domingo, 24 de agosto de 2025

Que estreia!

Com brilho de estreante, Botafogo vence o Juventude de virada no Alfredo Jaconi.

Espanhol Chris Ramos entra no segundo tempo e marca dois gols em Caxias do Sul.

O Botafogo venceu o Juventude de virada por 3 a 1 na noite deste domingo (24), no Alfredo Jaconi, em jogo pela vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. 

Os donos da casa abriram o placar com Batalla, de cabeça, mas Alex Telles empatou em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. 

Na segunda etapa, brilhou a estrela do estreante Chris Ramos. 

O espanhol fez dois gols nos minutos finais e garantiu um resultado importante para o Alvinegro, que quebra uma escrita recente dos times do Rio de Janeiro em Caxias do Sul e se mantém na parte de cima da tabela. 

Com a vitória, o Botafogo chega a 32 pontos e ganha uma posição na classificação, em quinto lugar. 

Já o Juventude, que ainda não tinha perdido sob o comando de Thiago Carpini, tem sua reação interrompida e segue na zona de rebaixamento. 

O time gaúcho é o décimo oitavo colocado, com 18 pontos. 

O Juventude defendia uma invencibilidade de 31 jogos contra times do Rio de Janeiro no Alfredo Jaconi. 

Contra o Botafogo, o jejum era ainda mais longo: 29 anos sem derrotas em Caxias do Sul para o Glorioso. 

A última vez que o Alvinegro tinha vencido o Juventude em seu estádio foi em 1996, com um eletrizante 5 a 3, gols de Bruno Carvalho, Dejair, Túlio Maravilha e Bentinho (2). 

Desde então, foram 7 jogos, com 4 empates e 3 vitórias do time da casa, sequência quebrada com o triunfo deste domingo (24). 

Juventude e Botafogo fizeram um primeiro tempo equilibrado, com alternância de bons momentos. 

Os donos da casa chegaram primeiro aos 7 minutos do primeiro tempo, em cabeçada fraca de Mandaca que Neto defendeu com facilidade. 

A resposta dos visitantes veio com um cruzamento perigoso de Alex Telles, aos 11 minutos do primeiro tempo, e um chute por cima do gol de Marlon Freitas da entrada da área, no minuto seguinte.

A primeira chance real de gol foi também do Botafogo. 

Aos 28 minutos do primeiro tempo, Jeffinho fez boa jogada e cruzou para Arthur Cabral, que cabeceou com força e obrigou Jandrei a fazer uma grande defesa. 

Mas, no lance seguinte, quem chegou ao gol foi o Juventude. 

Nenê cruzou na área e Batalla, de cabeça, abriu o placar.

O empate alvinegro veio poucos minutos depois. Arthur Cabral recebeu uma carga de Wilker Ángel nas costas e caiu dentro da área. 

O árbitro Flávio Rodrigues de Souza não marcou nada no campo, mas foi chamado ao VAR e viu um pisão no pé do atacante. 

Pênalti. 

Alex Telles cobrou bem no canto direito de Jandrei para deixar tudo igual.

O Juventude começou o segundo tempo tempo com mais presença no ataque. 

A postura, mesmo sem levar muito perigo ao gol de Neto, fez o técnico Davide Ancelotti promover 3 alterações antes dos 10 minutos do segundo tempo, com as entradas de Danilo, Matheus Martins e Marçal nos lugares de Newton, Jeffinho e Alex Telles, respectivamente. 

Foi a entrada do Chris Ramos aos 22 minutos do segundo tempo, porém, que decidiu o jogo.

Aos 39 minutos do segundo tempo, o espanhol recebeu um passe curto de Arthur Cabral na entrada da área, ajeitou e mandou um chute rasteiro no canto direito de Jandrei para virar a partida. 

O estreante marcaria mais um aos 46 minutos do segundo tempo, após receber de Santiago Rodríguez em uma jogada de contra-ataque e tocar na saída do goleiro do Juventude para garantir a vitória.

Com o placar ainda empatado, os donos da cara fizeram uma blitz e quase marcaram o segundo aos 26 minutos do segundo tempo e aos 27 minutos do segundo tempo, em chute de Gabriel Veron dentro de área que Neto defendeu e uma finalização de Rafael Bilu que acertou o travessão. 

Nos minutos finais, o Juventude ainda teve um pênalti marcado a seu favor após toque no braço de David Ricardo dentro da área, mas o lance foi anulado por impedimento de Matheus Babi na jogada.

O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (27) para o primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Vasco. 

A partida será disputada às 21h30 (horário de Brasília), em São Januário. 

Pelo Campeonato Brasileiro, o Alvinegro recebe o Red Bull Bragantino no sábado (30), às 18h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos, pela vigésima segunda rodada. 

No mesmo dia, o Juventude visita o Ceará, às 16 horas (horário de Brasília), no Castelão.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário