sábado, 2 de agosto de 2025

Brasil campeão com emoção

Em final emocionante, Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América.

Marta brilha com golaço para salvar o Brasil no último lance, vira o placar na prorrogação, perde sua cobrança e depois vibra com defesas de Lorena nas penalidades: "Estava pedindo a Deus que não me castigasse".

Na maior final da história da Copa América Feminina, o Brasil venceu a Colômbia por 5 a 4 nos pênaltis, após emocionante empate em 4 a 4, e conquistou o título continental pela nona vez. 

A seleção brasileira sofreu no tempo normal, esteve perto da derrota, foi salvo pela eterna Marta no último lance, virou de novo com a camisa 10 na prorrogação, viu a Colômbia alcançar o empate, mas no fim conseguiu garantir a taça. 

As penalidades também tiveram a marca da emoção: Angelina e Marta perderam suas cobranças, mas Paví chutou para fora, e a goleira Lorena defendeu as batidas de Leicy Santos e Carabalí, garantindo a conquista.

Aos 39 anos, Marta deu adeus à Copa América com o seu quarto título na competição, ganhou o primeiro em 2003, há 22 anos, e depois em 2010 e 2018. 

Eleita a melhor jogadora dessa edição, a camisa 10 relembrou a aflição que sentiu após perder sua cobrança na decisão por pênaltis, no chute que poderia ter garantido o título mais cedo para o Brasil, mas destacou o apoio das colegas.

"Eu estava ali pedindo a Deus que não me castigasse tanto, entrar no jogo como estava, ser agraciada com um gol de empate, depois mais um gol. A gente acabou dando um vacilo e elas empataram. Aí nos pênaltis eu tinha a chance de fechar com o título e aí eu perco. Mas eu tenho essas meninas maravilhosas, eu voltei depois da cobrança do pênalti muito abalada, mas elas não me deixaram abalar, sempre confiando que a gente iria conseguir, que a Lorena ia pegar os pênaltis", disse ela em entrevista ao sportv.

A ótima geração colombiana pode não ter vencido, mas confirmou definitivamente seu papel de segunda força do futebol sul-americano. 

Linda Caicedo, aos 20 anos, mostrou personalidade nos momentos decisivos e deixou claro que está pronta para brilhar mundialmente. 

Foi ela que abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, deu o passe açucarado para Mayra Ramírez fazer 3 a 2 no placar e sofreu a falta que resultou no quarto gol colombiano, marcado por Leicy Santos em linda cobrança de falta, já no segundo tempo da prorrogação.

Melhor no primeiro tempo, a Colômbia saiu na frente com Linda Caicedo aproveitando troca de passes na área brasileira. 

O empate veio pouco antes do intervalo, graças a um pênalti infantil de Carabalí em Gio, convertido por Angelina. 

A Colômbia voltou à frente aos 23 minutos do segundo tempo, em uma infelicidade de Tarciane, que recuou errado para Lorena e marcou contra. 

Amanda Gutierrez empatou aos 34 minutos do segundo tempo, mas Mayra Ramírez fez o terceiro aos 42 minutos do segundo tempo, em contra-ataque puxado por Linda Caicedo. 

Quando tudo parecia perdido, Marta evitou a derrota com um chutaço de fora da área, no último suspiro. 

A camisa 10 virou o placar aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação, mas Leicy Santos empatou de novo com uma cobrança de falta perfeita aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário