mais no elenco: o atacante Kayky e o volante Metinho foram vendidos para o Manchester City, da Inglaterra, e para o Troyes, da França, respectivamente; o meia-atacante Matheus Martins e o centroavante João Neto, que se recupera de lesão, já estão no profissional; e o meia Arthur, que ainda está no sub-17, está tratando uma apendicite.
Veja os 20 jogadores do Fluminense na competição :
Goleiros: Cayo Felipe e Denis Luis
Laterais-direitos: Justen e Daniel
Laterais-esquerdos: Jefté e Gabriel Lira
Zagueiros: Caio Amaral e Joilson
Volantes: Alexsander, Pedro Rocha e Francisco
Meias: Vinicius, Diego, Welinton e Tardelli
Atacantes: Abner, Gabriel Lyra, Lucas Felipe, Gean e Kevin
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário