sábado, 30 de novembro de 2019

Já fazia tempo...

GP de Abu Dhabi: Lewis Hamilton sobra, conquista última pole position de 2019 e quebra jejum.

Hexacampeão não largava na frente desde a corrida da Alemanha; com punição ao segundo colocado Bottas, Verstappen completa primeira fila, e Ferrari outra vez faz lambança com Leclerc.
De volta a pole. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Por incrível que pareça, fazia tempo que Lewis Hamilton não conquistava uma pole position, desde o fim de julho, mas neste sábado (30), em Abu Dhabi, o hexacampeão mundial de Fórmula 1 quebrou um jejum de nove corridas sem sair na posição de honra no grid. 

Na etapa decisiva da classificação, o piloto da Mercedes fez 1m34s779 na sua melhor volta e superou em 0s194 o companheiro de equipe Valtteri Bottas, que, no entanto, terá de largar do fim do grid devido a uma punição por troca de motor.

Com isso, Max Verstappen, o terceiro mais rápido na pista, a 0s360 de Hamilton, será o segundo colocado no grid. 

A segunda fila é da Ferrari, com Charles Leclerc à frente de Sebastian Vettel, mas a equipe italiana mais uma vez se enrolou na estratégia e liberou seus pilotos tarde demais para a última tentativa no Q3; o monegasco não teve tempo para fazer uma última tentativa de volta rápida.

A terceira fila em Abu Dhabi terá Alexander Albon, da RBR, e Lando Norris, da McLaren. Completam os dez primeiros colocados no grid de largada Daniel Ricciardo (Renault), Carlos Sainz (McLaren), Nico Hulkenberg (Renault) e Sergio Pérez (Racing Point).

O GP de Abu Dhabi começa às 10h10 (horário de Brasília) deste domingo (1º), com transmissão ao vivo pela TV Globo. 

A narração será de Luis Roberto, com comentários de Felipe Giaffone e Luciano Burti. 

Antes, a partir das 9 horas (horário de Brasília), o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos, as entrevistas em inglês. 

Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.

* Segundo no treino, Valtteri Bottas foi relegado ao fim do grid, em vigésimo lugar, devido a uma troca de motor. Com isso, todos os pilotos atrás dele subiram uma posição.

Lewis Hamilton, o pole position: "Ela foi um carro especial. Hoje é o último sábado que eu a pilotarei, então estou muito feliz em voltar à pole position."

Valtteri Bottas, segundo na pista: "Como equipe fomos realmente fomos fortes. Em todo caso vou largar em último, mas vou dar tudo o que tenho."

Max Verstappen, terceiro mais rápido e segundo no grid: "Terceiro foi provavelmente o melhor que poderíamos desejar - as Mercedes são normalmente dominantes aqui. Mas estamos numa posição decente para amanhã e devem haver oportunidades lá para nós."

O que você precisa saber?

Pole de número 88 de Lewis Hamilton, que amplia o próprio recorde.

Terceira vez que Lando Norris larga na terceira fila, na França e Áustria, foi o quinto no grid.

George Russell termina o ano como único a ter feito 21 a 0 sobre o companheiro, no caso, Robert Kubica.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: Verstappen foi o primeiro dos favoritos a marcar um bom tempo, com 1m36s390, e Leclerc, após fazer dois dos melhores setores, outra vez sofreu na parte final da pista e ficou 0s090 atrás. 

Na sequência, Hamilton foi 0s159 mais veloz do que Verstappen. Já Bottas, punido pela troca de motor, fez o terceiro melhor tempo na sua primeira tentativa.

Já Vettel conseguiu a proeza de rodar na entrada da reta dos boxes quando ainda ia abrir sua primeira volta lançada. 

Após dar uma volta lenta, o alemão finalmente conseguiu marcar um tempo pelo menos para se garantir no Q2, mas a 0s732 de Hamilton.

A três minutos do fim, Bottas assumiu o primeiro lugar, com 1m36s200, mas segundos depois, Hamilton foi o primeiro a chegar à casa de 1m35 ao cravar 1m35s851. 

Já Albon deu uma ótima volta no finalzinho e subiu para segundo, 0s251 atrás do primeiro colocado.

Na briga pelas últimas vagas no Q2, os dois pilotos da Alfa Romeo acabaram eliminados, e Lance Stroll tirou Romain Grosjean na última volta. 

Na sua provável corrida derradeira na Fórmula 1, Robert Kubica acabou com a última colocação no Q1, o polonês será promovido a penúltimo pela punição a Bottas.

Eliminados

16º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

17º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

18º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Com pneus médios, Hamilton fez 1m35s634 logo no começo do Q2. 

Já as Ferraris, mesmo com compostos macios, não conseguiram superar o inglês, com Leclerc ficando a 0s063 do melhor tempo, e Vettel, 0s152 atrás.

Verstappen fez inicialmente o quarto tempo, mas 0s652 mais lento, mesmo com pneus médios, o que mostrava a superioridade da Mercedes. 

A cinco minutos do fim, Bottas subiu para segundo, a 0s052 de Hamilton. 

Na volta final, Leclerc fez 1m35s543 e assumiu a ponta, com pneus médios. 

Com isso, dos favoritos, apenas Vettel vai largar com compostos macios.

A disputa pelas últimas vagas no Q3 foi muito apertada, e Nico Hulkenberg, em sua despedida da Renault e talvez da F1, pegou a décima colocação. 

Os quatro pilotos seguintes na classificação, os dois da STR e os dois da Racing Point - foram separados por menos de 0s1.

Eliminados

11º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)

12º PIERRE GASLY (STR)

13º LANCE STROLL (RACING POINT)

14º DANIIL KVYAT (STR)

15º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole: Na etapa decisiva do treino, Hamilton fez o ótimo tempo de 1m34s828 na sua primeira tentativa, superando Verstappen em 0s311, enquanto as Ferraris voltaram a sofrer no último setor, e Leclerc e Vettel ficaram em quarto e quinto, atrás de Bottas.

A última série de tentativas teve Hamilton melhorando ainda mais seu tempo e quebrando o recorde da pista. 

Além disso, a Ferrari cometeu mais um erro clamoroso ao demorar demais a mandar Leclerc para a pista no fim do treino, o que impediu o monegasco de abrir uma última volta lançada.

Sérgio Sette Câmara vence em Abu Dhabi na Fórmula 2 e garante pontos para superlicença na F1.

Após cair de primeiro para terceiro na largada, brasileiro reage no fim e passa Louis Deletraz a três voltas da bandeirada; mineiro assegura documento que lhe permite correr se houver vaga.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara conquistou a maior das suas três vitórias na Fórmula 2, neste sábado (30), em Abu Dhabi. 

Com uma excelente administração dos pneus na segunda parte da corrida, o piloto da Dams partiu para cima do então líder Louis Deletraz, passou o adversário a três voltas da bandeirada e venceu pela segunda vez na temporada 2019.

O resultado garantiu a Sette Câmara pelo menos a quarta posição na classificação geral do campeonato, o que também assegura ao brasileiro a pontuação necessária para a obtenção da superlicença, documento necessário aos pilotos para ingressarem na F1, não há vagas de titular para 2020, mas o mineiro, atual piloto de testes da McLaren, pode correr se aparecer alguma outra oportunidade.

Agora, o mineiro é o terceiro na tabela, com 194 pontos, contra 159 do quinto colocado Jack Aitken, o primeiro piloto abaixo do corte para a soma dos 30 pontos da superlicença. 

Sette Câmara ainda pode ser o vice-campeão da F2, pois ficou a apenas seis pontos do vice-líder, seu companheiro de equipe Nicholas Latifi, sétimo na corrida, o campeão Nyck de Vries teve corrida apagada e foi o décimo terceiro. 

A vitória de Sette Câmara e o sétimo lugar de Latifi garantiram à Dams o título de equipes.

Largada ruim de Sette Câmara: Sérgio Sette Câmara largou mal e acabou superado por Louis Deletraz e Callum Ilott. 

Os três começaram a corrida com os pneus supermacios, os mais aderentes do fim de semana, mas os compostos tiveram um desgaste absurdo em poucas voltas.

Com isso, os pilotos que largaram com pneus macios subiram rapidamente, já que a janela de pit stop obrigatório começou apenas na sexta volta. 

Nobuharu Matsushita e Guanyu Zhou foram os que escalaram mais rapidamente o pelotão e assumiram as duas primeiras posições na volta 5.

Estratégias diferentes: Na sexta volta, Sette Câmara recuperou uma posição ao passar por Ilott, e logo em seguida os dois entraram nos boxes, assim como todos os que largaram com o composto de pneu mais mole, no total, sete pilotos que começaram com os macios seguiram na pista, com Matshushita e Zhou à frente.

Na décima volta, o indiano Mahaveer Raghunathan saiu da pista, e a prova entrou em regime de safety car virtual, mas por apenas uma volta, já que o carro foi rapidamente retirado da área de escape. 

Após a liberação das disputas, a única alteração entre os primeiros foi a ultrapassagem de Luca Ghiotto sobre Giuliano Alesi na briga pelo terceiro lugar.

Mais atrás, Deletraz e Sette Câmara, os mais bem classificados entre os que já haviam feito o pit stop, começaram a se recuperar, ultrapassando na pista Marino Sato e Christian Lundgaard. 

Deletraz também passou por Nikita Mazepin para ficar em quinto, enquanto o brasileiro seguiu em sétimo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro 

Inter na briga pelo G-6

O Internacional venceu o Botafogo por 1 a 0, neste sábado (30), no estádio Nilton Santos. 

O gol colorado foi marcado por Guerrero, em uma falha do goleiro Gatito Fernandes, que não segurou um chute fraco do peruano de fora da área. 
Guerrero marcou o gol da vitória do Internacional. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Com o resultado, os gaúchos seguem na briga por uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores da América. 

A derrota em casa impediu o Alvinegro de garantir por antecipação a permanência na Série A.

O Internacional chegou a 54 pontos e assumiu provisoriamente a sétima posição, três pontos atrás do São Paulo, o primeiro classificado para a fase de grupos da Taça Libertadores da América. 

O Botafogo mantém a décima terceira posição com 42 pontos, mas corre o risco de ser ultrapassado por Atlético-MG e Fluminense, que ainda jogam nesta rodada.

O que não faltou foi emoção no Castelão. 

Na briga contra o rebaixamento, o Ceará pressionou, pressionou, pressionou o Athletico-PR e saiu na frente, mas não conseguiu segurar a vitória e deixou o adversário empatar. 

Os gols, ambos depois dos 40 minutos do segundo tempo, foram marcados por Mateus Gonçalves e Madson.

Com o empate com o Athletico, o Ceará chegou a 38 pontos e se manteve na décima sexta posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. 

Assim, pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que tem 36 pontos  e joga segunda-feira (2) contra o Vasco, em São Januário.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Finalizada Série B

Campeão do Brasileiro da Série B há duas rodadas, o Bragantino receberia a taça de campeão na tarde deste sábado (30), no duelo contra o CRB, no estádio Nabi Abi Chedid. 

E o título veio com vitória. 

Com gols de Ytalo e Claudinho, no segundo tempo, o Massa Bruta fechou a participação com vitória por 2 a 0. 

O CRB termina a Série B na sétima colocação, com 55 pontos. 

Abaixo, assista aos melhores momentos da partida.

Um fim de Série B cheio de emoção. 

Uma tarde em que o Atlético-GO contou com os resultados conspirando à seu favor. 

No primeiro tempo, Coritiba e América-MG, os dois times que estavam na disputa direta para o acesso, estavam perdendo. 

Enquanto isso, o Atlético-GO não jogava bem a primeira etapa e o Sport levava bastante perigo ao gol de Kozlinski. 

Já no segundo tempo, o Dragão voltou melhor, sem muita criatividade. 

Apostou nos cruzamentos que acabaram não surtindo efeito. 

O Sport atacava com contra-ataques. 

No final, nenhuma estratégia surtiu efeito e os times ficaram no 0 a 0. 

Enquanto isso, na segunda etapa Coritiba conseguiu a virada, mas o América-MG acabou perdendo para o São Bento. 

O que garantiu o acesso do Dragão à Série A.

O Londrina se despediu da Série B do Brasileiro com vitória. 
Já rebaixado, o Tubarão encerrou um jejum de sete jogos ao fazer 2 a 0 no Guarani na tarde deste sábado (30), no Estádio do Café, pela última partida da temporada. 

Léo Passos e Matheus Bianqui, um em cada tempo, fizeram os gols do triunfo.

Figueirense e Operário-PR ficaram no empate em 1 a 1 na última rodada da Série B do Brasileiro. 

O duelo encerrou a temporada das equipes com a sensação de missão cumprida por evitar o rebaixamento. 

A partida foi disputada sob forte sol em Florianópolis, na tarde deste sábado (30), pela trigésima oitava rodada. 

O Operário-PR abriu o placar com gol contra de Luís Ricardo. 

O empate do Furacão veio com Fellipe Mateus. 

Os dois gols saíram no segundo tempo.

O Coritiba está de volta à Série A do Brasileirão! 

Em tarde de um herói improvável, o Coritiba fez sua parte e garantiu o retorno para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. 

O Coxa contou com dois gols de Wanderley, em seu quatro jogo na Série B, para fazer 2 a 1 sobre o Vitória no Barradão e confirmar o acesso após dois anos na segunda divisão. 
Coxa está de volta para Série A. (Foto: Globoesporte.globo.com) 
Gols que deram tranquilidade ao time e garantiram o terceiro lugar, só atrás de Bragantino e Sport, o Atlético-GO também subiu.
Anselmo Ramón fez o gol do Vitória.

O Vila Nova se despediu da Série B com uma vitória longe de casa. 

Com gols de Bruno Mezenga e Elias, o time colorado venceu o Cuiabá por 2 a 1, na Arena Pantanal. 

Mesmo com mais posse de bola, o time cuiabano deu espaços ao Vila, que conseguiu marcar o primeiro com Bruno Mezenga. 

No segundo tempo, Moisés empatou de pênalti, mas o Vila Nova persistiu e marcou o gol da vitória com Elias. 

O Cuiabá termina a Série B na oitava colocação com 52 pontos, enquanto o Vila Nova termina na lanterna, já rebaixado para a Série C desde a última rodada.

Confira a classificação final do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019:

Campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019: Clube Atlético Bragantino-SP

Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019: Sport Clube do Recife-PE

3º Lugar: Coritiba Foot Ball Club-PR

4º Lugar: Atlético Clube Goianiense-GO

5º Lugar: América Futebol Clube Mineiro (Belo Horizonte)-MG

6º Lugar: Paraná Clube-PR

7º Lugar: Clube de Regatas Brasil (CRB)-AL

8º Lugar: Cuiabá Esporte Clube-MT

9º Lugar: Botafogo Futebol Clube-SP

10º Lugar: Operário Ferroviário Esporte Clube-PR

11º Lugar: Associação Atlética Ponte Preta-SP

12º Lugar: Esporte Clube Vitória-BA

13º Lugar: Guarani Futebol Clube-SP

14º Lugar: Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas-RS

15º Lugar: Oeste Futebol Clube-SP

16º Lugar: Figueirense Futebol Clube-SC

17º Lugar: Londrina Esporte Clube-PR

18º Lugar: Esporte Clube São Bento-SP

19º Lugar: Criciúma Esporte Clube-SC

20º Lugar: Vila Nova Futebol Clube-GO

Bragantino-SP (campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019), Sport-PE (vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019), Coritiba-PR (3º Lugar do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019) e Atlético-GO (4º Lugar do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019) disputarão em 2020 o Campeonato Brasileiro da Série A.

Londrina-PR (17º Lugar do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019), São Bento-SP (18º Lugar do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019), Criciúma-SC (19º Lugar do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019) e Vila Nova-GO (20º Lugar do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019) disputarão em 2020 o Campeonato Brasileiro da Série C.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Dureza

Eurocopa 2020 terá grupo da morte com Portugal, França e Alemanha.

UEFA (União das Associações Europeia de Futebol) sorteia chaves do torneio, que será realizado em 12 sedes diferentes, em junho. 

Atual campeão leva azar e ainda enfrentará vencedor do playoff com times melhor ranqueados.

A UEFA sorteou neste sábado (30) os grupos da Eurocopa 2020, e o atual detentor do troféu não levou muita sorte. 
Eurocopa conhece os grupos para 2020. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Em evento realizado em Bucareste, na Romênia, ficou definido que Portugal ficará no "grupo da morte", o F, com França, Alemanha e o vencedor do playoff da Divisão A (Islândia, Bulgária, Hungria ou Romênia), com times mais bem ranqueados da Liga das Nações. 

O sorteio indicou, ainda, que Itália e Turquia farão o jogo de abertura, no dia 12 de junho, em Roma.

A definição do último time do grupo F, entretanto, pode ter uma mudança, caso a Romênia vença o playoff A. 

Neste caso, os romenos vão para o grupo C, e aí o vencedor da Divisão D (Geórgia, Macedônia, Kosovo ou Belarus) vai para o grupo F.

Garantem vaga nas quartas de final os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados.

O evento contou com apresentações musicais e de dança e teve como grandes astros alguns ex-jogadores que disputaram a competição e foram responsáveis pelo sorteio das bolinhas: Philipp Lahm (Alemanha), Francesco Totti (Itália), Iker Casillas (Espanha), Ruud Gullit (Holanda), Ricardo Carvalho (Portugal) e Marcel Desailly (França).

As 24 seleções foram divididas em quatro potes de seis. 

Os países-sede foram colocados nos mesmos grupos de suas cidades. 

Desta forma, cada país anfitrião jogará, no mínimo, duas vezes em casa. 

As equipes foram divididas com base nos coeficientes da UEFA, com pontuação somada durante as eliminatórias.

Primeiro, foram distribuídos os times do pote 1, que tiveram suas suas posições em cada grupo definidas também através de sorteio. 

O procedimento foi o mesmo para os potes 2, 3 e 4, fechando a configuração de cada chave para a competição.

O pote 4 contou com quatro times que só serão definidos após a repescagem. 

E o resultado pode modificar a configuração sorteada. Se a Romênia vencer a Divisão A, então vai para o Grupo C; e o vencedor da Divisão D completa o Grupo F. 

Se Islândia, Bulgária ou Hungria vencerem a Divisão A, então passam para o Grupo F. 

E o vencedor da Divisão D completa o Grupo C.

A Eurocopa 2020 será disputada entre 12 de junho e 12 de julho, em 12 países diferentes por conta da comemoração dos 60 anos do torneio. 

A fase de grupos vai ser disputada, tendo até quatro jogos por dia, até 24 de junho. 

Os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados passam às oitavas de final. 

O Estádio de Wembley, em Londres, recebe as semifinais e a grande decisão.

Confira os grupos:

Grupo A (Roma e Baku)

Turquia
Itália
País de Gales
Suíça

Grupo B (São Petersburgo e Copenhague)

Dinamarca
Finlândia
Bélgica
Rússia

Grupo C (Amsterdã e Bucareste)

Holanda
Ucrânia
Áustria
Vencedor do playoff D

Grupo D (Londres e Glasgow)

Inglaterra
Croácia
Vencedor do playoff C
República Tcheca

Grupo E (Bilbao e Dublin)

Espanha
Suécia
Polônia
Vencedor do playoff B

Grupo F (Munique e Budapeste)

Vencedor do playoff A
Portugal
França
Alemanha

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro 

No Paraguai

Pela quarta rodada da primeira fase, Canarinho derrotou a seleção peruana por 3 a 0 nesta sexta-feira (29) e confirmou classificação antecipada.

Pela quarta rodada do Sul-Americano Sub-15, a Seleção Brasileira venceu mais uma partida nesta sexta-feira (29). 
Brasil se classifica para a fase final. (Foto: CBF.com.br)
No Campo de Desenvolvimento da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, o time comandado por Paulo Victor Gomes bateu o Peru por 3 a 0 e garantiu a classificação para a fase semifinal da competição. 

Os gols foram marcados por Matheus Nascimento e Sávio (duas vezes). 

Com o resultado, o Brasil chegou a dez pontos na tabela de classificação e lidera o Grupo A. 

O último compromisso desta primeira fase será diante da Colômbia, no domingo (1º), às 19 horas (horário de Brasília).

Assim como nos outros jogos da competição, a Seleção Brasileira partiu para o ataque desde o apito inicial. 

E não demorou para o primeiro gol ser marcado. 

Aos 5 minutos do primeiro tempo, Matheus Nascimento aproveitou bola na área e colocou a Canarinho na frente. 

Aos 18 minutos do primeiro tempo, após boa jogada pela direita, a bola ficou com Lúcio, que chutou com perigo, mas viu o goleiro Quispe fazer a defesa. 

A pressão brasileira não parou e, aos 19 minutos do primeiro tempo, o placar foi ampliado. Sávio avançou até a linha de fundo e finalizou cruzado para fazer 2 a 0. 

Os peruanos não deram trabalho ao goleiro Mycael.

Na volta do intervalo, a pressão brasileira foi a mesma.

Logo no primeiro minuto, Ângelo cruzou para Matheus Nascimento, que finalizou com perigo, mas para fora. 

Um pouco depois, aos cinco, a bola sobrou para Sávio após boa trama pelo meio, e o camisa 7 não desperdiçou a chance de fazer 3 a 0.

O Peru seguiu sem conseguir espaços, enquanto a Canarinho administrou bem o resultado até o apito final e garantiu mais uma vitória na competição sul-americana.

BRASIL: Mycael; Vinícius (Leonardo Ataíde), Rômulo, Kaiky (Renato) e Biro; Kauê, Robinho e Arthur (Rodrigo); Sávio (Daniel), Matheus Nascimento (Emersonn) e Ângelo. 

Técnico: Paulo Victor Gomes.

Confira os resultados desta sexta-feira, 29 de novembro, pelo Sul-Americano Sub-15 (Primeira Fase - Quarta Rodada):

Grupo A:

Colômbia 1 X 0 Bélgica

Peru 0 X 3 Brasil

Bolívia 0 X 2 Venezuela

Reportagem: CBF.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Leão campeão!

Em Aracaju, Leão derrotou o Vozão por 2 a 0 e levantou a taça de campeão da competição regional em 2019.

O Vitória é o campeão da Copa do Nordeste Sub-20 de 2019! 
Vitória campeão da Copa do Nordeste Sub-20. (Foto: CBF.com.br)
Nesta sexta-feira (29), o Leão bateu o Ceará por 2 a 0, no Batistão, em Aracaju, e conquistou mais um título da competição regional de base.

A taça veio após uma campanha invicta na competição. 

Ao todo, foram oito jogos, com três vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. 

Esta foi a terceira vez que o Leão baiano venceu a competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), também faturou as edições de 2015 e 2017.

Jogando em campo neutro, o Vitória dominou as ações diante do Ceará no primeiro tempo da partida. 

Aos 5 minutos do primeiro tempo, Gabriel Oliveira recebeu passe, dominou bonito, girou e bateu de canhota. 

A bola passou com muito perigo perto do gol adversário. 

Depois, aos 25 minutos do primeiro tempo, após boa jogada pela direita, Bruno recebeu na área e finalizou pela lateral, tirando tinta do gol.

Cinco minutos depois, aos 30 minutos do primeiro tempo, Gabriel Gomes cruzou na área, e Gabriel Oliveira chutou para o gol, mas mandou para fora.

O Vozão, sem levar perigo, segurou a pressão do Leão e o jogo foi para o intervalo sem alteração no marcador.

O segundo tempo teve mais chances para os dois lados.

Aos 8 minutos do segundo tempo, Samuel arrancou pelo meio e finalizou com perigo, quase colocando o Vitória na frente.

Mas a insistência do time rubro-negro se transformou em gol aos 20 minutos do segundo tempo.

Gabriel Oliveira recebeu passe, avançou pelo meio e bateu cruzado para fazer 1 a 0.

O Ceará tentou reagir e quase empatou aos 26 minutos do segundo tempo, quando Kendy partiu em jogada individual, limpou a marcação e finalizou com perigo, mas para fora.

Logo na sequência, aos 31 minutos do segundo tempo, David aproveitou cruzamento de Hítalo e cabeceou para fazer 2 a 0 para o Leão.

O Vozão ainda teve a chance de descontar aos 37 minutos do segundo tempo, de pênalti, mas Gabriel Lacerda cobrou na trave e desperdiçou a oportunidade.

Com a vantagem no placar, o Vitória foi administrando o resultado até o apito final, que confirmou o título para o time baiano.

Heróis do Vitória, Gabriel Oliveira e David comemoram título.

Goleadores do Leão, dupla lembrou a trajetória até a conquista e não escondeu a emoção por balançar a rede diante do Ceará.

O Vitória conquistou mais uma Copa do Nordeste Sub-20 na noite desta sexta-feira (29), em Aracaju -SE.

O Leão baiano derrotou o Ceará pelo placar de 2 a 0, com dois tentos anotados já na etapa final.

Os gols da equipe rubro-negra no Estádio do Batistão foram marcados por Gabriel Oliveira e David.

Quem abriu o caminho para o título do Leão foi Gabriel Oliveira. Camisa 10 da equipe rubro-negra, o atleta teve até dificuldades para descrever a emoção que sentiu por marcar um gol em uma decisão de campeonato tão importante.

"É uma emoção inexplicável. A equipe está de parabéns. Só Deus sabe o quanto trabalhamos duro para buscar este título aqui. É prova do nosso trabalho, trabalhamos muito no dia a dia por isso. Deus coroou o nosso trabalho com esse título e agora temos que comemorar muito esta conquista", declarou.

Cinco minutos após o time baiano abrir o marcador, aos 30 minutos do primeiro tempo, David aproveitou cruzamento de Hítalo e cabeceou para ampliar o marcador para o Vitória.

O camisa 17 do Leão lembrou do o elenco passou no dia a dia até alcançar o êxito.

"É uma emoção muito grande. É um momento único. Só tenho a agradecer mesmo. A gente trabalha tanto para chegar aqui e mostrar o nosso melhor", acrescentou.

A Copa do Nordeste Sub-20 é organizada pela CBF desde 2015.

Antes disso, o Vitória conquistou a competição nos anos de 2004 e 2006.

Além destas duas vezes e da temporada atual, o time baiano levou o troféu do torneio em 2015 e 2017.

Técnico do Vitória Sub-20 exalta base após título do Nordestão Sub-20.

Rodrigo Chagas destacou que considera que a base do Leão rubro-negro está entre as melhores do Brasil e disse que esta é a sua maior conquista da carreira.

O Vitória fez 2 a 0 no Ceará na noite desta sexta-feira (29), no Batistão, em Aracaju-SE, e conquistou a Copa do Nordeste Sub-20 2019.

O time é comandado pelo técnico Rodrigo Chagas e o profissional não mediu as palavras na hora de elogiar os seus atletas por esta grande conquista para o clube rubro-negro.

O treinador exaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo Leão nas categorias de base. 

"Acredito que estamos entre as melhores bases do Brasil. Temos grandes equipes com ótimos trabalhos, Flamengo, Palmeiras, São Paulo... E acredito que o Vitória está com essas grandes equipes. Essa vitória, esse título de hoje, foi muito importante pra mim e para a carreira de todos estes garotos ", declarou.

Rodrigo Chagas trabalha com esta geração do Vitória há três temporadas.

O profissional considera este a principal conquista do período como treinador destes atletas e destaca que ela ajuda os jovens na preparação para subirem ao profissional.

"Essa é a competição mais importante que eu conquistei. É muito bom. Enriquece você profissionalmente, os atletas... Você colocar atletas de base no profissional sem títulos não é legal para mim. Eu gosto de fazer com que o atleta se acostume, seja relevado ao profissional ganhando título. Essa é a metodologia que eu tento passar para eles, pois acredito que o atleta que sobe como campeão tem mais chances de ter uma carreira vencedora", acrescentou. 

Reportagem: CBF.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Hora do adeus

Na despedida, Paraná e Botafogo-SP empatam em jogo com seis gols.

Com quatro gols no primeiro tempo e mais dois no segundo tempo, times sem pretensões fazem jogo aberto na última partida de 2019.
Paraná e Botafogo marcaram seis gols no empate por 3 a 3. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Na despedida da Série B, Paraná e Botafogo-SP fizeram um jogo movimentado e cheio de gols, com quatro deles no primeiro tempo. 

Sem pretensões no campeonato, a última partida dos dois times foi bastante aberta e com vários possibilidades. 

No primeiro tempo, Luiz Otávio, do Botafogo-SP, abriu o placar com um gol contra. 

Didi empatou o jogo, Jenison deixou o Paraná na frente novamente e o gol mais bonito ficou para os 47 minutos do segundo tempo com Murilo Henrique, que empatou novamente. 

No segundo tempo, sem tantos gols, Diego Gonçalves colocou o Botafogo-SP na frente, mas o Paraná foi buscar com Bruno Rodrigues. Mesmo valendo pouco, o jogo foi animado

Com o resultado, o Paraná fica com 56 pontos e sobe uma posição para a sexta colocação, mas ainda depende da conclusão da rodada toda marcada para este sábado (30). 

O Botafogo soma 50 pontos pontos e permanece a oitava posição, mas também depende da última rodada.

O jogo começou animado com o um gol contra logo aos 9 minutos do primeiro tempo, em que Luiz Otávio não conseguiu se comunicar com Darley, e a bola entrou para abrir o placar para o Paraná. 

A partida seguiu aberta, e o gol do Botafogo-SP veio logo em seguida, aos 13 minutos do primeiro tempo, com Didi, que chutou de primeira para as redes. 

Sem preocupação com o resultado, a partida seguiu ofensiva, com boas chances dos dois lados e ótimas defesas dos goleiros dos dois times. 

O Paraná achou o gol aos 40 minutos do primeiro tempo com Jenison, que fez de cabeça após cobrança de escanteio. 

Mas o mais bonito ficou guardado para os 47 minutos do primeiro tempo, quando Murilo Henrique chegou pela esquerda, tirou o marcador e mandou um chute cruzado direto para as redes.

O jogo seguiu aberto e divertido para quem assistia, mas as melhores chances se concentraram no Paraná. 

As finalizações não apareciam com tanta frequência, mas o passe não era tão acertado. 

O Botafogo-SP, com menos chances, queria fazer gol bonito e o segundo saiu com Diego Gonçalves, que marcou de fora da área um chute rasteiro e no cantinho. 

O Paraná não seu deu por perdido e foi atrás do terceiro com Bruno Rodrigues, que marcou aos 44 minutos do segundo tempo, para deixar tudo igual. 

A chance da vitória do Bota veio ainda com um chute de Diego Gonçalves, mas que Éder Sciola se colocou na frente da bola e bloqueou o gol certo.

O último jogo do Paraná foi de vários gols e poucas testemunhas. 

A Vila Capanema ficou quase que vazia para o jogo, que deu aquele clima de portões fechados. 

Era possível ouvir toda a comunicação dos técnicos com os jogadores e também entre eles dentro de campo.

Com dois de Léo Gamalho, Criciúma vira sobre o Oeste e se despede da Série B com vitória.

Atacante marca duas vezes na etapa final, mas resultado fora de casa não é suficiente para salvar o Tigre do rebaixamento à terceira divisão.

O Criciúma encerrou a participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória sobre o Oeste.

Na noite desta sexta-feira (29), diante de apenas 304 torcedores na Arena Barueri, o Tigre, já rebaixado, enfrentou o Rubrão e saiu atrás no placar, mas contou com a inspiração de Léo Gamalho para virar a partida e vencer por 2 a 1.

O clube paulista, apesar do revés, comemora a permanência, enquanto que o Tricolor vai disputar a Série C em 2020.

Com o resultado, a equipe catarinense soma os três pontos, chega aos 39 pontos e sobe para décima sétima colocação.

No entanto, pode ser ultrapassado até o fim da rodada e perder posições.

Do outro lado, o Oeste, com 41 pontos, é o décimo quinto e pode ser ultrapassado pelo Figueirense, que enfrenta o Operário-PR neste sábado (30).

Apesar da campanha do Oeste não ter sido expressiva, Fábio se destacou com a camisa do Rubrão.

O atacante marcou diante do Criciúma e alcançou a marca de 15 gols na competição.

Ele é o vice-artilheiro da Série B, com dois gols a menos que Guilherme, do Sport.

Se o artilheiro do Oeste deixou o dele, o goleador do Criciúma também não decepcionou.

Léo Gamalho dois gols em três minutos e virou a partida.

No ranking de goleadores do torneio, ele aparece com 12 bolas na rede.

A campanha do Criciúma como visitante foi péssima.

Apesar de ter vencido o Oeste na noite desta sexta-feira (29), por 2 a 1, na Arena Barueri, o triunfo foi apenas o segundo do Tigre na Série B, no turno, derrotou o Brasil de Pelotas.

No retrospecto, também tem 10 derrotas e sete empates.

O zagueiro Felipe Gregório foi escolhido pelo técnico Renan Freitas para entrar em campo aos 7 minutos do segundo tempo.

Aos 28 minutos do segundo tempo, o defensor deixou o gramado, substituído pelo atacante Bruno Paraíba.

Visivelmente triste, ele ficou sentado no banco de reservas com o rosto dentro da camisa.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Argentina na ponta

Argentina assumiu a primeira posição do Grupo B.

A seleção argentina se colocou na primeira posição liderando o Grupo B, vencendo o Uruguai nesta quinta-feira (28) por 2 a 0, pela sexta rodada da CONMEBOL Sul-Americano Sub 15, realizado no Paraguai.
Argentina vence o Uruguai por 2 a 0. (Foto: Conmebol.com)
A 'Albiceleste' (Argentina) somou sua segunda vitória em dois jogos e coloca como primeira da chave. 

Em gols, a 'Celeste' (Uruguai) não pode realizar o mesmo feito no campeonato.

Gols de Luka Romero, aos 38 minutos do primeiro tempo e Axel Encinas, aos 21 minutos do segundo tempo.

Em outro jogo da rodada, o Paraguai empatou sem gols com Equador. 

A 'Albirroja' (Paraguai) colheu quatro pontos e a 'Tricolor' (Equador) ficou com 5 pontos.
  
Reportagem: Conmebol.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Virada russa!!!

Brasil abre 3 a 1, mas leva virada da Rússia e é eliminado do Mundial de Futebol de Areia.

Em partida dramática disputada em Assunção, seleção brasileira é derrotada por 4 a 3 e se despede da Copa do Mundo nas quartas de final. 
Rússia elimina o Brasil e classifica às semifinais. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Pela terceira vez na história, o Brasil parou na Rússia em um Mundial de Futebol de Areia. 

E dessa vez com alta carga de dramaticidade. 

Derrotados pelos russos na final de 2011 e nas quartas de final em 2015, a seleção pentacampeã do mundo chegou a abrir 3 a 1, mas levou a virada por 4 a 3, gols de Romanov (duas vezes), Zemskov e Shishin, com Rodrigo duas vezes) e Mão descontando, em Assunção, despedindo-se da Copa do Mundo de 2019 nas quartas de final. 

A Rússia agora pega a Itália, que bateu a Suíça por 5 a 4. 

O outro confronto da semifinal será entre Portugal, que derrotou Senegal por 4 a 2, e Japão, que eliminou o Uruguai por 3 a 2. 

As semis acontecem no sábado (30) a partir das 16h15 (horário de Brasília) com transmissão do SporTV2.

O jogo mal começou, e o Brasil acertou a trave do goleiro Chuzhkov.

O lance foi uma prévia do que viria a seguir, pois Rodrigo marcou o primeiro gol da partida na sequência, com apenas 46 segundos jogados. 

A Rússia não demorou a empatar. Após cobrança de escanteio, Zemskov testou para fazer 1 a 1 aos 2 minutos do primeiro tempo. 

Aos 5 minutos do primeiro tempo, o goleiro Mão foi à intermediária fazendo embaixadinhas e arriscou o chute. 

A bola morreu no canto esquerdo de Chuzhkov. 

Era o segundo gol do Brasil.

Aos 8 minutos do segundo tempo, Shishin mandou uma bomba no ângulo, e lá estava Mão para salvar o Brasil com uma defesa espetacular. 

O jogo seguiu lá e cá pelos minutos seguintes. 

Aos 9 minutos do primeiro tempo, foi a seleção brasileira que quase marcou num desvio de cabeça de Datinha. 

A bola passou rente à trave. 

Buscando o empate, a Rússia teve mais uma chance nos segundos finais do primeiro tempo com Fedorov. 

Bem colocado, Mão evitou o gol mais uma vez.

O segundo tempo começou com o Brasil ampliando o placar. 

Logo no primeiro ataque, Bruno Xavier chutou cruzado, Chuzhkov fez a defesa parcial e Rodrigo completou para o fundo do barbante: 3 a 1. 

A Rússia não se entregou e continuou criando oportunidades. 

Aos 5 minutos do segundo tempo, Shishin cobrou tiro livre direto, e a bola triscou a trave. 

Refeito do susto, o Brasil chegou com perigo aos 6 minutos do segundo tempo, quando Rodrigo acertou um lindo voleio no travessão.

A quatro minutos do intervalo, aos 8 minutos do segundo tempo, Shishin pegou de meia-bicicleta e diminuiu para 3 a 2. 

Motivada, a Rússia foi buscar o empate nos segundos finais, com Romanov, levando toda a dramaticidade da partida para o terceiro tempo.

A etapa final começou com as duas seleções buscando o ataque, mas leve predominância brasileira. 

A equipe do técnico Gilberto Costa assustou aos dois minutos, numa bicicleta de Rodrigo. 

Aos 5 minutos do terceiro tempo, Rafa Padilha, que entrou no lugar de Mão, chutou da intermediária, e Chuzhkov foi buscar.

Dois minutos depois, a Rússia chegou ao seu quarto gol. 

Após chute de longe de Fedorov, Romanov deu leve desvio e fez 4 a 3. 

O Brasil ainda pressionou bastante nos minutos finais, mas não obteve êxito. 

No último lance da partida, Catarino ainda errou finalização de frente para o gol, jogando para fora a última oportunidade.

Brasil: Mão, Catarino, Bruno Xavier, Rodrigo e Datinha. Entraram: Rafinha, Antônio, Filipe, Lucão, Bokinha, Mauricinho e Rafa Padilha. Técnico: Gilberto Costa.

Rússia: Chuzhkov, Romanov, Krasheninnikov, Shishin e Nikonorov. Entraram: Novikov, Shkarin, Fedorov, Zemskov, Bazhenov, Makarov e Paporotnyi. Técnico: Mikhail Likhachev.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

São Paulo vence e abre vantagem no G-6

Em uma noite de pouca inspiração e muita transpiração, o São Paulo venceu o Vasco por 1 a 0, com gol de Antony, e se distanciou do rival Corinthians na briga por uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores da América. 
Antony marcou o gol da vitória do São Paulo. (Foto: Goal.com)
Apesar do futebol longe de ser brilhante, o Tricolor encarou um Cruz-Maltino sem inspirações e não teve muito trabalho para conseguir os três pontos no Morumbi.

O Fortaleza venceu o Santos pela primeira vez na história. 

Em jogo emocionante na noite desta quinta-feira (28), no Castelão, o time cearense fez 2 a 1 no Peixe, com gols de Edinho e Osvaldo, a equipe paulista diminuiu com Sánchez. 

O uruguaio ainda teve a chance de empatar, mas desperdiçou cobrança de pênalti. 

Agora, o retrospecto histórico do confronto tem 17 jogos, com uma vitória do Fortaleza, oito do Santos e oito empates.

O Fluminense respira no Campeonato Brasileiro. Com uma atuação de muita luta, o Tricolor suportou a pressão no segundo tempo e venceu o Palmeiras por 1 a 0, nesta quinta-feira (28), no Maracanã, ganhando força na luta para escapar do rebaixamento. 

Marcos Paulo, com um belo chute na etapa inicial, marcou. 

O Verdão teve mais uma noite apagada, desta vez com uma equipe praticamente toda reserva em campo (apenas Weverton, Vitor Hugo e Luiz Adriano atuaram). 

O garoto Gabriel Veron estreou.

O CSA conquistou uma vitória marcante no Mineirão, por 1 a 0. 

Em jogo-chave contra o rebaixamento, Alan Costa marcou aos 43 minutos do primeiro tempo e afundou o Cruzeiro, que continua com 36 pontos e segue no Z-4. 

O CSA chegou a 32 pontos nesta quinta-feira (28) e continua vivo na disputa pela permanência. 

No segundo tempo, Thiago Neves ainda perdeu um pênalti e deixou a torcida do Cruzeiro desesperada.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Vale título!!!

No Pacaembu, Verdão bateu o time rubro-negro por 1 a 0 e leva vantagem do empate para o confronto da volta, no próximo domingo (1º).

Começou a decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019! 
Palmeiras saiu na frente contra o Flamengo. (Foto: CBF.com.br)
Nesta quinta-feira (28), Palmeiras e Flamengo disputaram o primeiro jogo da grande final, com o Verdão levando a melhor. 

No Pacaembu, o time paulista venceu o carioca por 1 a 0.

Com o resultado, o Verdão vai com a vantagem do empate para o confronto da volta, marcado para o próximo domingo (1º), às 14 horas (horário de Brasília), no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES.

Mandante da primeira partida da grande final, o Palmeiras partiu para o ataque e foi melhor na etapa inicial. 

Logo aos 2 minutos do primeiro tempo, Esteves recebeu de Gabriel Silva na entrada da área e acertou a trave. 

Depois, aos cinco, Angulo cruzou rasteiro na primeira trave, e Gabriel Silva se antecipou para tirar do goleiro e abrir o placar para o Verdão. 

O Flamengo chegou bem aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Vitor Gabriel recebeu bom passe pela direita, mas finalizou em cima de Helder. 

A outra boa chance rubro-negra só saiu aos 39 minutos do primeiro tempo, com Guilherme Bala, que viu o goleiro Magrão fazer boa defesa.

No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, com os dois times criando boas chances. 

O Flamengo teve a oportunidade de empatar aos 5 minutos do segundo tempo, quando Luiz Henrique cruzou na área, Natan desviou, mas Gabriel cabeceou para fora. 

O Palmeiras respondeu aos 14 minutos do segundo tempo, com Gabriel Silva acertando a trave. 

E, no rebote, Lucas Cordeiro, chutou em cima do marcador. 

O jogo seguiu lá e cá e, aos 16 minutos do segundo tempo, Richard quase fez para o Rubro-Negro, mas foi parado em Magrão. 

Aos 22 minutos do segundo tempo, Alanzinho quase marcou um gol olímpico pelo Verdão ao cruzar a bola da esquerda e acertar a trave adversária. 

Dez minutos depois, aos 32 minutos do segundo tempo a equipe paulista ficou sem Hiago, expulso pelo segundo cartão amarelo, mas seguiu ofensiva e administrando a vantagem. 

Antes do apito final, Vitor Ricardo ainda acertou a trave, e Patrick de Paula levou perigo chutando ao lado do gol rubro-negro.

Reportagem: CBF.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Goleada portuguesa

Sporting goleia PSV por 4 a 0 e garante classificação para a segunda fase da Liga Europa.
Sporting vence o PSV por 4 a 0. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Brasileiro Luiz Phellype abre o placar para o time português, líder do grupo D. 

LASK Linz, da Áustria, também garantiu vaga na chave.

Jogando em casa, no estádio José Alvalade, o Sporting conseguiu o resultado mais expressivo da quinta rodada da Liga Europa, nesta quinta-feira (28): 4 a 0 sobre o PSV Eindhoven. 

A goleada garantiu ao time português a classificação à segunda fase da competição, com uma rodada de antecedência, com 12 pontos.

O brasileiro Luiz Phellype abriu o placar para o Sporting, aos 9 minutos do primeiro tempo. 

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Bruno Fernandes ampliou, após passe de Wendel, o outro brasileiro no time titular do Sporting. 

Mathieu marcou o terceiro, ainda no primeiro tempo, e Bruno Fernandes, de pênalti, fechou a goleada no segundo tempo.

No outro jogo da chave, o LASK Linz, da Áustria, venceu o lanterna Rosenborg por 2 a 1, na Noruega, e também se classificou, com 10 pontos. 

O PSV é o terceiro colocado, com sete, e mesmo que alcance o LASK em pontos perderá no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

Na última rodada, o LASK, do atacante brasileiro Klauss, receberá o Sporting no duelo que apontará o primeiro colocado do grupo, enquanto PSV e Rosenborg fazem um jogo de eliminados na Holanda.

Arsenal leva virada do Frankfurt, perde na Liga Europa e aumenta pressão em cima de Unai Emery.

Em jogo de raro baixo público, Gunners saem na frente com Aubameyang, mas alemães viram com dois de Kamada. 

Torcedores pedem saída do técnico espanhol da equipe inglesa.

O Arsenal teve uma noite gelada e triste em Londres. 

Diante de arquibancadas vazias em seu estádio, viu o Eintracht Frankfurt vencer, de virada, por 2 a 1, pela quinta rodada do Grupo F da Liga Europa e ampliar sua série ruim. 

Agora, os Gunners estão há sete jogos sem vencer. 

A pressão para cima do técnico Unai Emery só aumenta, e o espanhol sofreu com alguns protestos na partida.

Com apenas alguns titulares, entre eles o atacante Aubameyang, o Arsenal foi lento. 

Pouco criativo. Mas saiu na frente com o próprio atacante africano. 

No fim da primeira etapa, ele completou cruzamento de Saka da direita e estufou as redes. 

No entanto, tudo mudou no segundo tempo.

O japonês Kamada começou a mostrar o seu brilho aos 10 minutos do segundo tempo. 

Em uma bela jogada pela direita, o meia-atacante se livrou de Sokratis e finalizou bem com a canhota. 

A virada saiu pouco depois, aos 19 minutos do segundo tempo. 

O japonês aproveitou rebote após cobrança de escanteio e, com a perna direita, chutou para o gol da entrada da área: 2 a 1.

O brasileiro Gabriel Martinelli, de 18 anos, foi titular na partida. 

Dono de três gols na Liga Europa, ele foi substituído aos 15 minutos do segundo tempo e deixou o campo com uma atuação discreta. 

Foi seu décimo primeiro jogo pelo Arsenal. 

Ele tem sete gols na temporada.

Nas arquibancadas, alguns torcedores do Arsenal levaram cartazes pedindo a saída do técnico espanhol Unai Emery com a mensagem #EmeryOut (Emery fora). 

O público anunciado no estádio dos Gunners foi de 49419 torcedores, mas jornalistas e fãs presentes contestaram o número.

Público oficial 49419 em um estádio com 60000 lugares... os bares lá em baixo devem estar lotados, ou eles foram embora quando viram a escalação...

O Arsenal segue líder do Grupo F, com 10 pontos, e não tem sua classificação para a próxima fase ameaçada. 

Só será eliminado se perder por cinco gols de diferença para o Standard Liège na última rodada, e o Frankfurt vencer o Vitória de Guimarães.

Os alemães estão na segunda posição, com nove pontos. O Standard Liège é o terceiro, com sete. O Vitória de Guimarães é o lanterna, com dois pontos. Os Gunners vão à Bélgica e encaram o Standard, no próximo dia 12 de dezembro. O Frankfurt recebe a equipe portuguesa.


No Campeonato Inglês, o Arsenal é só o oitavo colocado, com 18 pontos, oito a menos que o Chelsea, que abre o G-4. A equipe londrina visita o Norwich neste domingo, às 11h.

Unai Emery está sob pressão: Arsenal não vence há sete jogos — Foto: Eddie Keogh/ReutersUnai Emery está sob pressão: Arsenal não vence há sete jogos — Foto: Eddie Keogh/Reuters
Unai Emery e

Com elenco de jovens, Manchester United perde para time do Cazaquistão na Liga Europa.

Classificada para o mata-mata, equipe inglesa poupa jogadores experientes, joga com grupo mais jovem da competição e perde por 2 a 1 para Astana, lanterna do Grupo L

De passaporte carimbado para o mata-mata da Liga Europa, o Manchester United viajou para o Cazaquistão sem grandes preocupações. 

O técnico Solskjaer poupou a porção mais experiente do elenco e escalou universitários para o confronto contra o já eliminado Astana. 

Apesar de ter aberto o placar com Lingard, o United levou a virada com gols de Shomko e Bernard, que marcou contra a própria meta.

Lingard, de 26 anos, foi o capitão da equipe que entrou em campo com média de idade de 22 anos e 26 dias, a menor do campeonato. 

O resultado desta quinta-feira (28) marca o fim da invencibilidade dos Red Devils e os primeiros pontos do time do Cazaquistão.

O capitão da equipe inglesa abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, com chute baixo que desviou e no canto esquerdo do goleiro Nenad Eric. 

O gol acaba com a seca que Lingard vivia desde janeiro deste ano. 

Na volta do intervalo, Shomko marcou também com chute desviado. 

O clube cazaque tomou a frente da partida quando o cruzamento de Antonio Rukavina esbarrou em Di'Shon Bernard e entrou no gol do United.

Na última rodada da fase de grupos, o Manchester United enfrenta o AZ Alkmaar, que está na disputa pela segunda vaga do grupo, em Old Trafford. 

Já o Astana pega o Partizan, também na briga. 

As duas partidas serão do dia 12 de dezembro, às 17 horas (horário de Brasília).


Confira os resultados desta quinta-feira, 28 de novembro, pela Liga Europa da Temporada 2019/2020 (Fase de Grupos - Quinta Rodada):

Grupo A:

Dudelange (Luxemburgo) 0 X 2 Apoel (Chipre)

Sevilla (Espanha) 2 X 0 Qarabag (Azerbaijão)

Grupo B:

Lugano (Suíça) 1 X 0 Copenhaguen (Dinamarca)

Malmö (Suécia) 4 X 3 Dínamo de Kiev (Ucrânia)

Grupo C:

Krasnodar (Rússia) 1 X 0 Basel (Suíça)

Trabzonspor (Turquia) 0 X 1 Getafe (Espanha)

Grupo D:

Rosenborg (Noruega) 1 X 2 LASK Linz (Áustria)

Sporting (Portugal) 4 X 0 PSV Eindhoven (Holanda)

Grupo E:

Lazio (Itália) 1 X 0 Cluj (Romênia)

Celtic (Escócia) 3 X 1 Rennes (França)

Grupo F:

Vitória de Guimarães (Portugal) 1 X 1 Standard Liège (Bélgica)

Arsenal (Inglaterra) 1 X 2 Eintracht Frankfurt (Alemanha)

Grupo G:

Feyenoord (Holanda) 2 X 2 Rangers (Escócia)

Young Boys (Suíça) 1 X 2 Porto (Portugal)

Grupo H:

Ferencváros (Hungria) 2 X 2 Espanyol (Espanha)

CSKA Moscou (Rússia) 1 X 1 Ludogorets (Bulgária)

Grupo I:

Oleksandriya (Ucrânia) 0 X 1 Wolfsburg (Alemanha)

Saint-Étienne (França) 0 X 0 Gent (Bélgica)

Grupo J:

Wolfsberger (Áustria) 0 X 1 Borussia Mönchengladbach (Alemanha)

Istanbul Basaksehir (Turquia) 0 X 3 Roma (Itália)

Grupo K:

Braga (Portugal) 3 X 3 Wolverhampton (Inglaterra)

Besiktas (Turquia) 2 X 1 Slovan Bratislava (Eslováquia)

Grupo L:

Astana (Cazaquistão) 2 X 1 Manchester United (Inglaterra)

AZ Alkmaar (Holanda) 2 X 2 Partizan (Sérvia)

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Sorteio em dezembro

Taça Libertadores da América de 2020 deve ter três brasileiros como cabeças de chave.

O sorteio dos grupos da ​Taça Libertadores da América de 2020 acontecerá no próximo dia 18 de dezembro na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), situada em Luque, no Paraguai. 
Flamengo e Palmeiras como cabeça de chave na Taça Libertadores da América. (Foto: 90min.com.br)
Como ainda há inúmeras competições nacionais em andamento na América do Sul, muitos classificados ainda serão conhecidos. 

Ainda assim, já dá para termos uma breve noção sobre a situação de alguns clubes brasileiros.

​​O sistema de ranqueamento da Conmebol é complexo mas, de acordo com a apuração do ​Blog do Marcel Rizzo, já é seguro cravar que Flamengo e Palmeiras serão cabeças de chave na próxima edição da Taça Libertadores da América. 

Outro clube brasileiro que está bem próximo de garantir seu posto no pote 1 do sorteio é o ​Grêmio: para os gaúchos confirmarem a cabeça de chave, basta que terminem entre os seis primeiros colocados do Brasileirão.

Apesar de ser o atual campeão da Copa do Brasil e estar entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, o ​Furacão dificilmente conseguirá escapar dos potes 3 ou 4, já que sua pontuação no ranking da Conmebol não é alta. 

Vale lembrar que o 'enroscado' sistema de pontuação da entidade leva em consideração inúmeros fatores, como história na competição, desempenho nas últimas dez edições e resultados nas competições nacionais.

Reportagem: 90min.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro