Campeonato Boliviano termina com adversários de brasileiros na Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana definidos.
Na Taça Libertadores da América, Jorge Wilstermann cai no grupo do Athletico-PR, Bolívar enfrenta o Palmeiras e San José pode encarar o Corinthians.
Furacão enfrentou o Jorge Wilstermann neste ano de 2019. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Na Sul-Americana, Vasco joga contra o Oriente Petrolero.
Depois dos protestos políticos adiarem algumas rodadas do Campeonato Boliviano, finalmente a competição iniciada em 9 de janeiro chegou ao fim.
O grande campeão do torneio foi o Jorge Wilstermann, que chegou ao décimo quinto título nacional ao derrotar o Oriente Petrolero por 3 a 1.
Além do título, também foi definido quais serão os times que enfrentarão os brasileiros na Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana.
Bolívar cai no Grupo B, com Palmeiras, Tigre (Argentina) e mais um time que sairá da Pré-Libertadores.
Jorge Wilstermann enfrenta Athletico-PR, Peñarol (Uruguai) e Colo-Colo (Chile) no Grupo C.
San José pode encarar o Corinthians na Pré-Libertadores desde que vença o Guaraní (Paraguai).
Oriente Petrolero joga contra o Vasco na primeira fase da Sul-Americana.
The Strongest enfrenta o Atlético Tucumán (Argentina) na segunda fase da Pré-Libertadores.
Nacional de Potosí encara o Melgar (Peru) na primeira fase da Sul-Americana;
Blooming joga contra o Emelec (Equador) na primeira fase da Sul-Americana;
Always Ready encontra o Millonarios (Colômbia) na primeira fase da Sul-Americana.
A única indefinição no Campeonato Boliviano, mesmo após o fim da última rodada, é saber quem vai jogar a segunda divisão em 2020.
Isso porque lá há o sistema de jogo de playoff entre o penúltimo da primeira divisão, contra o segundo colocado da Série B de lá.
Quem vencer, estará na primeirona no ano que vem.
O confronto ainda não está definido porque não se sabe quem é o penúltimo colocado já que o jogo entre Sport Boys (atual vice-lanterna) e Real Potosí não aconteceu.
O Sport Boys enviou um comunicado para a Federação Boliviana de Futebol neste sábado (28) pedindo o adiamento da partida e alegando que não conseguiu voos para Potosí já que a partida estava prevista para domingo (29).
Porém, o Real Potosí também se pronunciou dizendo ser contra o pedido já que não foi realizado com mais de 48 horas de antecedência.
Ou seja, a decisão se subirá um ou dois times para a primeira divisão fica a cargo da FBF (Federação Boliviana de Futebol).
Vasco enfrentará o Oriente Petrolero na Sul-Americana.
O Vasco já sabe quem enfrentará na primeira fase da Copa Sul-Americana.
Pela última rodada do Campeonato Boliviano, neste sábado (28), o Oriente Petrolero perdeu por 3 a 1 para o Jorge Wilstermann, fechou a competição em oitavo lugar na classificação geral da competição, com 74 pontos, e será a quarta equipe representante da Bolívia na Sul-Americana, cruzada com o Gigante da Colina no sorteio do dia 17 de dezembro.
A boa notícia para a torcida vascaína é que o Oriente Petrolero é um clube de Santa Cruz de la Sierra, cidade com altitude de apenas 416 metros, algo menor, por exemplo, do que São Paulo, que tem 760 metros.
Ou seja, o temor de jogar em grandes altitudes bolivianas, como de La Paz (3.600 metros) já passou.
A primeira partida será em São Januário, no dia 5 de fevereiro de 2020.
Já a volta, em Santa Cruz de la Sierra, será no dia 19 de fevereiro de 2020.
A equipe boliviana participou da edição de 2019 da Sul-Americana, mas foi eliminada ainda na primeira fase para o Rionegro Águilas, da Colômbia.
Reportagem: M.lance.com.br/Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário