sábado, 27 de julho de 2019

Sorte e Competência

GP da Alemanha: Hamilton é pole depois de os dois carros da Ferrari terem problemas na classificação.

Vettel fica pelo caminho logo no Q1 e sai em último, enquanto Leclerc, que vinha de domínio nos treinos livres, não deu nenhuma volta no Q3 e larga em décimo. 

Verstappen supera Bottas: Após dominar todos os treinos livres e despontar como favorita para a pole position, a Ferrari teve uma classificação desastrosa em Hockenheim, e Lewis Hamilton vai largar mais uma vez na frente. 
Verstappen, Hamilton e Bottas, os três primeiros do grid em Hockenheim. (Foto: Globoesporte.globo.com)
No Q1, Sebastian Vettel não deu nenhuma volta devido a um problema no turbo e vai sair em vigésimo e último lugar, enquanto Charles Leclerc não saiu dos boxes no Q3 devido a um problema no sistema de combustível e ficou em décimo.

Na sua melhor volta, Hamilton cravou 1m11s767 e deixou Max Verstappen na segunda colocação, 0s346 atrás. 

Valtteri Bottas ficou em terceiro, a 0s016 do holandês, enquanto Pierre Gasly fecha a segunda fila neste domingo (28).

Completaram os dez primeiros lugares, do quinto ao nono lugares, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Romain Grosjean (Haas), Carlos Sainz (McLaren), Sergio Pérez (Racing Point) e Nico Hulkenberg (Renault).

O GP da Alemanha começa amanhã às 10h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo. 

A narração será de Galvão Bueno, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti. Antes, a partir das 9 horas (horário de Brasília), o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos e as entrevistas em inglês. 

Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.

Hamilton, o pole position: "Não sei realmente como conseguimos hoje - não sei ao certo o que aconteceu com as Ferraris. É muito importante para nós, no nosso segundo grande prêmio de casa. Acho que se Leclerc tivesse feito uma volta no fim, teria sido apertado entre nós."

Verstappen, segundo no grid: "Estou realmente muito feliz em estar em segundo lugar, na primeira fila, e é étimo ver tantos fãs holandeses aqui - no geral é um bom resultado para nós."

Bottas, em terceiro lugar: "Acho que o tempo terá um grande papel amanhã, obviamente foi uma classificação decepcionante - realmente não achei nenhuma confiança."

O que você precisa saber?

Pole número 87 de Lewis Hamilton, que ampliou seu próprio recorde.

Melhor posição de largada de um motor Honda desde o GP de San Marino de 2006, com Jenson Button.

Quinto lugar é a melhor posição de largada de Kimi Raikkonen pela Alfa Romeo.

Romain Grosjean não largava tão bem desde o GP da Austrália, quando também foi sexto no grid.

Pior posição de largada de Vettel desde o GP da Malásia de 2017, quando também teve problemas no 
Q1 na classificação.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: A fase tenebrosa de Sebastian Vettel teve mais um momento terrível logo no começo do Q1. 

Antes de abrir sua primeira volta rápida, o alemão relatou uma perda de potência no motor por um problema no turbo e recolheu o carro aos boxes.

Os mecânicos trabalharam no carro, mas Vettel não voltou à pista e ficou em vigésimo e último no grid.

De cara, Leclerc fez o melhor tempo do fim de semana, com 1m12s229, e Verstappen ficou 0s364 atrás do monegasco. 

Bottas fez uma volta suficiente para colocá-lo em quinto lugar, e Hamilton, que inicialmente não fez uma boa volta, depois ficou na terceira posição.

O Q1 foi muito equilibrado, e apenas 0s3 separaram o quinto colocado Kimi Raikkonen do décimo quinto e último classificado Daniil Kvyat. A decepção ficou por conta de Lando Norris, que acabou eliminado pela primeira vez no Q1 em seu ano de estreia ao ficar em décimo sexto, apenas 0s055 atrás da zona de corte. 

Outra eliminação surpresa foi a de Alexander Albon em décimo sétimo.

Eliminados

16º LANDO NORRIS (McLAREN)

17º ALEXANDER ALBON (STR)

18º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

19º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)

20º SEBASTIAN VETTEL (FERRARI)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: A Mercedes finalmente apareceu bem no começo do Q2, e Hamilton assinalou o melhor tempo do fim de semana com 1m12s149, usando pneus médios. 

Mesmo atrapalhado pelo tráfego, Leclerc ficou 0s195 atrás do inglês, deixando inicialmente Bottas em terceiro, todos com compostos médios.

Também com problemas no motor, Verstappen demorou a entrar na pista e conseguiu apenas o quinto tempo, atrás até mesmo de Gasly. 

O holandês fez uma volta conservadora usando os pneus mais macios, que ele obrigatoriamente terá de utilizar na largada da prova deste domingo (28).

Num fim de Q2 muito disputado, com míseros 0s033 separando o oitavo do décimo oitavo colocado, Hulkenberg, Grosjean e Pérez conseguiram avançar à etapa final do treino, deixando Giovinazzi, Magnussen e Ricciardo fora.

Eliminados

11º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

12º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

13º DANIEL RICCIARDO (RENAULT)

14º DANIIL KVYAT (STR)

15º LANCE STROLL (RACING POINT)

Q3 - disputa pela pole position: Quando se esperava uma briga acirrada pela pole position entre Leclerc e os pilotos da Mercedes, uma nova falha no carro da Ferrari tirou o monegasco de combate. Sem marcar nenhuma volta, Leclerc ficou apenas em décimo.

Hamilton fez logo de cara 1m11s767, melhor tempo do fim de semana, e abriu 0s346 de frente para Verstappen, com Bottas a 0s455. 

Na última série de tentativas, apenas o finlandês melhorou, mas não o suficiente para superar o piloto da RBR.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário