GP da França: Lewis Hamilton faz mais uma pole position, e Mercedes esmaga a Ferrari.
Equipe alemã faz nova dobradinha, com Bottas a 0s2 do pentacampeão.
Em treino desastroso, Vettel só fica em sétimo, enquanto McLaren surpreende e ocupa terceira fila em Paul Ricard.
Em mais um treino classificatório dominado amplamente pela Mercedes, Lewis Hamilton conquistou na França sua terceira pole position em 8 corridas na temporada 2019.
![]() |
Hamilton fez a pole position mais uma vez. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
O inglês quebrou o recorde da pista de Paul Ricard ao cravar 1m28s319 e acabou 0s286 à frente do companheiro de equipe Valtteri Bottas.
A Ferrari mais uma vez foi esmagada e ficou em terceiro lugar com Charles Leclerc, a 0s646 de Hamilton, e numa decepcionante sétima colocação com Sebastian Vettel.
Max Verstappen acabou em quarto lugar no grid, enquanto a McLaren conseguiu um grande resultado ao ocupar toda a terceira fila, com Lando Norris em quinto e Carlos Sainz em sexto.
Completaram o grupo dos dez mais rápidos, do oitavo ao décimo lugares, Daniel Ricciardo (Renault), Pierre Gasly (RBR) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo).
O GloboEsporte.com começa a cobertura deste domingo (23) no GP da França em vídeo às 9 horas (horário de Brasília) com os bastidores antes da largada e as entrevistas dos pilotos em inglês.
Às 10 horas (horário de Brasília), a TV Globo inicia sua transmissão, com narração de Cleber Machado e comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti.
Após a bandeirada final, o GloboEsporte.com segue no ar com o pódio e a repercussão da corrida.
O que disseram?
Hamilton, pole position: "Não é uma pista fácil. Estava ventando bastante. Estou feliz que tenha conseguido extrair o melhor do carro"
Bottas, segundo colocado: "Foi bem apertado entre Lewis e eu durante todo o fim de semana, com apenas alguns décimos entre nós. Temos um carro forte para o fim de semana. E tem bastante pista até a curva 1, então há uma chance..."
Leclerc, terceiro no grid: "Hoje isso foi o melhor que conseguimos fazer. Uma boa largada será importante. Tomara que possamos fazer uma boa corrida amanhã"
O que você precisa saber?
Hamilton conquistou sua octogésima sexta pole position, ampliando o recorde na Fórmula 1.
Leclerc superou Vettel num grid pela primeira vez desde o Barein, quando fez a pole.
Melhor posição de largada de Norris na sua temporada de estreia, e melhor grid de Sainz no ano.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: No começo, Bottas e Leclerc foram os mais rápidos, enquanto Hamilton ficou em terceiro após um pequeno erro na última curva.
Na segunda tentativa, Leclerc fez 1m30s647, mas Bottas foi 0s097 mais rápido e Hamilton se colocou entre os dois, a 0s059 do finlandês.
Já Vettel começou discreto, a mais de um segundo do trio e em quinto, atrás de Verstappen, mas depois pulou para quarto.
Na segunda parte do Q1, a dupla da McLaren ratificou o bom desempenho dos treinos livres, e Norris e Sainz pularam para o Top 5, deixando Vettel e Verstappen para trás.
A única escapada mais forte no Q1 foi de Kimi Raikkonen, que, no entanto, se recuperou e avançou no treino em sétimo.
Aliás, os minutos finais foram de disputa acirrada, e os carros da Renault subiram muito na classificação, com Hulkenberg e Ricciardo em quarto e quinto, e a RBR ficando bem para trás, com Gasly em décimo primeiro e Verstappen apenas em décimo quarto.
Entre os destaques negativos, Kvyat e Grosjean, que caíram no Q1.
Eliminados:
16º DANIIL KVYAT (STR)
17º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)
18º LANCE STROLL (RACING POINT)
19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Com os principais favoritos usando pneus médios nas primeiras tentativas, Hamilton fez o melhor tempo do fim de semana até então ao cravar 1m29s520, 0s504 mais veloz do que Bottas, com Leclerc já bem atrasado em terceiro, e Verstappen e Vettel já a mais de um segundo do pentacampeão.
Bottas seguiu na pista e, mesmo com os pneus já usados, bateu Hamilton em 0s083 para tomar a ponta e quebrar o recorde da pista.
No finalzinho Sebastian Vettel reanimou a Ferrari ao conseguir o segundo lugar a apenas 0s069 de Bottas, mesmo usando pneus médios.
Aliás, a maioria absoluta dos dez primeiros colocados fizeram suas melhores voltas com esse composto, o que os obriga a largar com esses pneus na prova.
O fim do Q2 foi agitado, com destaque para Lando Norris subindo para quinto e Pierre Gasly conseguindo com muita dificuldade o décimo lugar com o cronômetro zerado.
Destaque para a passagem de Antonio Giovinazzi ao Q3 em nono, enquanto Kimi Raikkonen ficou fora, em décimo segundo.
Outra decepção foi Nico Hulkenberg em décimo terceiro, com o companheiro Daniel Ricciardo em oitavo.
Eliminados:
11º ALEXANDER ALBON (STR)
12º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
13º NICO HULKENBERG (RENAULT)
14º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)
15º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
Q3 - 12 minutos e disputa da pole: Na primeira série de tentativas, Hamilton detonou o recorde ao fazer 1m28s448, enquanto Bottas ficou 0s157 atrás.
Leclerc não conseguiu passar de 1m29s015, e Vettel abortou a volta ao errar logo na primeira curva do circuito.
Bottas não fez uma boa segunda tentativa, enquanto Hamilton melhorou ainda mais seu tempo.
Vettel não passou da sétima posição e ficou atrás até mesmo da rejuvenescida McLaren.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário