quarta-feira, 24 de março de 2021

Turquia vence com show de Yilmaz

No jogo de abertura das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2022, a Turquia venceu a Holanda por 4 a 2, em Istambul, em uma partida que já podia ser considerada decisiva, já que a Laranja Mecânica é uma das candidatas à classificação no grupo G. 

O grande nome da vitória turca foi o atacante Burak Yilmaz, autor de três gols. 

Çalhanoglu fez o outro gol do time da casa. 

A seleção holandesa, que chegou a estar perdendo por 3 a 0, marcou com Klaassen e Luuk de Jong, ameaçando uma reação, mas sofreu logo depois o quarto gol turco, e ainda perdeu um pênalti nos acréscimos, com Memphis Depay.

O grupo G tem três seleções em condições de brigar pela classificação para o Mundial do Catar, e a tabela colocou a Turquia diante das duas grandes rivais logo nas primeiras rodadas. 

A próxima adversária, sábado (27), será a Noruega, da revelação Haaland, em Málaga, na Espanha, devido às restrições sanitárias pela Covid-19 que impedem a viagem da deleção turca para Oslo. 

No mesmo dia, a Holanda receberá a Letônia, em Amsterdã. 

Completam a chave as seleções de Montenegro e Gibraltar. 

Nas eliminatórias europeias, apenas a primeira seleção de cada um dos dez grupos avança diretamente à Copa. 

A segunda jogará a repescagem, e quem ficar em terceiro ainda poderá ir à repescagem pela classificação final da Liga das Nações. 

A Holanda tentou dominar a partida no primeiro tempo, mas sofreu com a lentidão na criação das jogadas de ataque e, principalmente, a objetividade da Turquia. 

A seleção anfitriã atacou poucas vezes, mas foi para o intervalo com a vantagem parcial de 2 a 0. 

O primeiro gol saiu aos 14 minutos do primeiro tempo, na primeira chance turca, em contra-ataque: Yilmaz chutou da entrada da área, a bola desviou em De Ligt e enganou o goleiro Krul, escalado de última hora no lugar de Cillessen, que se machucou no aquecimento. 

Aos 34 minutos do primeiro tempo, Yilmaz marcou seu segundo gol, cobrando pênalti sofrido por Yokuslu. 

Aos 43 minutos do primeiro tempo, na melhor chance holandesa, a bola cabeceada por De Ligt bateu na trave e ia entrando, mas Yokuslu tirou de cabeça. 

Os jogadores da Holanda reclamaram que a bola ultrapassou a linha, mas como não tem VAR nem a tecnologia do chip na bola nas eliminatórias da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), valeu a decisão da arbitragem em campo.

Com apenas 37 segundos no segundo tempo, Çalhanoglu chutou cruzado e fez o terceiro gol da Turquia, em chute defensável que o goleiro Krul não alcançou. 

Sem criatividade para superar a defesa turca, a Holanda só esboçou uma reação na reta final, com dois gols seguidos: Klaassen marcou em bonita jogada individual aos 29 minutos do segundo tempo, e Luuk de Jong fez o segundo um minuto depois, trombando na frente do goleiro Çakir. 

Mas a Turquia freou a reação holandesa com um belo gol de falta de Yilmaz, novamente em chute que Krul aceitou. 

Nos acréscimos, Depay cobrou pênalti sofrido por De Ligt, mas Çakir voou no canto direito e defendeu em dois tempos.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário