terça-feira, 18 de junho de 2019

Copa Ouro: vitórias de Canadá, México, Haiti, Costa Rica, El Salvador e Jamaica venceram na estreia

Copa Ouro da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) tem pontapé inicial com goleadas do Canadá e do México.

Antuna, do México, e Jonathan David, do Canadá, comandam as vitórias de suas equipes na abertura da competição continental entre seleções das Américas do Norte, Central e do Caribe.

A Copa América não é o único torneio continental em andamento no mundo do futebol. 
Mexicanos golearam Cuba na abertura do Grupo A. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Neste sábado (15), teve início também a Copa Ouro da Concacaf, reunindo as 16 melhores seleções das Américas do Norte, Central e do Caribe. 

Os Estados Unidos são a sede da competição, que tem ainda dois jogos da fase de grupos na Costa Rica e dois na Jamaica. 

O jogo de abertura no histórico Rose Bowl, em Los Angeles, estádio onde a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato mundial em 1994, foi entre Canadá e Martinica, com goleada canadense por 4 a 0, pela primeira rodada do Grupo A. 

Logo depois, foi a vez da seleção do México, comandada por Tata Martino, atropelar Cuba por 7 a 0.

Jonathan David, atacante do Gent, da Bélgica, foi o destaque do Canadá com dois gols. 

marcou aos 32 do primeiro tempo após uma saída errada do goleiro adversário Chauvet. 

Ainda na etapa inicial, a equipe caribenha teve pelo menos três boas chances de empatar com Parsemain, jogador mais perigoso de Martinica, mas pararam no goleiro Borjan ou foram para fora. 

Logo no início do segundo tempo, aos 7 minutos, David tratou de fazer seu segundo gol. 

Aos 17 minutos do segundo tempo, Junior Hoillet, atacante do Cardiff, que disputou a última Premier League, na Inglaterra, aumentou a vantagem canadense e, aos 21 minutos do segundo tempo, o capitão Scott Arfield, do Rangers, da Escócia, fechou a goleada.

No segundo jogo, o México não deixou os cubanos respirarem. 

O garoto Antuna, de 21 anos, que atua no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, fez três gols e se isolou na artilharia da Copa Ouro. 

Tratou de abrir o placar com menos de 2 minutos do primeiro tempo. 

Aos 30 minutos do primeiro tempo, Raúl Jiménez, uma das estrelas da equipe, que joga no inglês Wolverhampton, recebeu passe perfeito de Guardado para ampliar o marcador. 

Diego Reyes, do espanhol Leganés, fez o terceiro, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Antuna novamente deixou o dele aos 43 minutos do primeiro tempo. 

No segundo tempo, seguiu o completo domínio mexicano. 

Aos 19 minutos do segundo tempo, Jiménez tratou de fazer seu segundo gol para seguir firme na briga pela artilharia, foi substituído pouco depois, e Alexis Vega, que entrou em seu lugar, aumentou a goleada aos 28 minutos do segundo tempo. 

Antuna fechou a goleada aos 35 minutos do segundo tempo, com um hat-trick.

Na segunda rodada do Grupo A, com rodada dupla em Denver, nos Estados Unidos, a bola rola para Martinica e Cuba às 21 horas (horário de Brasília). 

O jogo de fundo é um dos principais da primeira fase da Copa Ouro entre Canadá e México, dois dos favoritos ao título da Copa Ouro 2019. 

O clássico da América do Norte está marcado para 23h30 (horário de Brasília).

De virada, Haiti supera Bermudas em duelo histórico na Copa Ouro.

Além de significar primeiro confronto disputado em solo costarriquenho pelo torneio, foi a estreia bermudense no torneio.

Repleto de elementos inéditos (primeiro confronto da Copa Ouro de Bermudas e na Costa Rica), a equipe do Haiti frustrou os planos bermudenses vencendo de virada por 2 a 1 com destaque para o atacante Frantdzy Pierrot, autor dos dois tentos da “remontada” haitiana no Estadio Nacional.

Também pelo Grupo B, na sequência entrarão em campo os donos da casa, a Costa Rica, diante da Nicarágua em compromisso agendado para às 21h30 (horário de Brasília)

Apesar do caráter de estreante na Copa Ouro, em nada a equipe de Bermudas se sentiu intimidada ou nervosa ao ponto de não conseguir aplicar uma envolvente estratégia de jogo indo ao ataque, principalmente, pelo lado direito do ataque.

O grande problema para a equipe dirigida pelo treinador Kyle Lightbourne era conseguir transformar essas chances em gols, pecando muito no quesito finalizações mesmo dentro da grande área.

Tanto é que foram pelo menos quatro chances nítidas desperdiçadas pelo sistema ofensivo formado pelos meias Lejaun Simmons, Reggie Lambe e Zeiko Lewis além do atacante Nahki Wells.

Na oportunidade mais incrível delas, Lewis deu um drible sensacional de calcanhar passando a bola de um lado e passando pelo outro para, de perna direita, acabar mandando a bola na rede pelo lado de fora.

Os haitianos, por sua vez, não avançavam muito suas linhas de marcação e chegaram apenas em dois momentos de maneira mais aguda.

Em uma delas, Frantzdy Pierrot dominou dentro da área, limpou a marcação e bateu por sobre a meta de Dale Eve enquanto, na outra, Eve foi obrigado a pular para trás e espalmar para escanteio em chute de Wildedonald Guerrier.

Já a beira do intervalo, no último lance ofensivo, a cobrança de escanteio feita por Osagi Bascome foi concluída já na pequena área por Dante Leverock no canto direito de Jerome Placide, marcando um gol histórico para a ilha de apenas 65,4 mil habitantes.

A volta dos vestiários no estádio Nacional, na Costa Rica, mostrou um selecionado haitiano bastante intenso e claramente determinado a chegar a igualdade.

Logo com 4 minutos do segundo tempo, Pierrot deu passe ótimo para Duckens Nazon bater para espetacular intervenção de Eve onde, no rebote, a bola voltou para o camisa 9 do Haiti que até driblou o arqueiro adversário, mas teve seu chute interceptado em cima da linha pela zaga de Bermudas, mais precisamente pelo lateral Donte Brangman.

Com essa pressão, aos sete minutos foi também via bola aérea que a equipe de Marc Collat empatou. Em falta cobrada pelo lado esquerdo do ataque através do meia Steven Sabat, Pierrot chegou testando com força, superando Eve.

Os ímpetos ficaram absolutamente invertidos no aspecto da intensidade de jogo, sendo na etapa inicial o Haiti a equipe que ditava o ritmo do confronto e criava as melhores chances. Em outra delas, Guerrier limpou toda a marcação e bateu forte bola cruzada que teve um Eve estático, apenas torcendo por sua saída.

Aos 21 minutos do segundo tempo, uma nova chegada de Les Grenadiers teve Nazon partindo pra cima da marcação e batendo forte para a defesa do arqueiro de Bermudas que, na volta, caiu nos pés de Pierrot que não perdoou e fez o tento da virada haitiana na cidade de San José.

Em casa, Costa Rica ganha na estreia pela Copa Ouro; Haiti vira sobre Bermudas.

Equipe contou com boa atuação do santista Bryan Ruiz para fazer 4 a 0 na Nicarágua.

A Costa Rica estreou com o pé direito na Copa Ouro, competição que reúne os países das Américas do Norte e Central e do Caribe.

Em sua casa, o estádio Nacional, em San José, onde foi disputada na noite de domingo (16) a primeira rodada do Grupo B, a seleção anfitriã goleou a Nicarágua por 4 a 0, com direito a boa atuação do meia Bryan Ruiz, jogador do Santos que é o maior destaque do selecionado nacional, que deu uma assistência.

Em campo, os costarriquenhos abriram três gols de vantagem logo no primeiro tempo.

Aos 7 minutos do primeiro tempo, Bryan Oviedo balançou as redes, aos 19 minutos do primeiro tempo, foi a vez de Celso Borges e Elías Aguilar, aos 46 minutos do primeiro tempo, levou a seleção da casa para o intervalo com um grande resultado.

Na segunda etapa, a vitória virou goleada. Saindo do banco de reservas, Bryan Ruiz deu assistência para o gol de Allan Cruz, aos 30 minutos do segundo tempo.

Na outra partida do domingo, na preliminar de Costa Rica e Nicarágua no estádio Nacional, a seleção do Haiti precisou se superar para ganhar de virada por 2 a 1 de Bermudas, uma ilha do Caribe que fez a sua estreia na fase final da Copa Ouro.

O grande destaque foi o atacante Frantdzy Pierrot, autor dos dois gols do haitianos, Dante Leverock havia aberto o placar.

Na próxima rodada, já nos Estados Unidos, no Toyota Stadium, na cidade texana de Frisco, nesta quinta-feira (20), a Costa Rica encara Bermuda, às 22h30 (horário de Brasília).

Um pouco antes, às 20 horas (horário de Brasília), á Nicarágua enfrenta o Haiti.

Copa Ouro: El Salvador bate Curaçao pela vantagem mínima.

Através de gol marcado por Bonilla, El Salvador começou com o pé direito na competição continental.

Na abertura do grupo C da Copa Ouro, El Salvador confirmou o favoritismo e bateu Curaçao por 1 a 0.

O único gol do jogo saiu através de Bonilla.

Na próxima rodada, El Salvador encara a Jamaica.

Enquanto isso, Curacao mede forças com Honduras.

Os dois jogos acontecem na sexta-feira (21).

A etapa inicial foi movimentada.

Enquanto Curaçao buscava mais o jogo, El Salvador tentava explorar os contra-ataques, mas sem muito sucesso.

A primeira chance do jogo veio através de El Salvador. Em rápida jogada de transição, Jiménez apareceu na grande área, cortou a marcação e soltou a bomba.

Bem colocado, Room pulou e espalmou para escanteio.

A resposta de Curaçao veio aos 41 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio.

Após levantamento da direita, a zaga de El Salvador não acompanhou e Bacuna, dentro da pequena área, testou para fora.

Nos acréscimos da etapa inicial, El Salvador abriu o marcador.

Em rápida descida, Céren deu bela enfiada de bola para Bonilla, que invadiu a grande área e bateu na saída do goleiro, 1 a 0.

No segundo tempo El Salvador manteve o domínio do meio-campo e era mais perigoso nas descidas.

Apesar das investidas de Curaçao, os salvadorenhos criavam as melhores chances.

Em uma delas, Flores aproveitou a sobra e disparou um chute forte, que foi defendido por Room.

Melhor em campo, os salvadorenhos controlavam o duelo e por muito pouco não definiu o jogo na casa dos 35 minutos do segundo tempo.

Após jogada de escanteio ensaiada, Portillo recebeu em ótima condição na grande área e chutou forte. A bola pegou na trave, nas costas do adversário e saiu pela linha de fundo.

Com a seleção de Curaçao entregue, os espaços apareceram com mais frequencia no ataque e El Salvador ficou no quase através de Bonilla.

Após cruzamento de Portillo, o camisa 9 dominou com categoria e pegou de primeira.

Room se esticou todo e salvou com a ponta dos dedos.

Nos minutos finais, Curaçao enfim teve a sua melhor chance. Kassel arrancou pela direita, invadiu a grande área sem marcação, mas o chute saiu fraco e Hernández pegou com facilidade.

A Jamaica estreou com o pé direito na Copa Ouro.

Enfrentando a seleção de Honduras na noite desta segunda-feira (17), no Estádio Nacional, em Kingston, os donos da casa fizeram prevalecer o mando de campo e asseguraram a vitória por 3 a 2.

Orgill (duas vezes) e Lowe balançaram as redes para os jamaicanos, enquanto Lozano e Castillo descontaram para os hondurenhos.

Com o resultado, a Jamaica assumiu a liderança do Grupo C da Copa Ouro, com os mesmos três pontos de El Salvador.

Ambos possuem o mesmo saldo de gols, no entanto, os jamaicanos balançaram as redes mais vezes.

Um pouco mais cedo, o salvadorenhos enfrentaram a modesta seleção de Curação no mesmo local em que a Jamaica venceu Honduras e também saiu de campo com a vitória, mais magra, por 1 a 0, gol de Bonilla, já nos acréscimos do primeiro tempo.

Na próxima sexta-feira (21), Jamaica e El Salvador farão o confronto direto pela liderança do Grupo C da Copa Ouro no BBVA Compass Stadium, em Houston no Texas.

Logo em seguida, Honduras e Curação disputam o outro jogo do grupo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com/Futebolatino.lance.com.br/Terra.com.br/Gazetaesportiva.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário