Finlândia vence Liechtenstein por 3 a 0 e se classifica pela primeira vez para a Eurocopa.
Seleção nórdica é a décima primeira a conseguir a vaga para a competição do ano que vem.
A Finlândia derrotou Liechtenstein por 3 a 0 nesta sexta-feira (15), em Helsinki, e garantiu com uma rodada de antecedência sua vaga na Eurocopa 2020, como segunda colocada do grupo J das eliminatórias.
Jasse Tuomini (à esquerda) comemora o seu gol com Glen Kamara na vitória sobre Liechtenstein. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Será a primeira vez que o país vai disputar a competição.
O meia Jasse Tuomini, do Bate Borisov, abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo.
Na etapa final, o atacante Teemu Pukki, do Norwich City, marcou duas vezes, aos 19 minutos do segundo tempo, de pênalti, e aos 30 minutos do segundo tempo, fechando o placar.
Com a vitória, a Finlândia chegou aos 18 pontos e não pode mais ser alcançada por Armênia e Bósnia na rodada final.
A Itália, líder isolada, já estava classificada.
A Armênia recebeu a Grécia ainda com esperança de classificação.
Mas além de ver o sonho ruir com a vitória finlandesa em Helsinki, a seleção armena sequer fez sua parte: perdeu por 1 a 0 e permaneceu com dez pontos.
Suécia vence a Romênia e é a décima segunda seleção classificada para a Eurocopa 2020.
Dinamarca e Suíça ganham seus jogos e levam para a última rodada a definição dos classificados no grupo D das eliminatórias.
A Suécia garantiu nesta sexta-feira, com uma rodada de antecedência, a décima segunda vaga na Eurocopa 2020, ao vencer a Romênia por 2 a 0, fora de casa.
O resultado levou a seleção sueca aos 18 pontos no grupo F, assegurando a segunda colocação.
A líder Espanha, que já entrou em campo classificada, goleou Malta por 7 a 0, em Cádiz, e chegou aos 23 pontos.
A festa sueca só não foi completa porque, pouco antes do fim do jogo, o jovem atacante Alexander Isak, sueco com ascendência eritreia, foi alvo de ofensas racistas da torcida romena.
O árbitro italiano Daniele Orsato chegou a interromper a partida por alguns instantes, mas decidiu não encerrar prematuramente o jogo a pedido do próprio Isak.
"Eu perguntei ao juiz se ele tinha escutado alguma coisa (da torcida). Logo depois, ele interrompeu o jogo e disse que tinha ouvido algo. Ele me perguntou se deveria parar o jogo, eu disse que não era preciso. Terminamos a partida e comemoramos (a classificação) em campo", afirmou Isak, de acordo com a imprensa europeia.
"Palavras racistas e coisas assim não deveriam acontecer. É incrivelmente triste", disse o jogador.
A Noruega, que goleou as Ilhas Faroe por 4 a 0, e a Romênia dividem a terceira colocação, com 14 pontos, e não conseguem mais alcançar a Suécia.
Na última rodada, segunda-feira, todas as seleções jogarão apenas para cumprir tabela: Suécia X Ilhas Faroe, Espanha X Romênia e Malta X Noruega.
No grupo D, a rodada final, também segunda-feira, será eletrizante, com três seleções disputando as duas vagas da chave.
Nesta sexta-feira (15), a Dinamarca goleou Gibraltar por 6 a 0, em casa, e se isolou na primeira colocação, com 15 pontos, seguido da Suíça, que venceu a Geórgia por 1 a 0, e chegou aos 14 pontos.
A Irlanda, que folgou nesta sexta, é a terceira colocada, com 12 pontos.
Na última rodada, a seleção irlandesa receberá a Dinamarca precisando apenas da vitória para garantir a vaga.
Neste caso, igualaria os 15 pontos dos dinamarqueses e levaria vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto.
Já a Suíça também depende apenas de si no último jogo, fora de casa, contra a lanterna Gibraltar, que perdeu todas as partidas até aqui.
Uma vitória garante os suíços na Eurocopa, independentemente do resultado de Irlanda X Dinamarca.
Se empatar, a Suíça se classifica caso a Irlanda não vença a Dinamarca.
Mas se houver empate no jogo da Suíça e vitória irlandesa, o grupo D terminará com empate triplo em pontos.
Neste caso, os resultados obtidos apenas nos jogos entre os três determinará os dois classificados.
Todos terão cinco pontos somados exclusivamente nestes confrontos, e as vagas serão decididas nos critérios de desempate: saldo de gols, mais gols marcados e gols fora de casa.
Além de Finlândia e Suécia, já estão garantidas na Eurocopa as seleções da Itália, Bélgica, Rússia, Polônia, Ucrânia, Espanha, Turquia, França, Inglaterra e República Tcheca.
A Eurocopa 2020 vai ser disputada por 24 seleções, e pela primeira vez será itinerante, com jogos em 12 países.
O futebol europeu vive uma temporada marcada por seguidos casos de racismo nos estádios.
Ofensas de torcidas adversárias direcionadas aos jogadores negros Mario Balotelli, do Brescia, e Romelu Lukaku, da Internazionale de Milão, vêm escandalizando a Itália, com um agravante: torcidas organizadas dos times dos jogadores ofendidos não consideraram os casos graves.
Jogadores negros da seleção da Inglaterra sofreram ofensas racistas em um jogo contra a Bulgária, também pelas eliminatórias da Eurocopa, há um mês; e na última semana os brasileiros Taison e Dentinho, do Shakhtar Donetsk, foram alvos de cânticos racistas da torcida do Dínamo de Kiev, em jogo do Campeonato Ucraniano.
Confira os resultados desta sexta-feira, 15 de novembro, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2020 (Fase de Grupos - Nona Rodada):
Grupo D:
Suíça 1 X 0 Geórgia
Dinamarca 6 X 0 Gibraltar
Grupo F:
Noruega 4 X 0 Ilhas Faroe
Espanha 7 X 0 Malta
Romênia 0 X 2 Suécia
Grupo J:
Finlândia 3 X 0 Liechtenstein
Armênia 0 X 1 Grécia
Bósnia e Herzegovina 0 X 3 Itália
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário