Athletico empata com "sub-20" do Palmeiras e elimina risco de rebaixamento.
Furacão pressiona, principalmente no segundo tempo, mas para em grande atuação do goleiro Vinícius e dos garotos alviverdes.
Resultado é suficiente para manter time na Série A.
O Athletico mudou seus planos nesta segunda-feira, levou maioria de titulares a campo e ficou no 0 a 0 com o Palmeiras, na Arena da Baixada, em jogo da trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado foi suficiente para livrar o Furacão de qualquer risco de rebaixamento, que já era pequeno, mas o técnico Alberto Valentim não quis apostar na sorte e levou seus principais jogadores a campo.
Agora livre, o time paranaense, já campeão da Copa Sul-Americana, pode focar nas finais da Copa do Brasil contra o Atlético-MG.
E o Palmeiras, com os campeões da Taça Libertadores da América em merecidas férias, viu novamente seus garotos jogarem bem fora de casa, boa parte do time e até o técnico eram do sub-20.
Destaque, de novo, para o “experiente” Vinícius Silvestre: as defesas dele evitaram a derrota do Verdão.
O empate leva o Athletico aos 46 pontos, a três do Juventude, que abre a zona de rebaixamento, mas com duas vitórias a mais, mesmo que os gaúchos igualem a pontuação na última rodada, vão perder no critério de desempate.
Já o Palmeiras, garantido na terceira posição, vai aos 63 pontos.
Os resultados do início da trigésima sétima rodada deixaram o Athletico ainda com risco de rebaixamento.
Pois o técnico Alberto Valentim não teve dúvidas: mandou a campo time quase todo titular, incluindo nomes de peso como Santos, Thiago Heleno e Nikão.
O time martelou, colocou bola na trave, viu rival salvar em cima da linha...
Ao menos o empate foi suficiente para o alívio.
Agora, sim, é pensar na final contra o Atlético-MG.
Enquanto o Palmeiras define saídas no elenco principal e a renovação de contrato do técnico Abel Ferreira, os garotos dão conta nas rodadas finais do Brasileirão.
São quatro pontos em seis possíveis fora de casa, vitória sobre o Cuiabá e o empate desta segunda.
Com a comissão técnica já de férias em Portugal, o comando do time contra o Athletico coube ao técnico do sub-20, Paulo Victor Gomes.
Entre os titulares, apenas o volante Matheus Fernandes não foi formado na Academia de Futebol.
O Athletico, praticamente com força máxima, naturalmente começou melhor e em cima dos garotos do Palmeiras, perdendo uma chance logo no início após chute de Pedro Henrique e sobra de Pedro Rocha, Vinícius evitou o gol.
Aos poucos, porém, o “expressinho” do Verdão se soltou e passou a aproveitar os espaços deixados pelo rival e investir na velocidade de garotos como Vitinho, que deu trabalho pelo lado esquerdo e ainda acertou a trave em cruzamento de Gustavo Garcia pelo lado direito.
O Palmeiras teve um possível pênalti analisado pelo VAR após toque na mão de Thiago Heleno dentro da área, mas o vídeo flagrou falta de Vitinho em Pedro Henrique pouco antes.
Já o Athletico teve chance de ouro de abrir o placar nos acréscimos: Canesin recebeu na área, mas Vinícius fechou bem o ângulo e fez excelente defesa.
O Athletico chegou a superar os 70% de posse de bola e se impôs fisicamente diante de um time quase todo de garotos.
Mesmo assim, o Palmeiras conseguiu se segurar com defesas de Vinícius, uma bola na trave e outra que Michel salvou em cima da linha.
Enquanto Alberto Valentim buscou alternativas para tentar a vitória, o Verdão fez apenas uma substituição: Pedro Bicalho entrando no lugar de Lucas Freitas.
Nada que tirasse o zero do placar.
O Palmeiras encerra o Brasileirão recebendo o Ceará na próxima quinta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Barueri.
No mesmo dia e horário, o Athletico visita o Sport, na Arena Pernambuco.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário