segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Melhores pela FIFA

Sem Messi: Cristiano Ronaldo disputará prêmio de melhor do mundo com Modric e Salah.

FIFA anuncia finalistas ao prêmio The Best, e argentino, detentor de cinco troféus, fica fora de trio pela primeira vez em 12 anos. 

Vencedor será divulgado no dia 24 de setembro, em cerimônia em Londres.

Acostumado a travar um duelo particular com Messi pelo posto de melhor jogador do mundo há mais de 10 anos, Cristiano Ronaldo terá rivais diferentes em 2018. 
Artilheiro da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo é cotado para levar terceiro prêmio The Best seguido. (Foto: Globoesporte.globo.com)
A FIFA anunciou nesta segunda-feira (3) os três finalistas ao prêmio The Best, com o português, atual vencedor, indicado para disputar o troféu contra o croata Modric e o egípcio Salah. 

É a primeira vez que o camisa 10 do Barcelona fica fora da final em 12 anos, após ser finalista contra Kaká em 2007.

Os concorrentes ao prêmio de melhor goleiro também foram divulgados. 

Disputarão o troféu, criado no ano passado, o belga Courtois (Chelsea), o francês Lloris (Tottenham) e o dinamarquês Schmeichel (Leicester). O atual detentor do prêmio é o italiano Buffon.

Eleito o melhor do mundo nas duas últimas temporadas e único detentor do troféu The Best (criado em 2016), Cristiano Ronaldo é cotado como um dos favoritos ao prêmio por conta da conquista do tricampeonato da Liga dos Campeões com o Real Madrid. 

O desempenho individual do jogador na Copa do Mundo, com direito a hat-trick diante da Espanha, também o impulsiona na disputa, apesar da queda dos lusos nas oitavas de final. 

Vencedor será divulgado no dia 24 de setembro, em cerimônia em Londres.

Modric, por sua vez, é considerado um nome forte justamente por ter participado da mesma conquista no Real com Cristiano, mas tem o diferencial de ter ido à final da Copa do Mundo após uma campanha surpreendente com a Croácia. 

O meia foi eleito melhor jogador do Mundial pela FIFA.

Salah fecha a lista de indicados por conta de uma temporada fantástica com a camisa do Liverpool, que chegou à final da Liga dos Campeões. 

O egípcio marcou 46 gols em 54 partidas pelos Reds e por sua seleção nacional, que fracassou e caiu na primeira fase da Copa do Mundo.

O mesmo trio disputou o troféu de melhor jogador do futebol europeu, concedido pela UEFA, e Modric acabou levando a melhor na disputa, que contou com votos de jornalistas e treinadores das nações filiadas à entidade. 

Cristiano Ronaldo nem mesmo compareceu à premiação em Mônaco, e seu agente deixou clara a insatisfação pela escolha pelo croata.

Outro lado curioso é que os três finalistas foram os mesmos escolhidos por Tite, técnico da seleção brasileira, que revelou seu voto há duas semanas.

A escolha dos concorrentes ao The Best ocorre através de votação entre jornalistas das nações filiadas à FIFA, capitães e treinadores das seleções mundo afora. 

O público também participa em votação no site oficial da entidade. 

As categorias têm peso igual na soma final. 

Cada eleitor indica os atletas que considera os três melhores do mundo na última temporada, atribuindo cinco pontos ao primeiro colocado, três ao segundo e um ao terceiro. 

O vencedor é aquele que tem maior soma no final.

A FIFA havia anunciado, em julho, os 10 indicados ao prêmio, deixando o brasileiro Neymar de fora. 

Além de Cristiano Ronaldo, Modric e Salah, a lista conta com Kevin de Bruyne (Manchester City e Bélgica), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid e França), Eden Hazard (Chelsea e Bélgica), Harry Kane (Tottenham e Inglaterra), Kylian Mbappé (PSG e França), Lionel Messi (Barcelona e Argentina) e Raphael Varane (Real Madrid e França).

Marta está entre as três finalistas a melhor do mundo da FIFA.

Depois de figurar entre as 10 candidatas, camisa 10 avança à disputa final pelo prêmio.

A FIFA anunciou as três finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. 

Marta, vencedora por cinco vezes e indicada em 14 oportunidades, a norueguesa e uma das estrelas do Lyon Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Maroszan, também do Lyon, disputam o troféu. 

A dinamarquesa Pernille Harder, que havia assegurado no último dia 30 de agosto a conquista de melhor jogadora da temporada pela UEFA, não figura na final depois de aparecer entre as 10 candidatas anunciadas no último dia 24 de julho. 

A cerimônia de gala para anúncio dos campeões será em 24 de setembro, em Londres.

"A gente fica feliz. É lógico que é gratificante e a gente acaba de alguma maneira colhendo os frutos de um trabalho que a gente começou aqui ano passado com o Pride. É muito legal poder estar entre as três. É um prêmio individual, mas nada seria possível se eu não tivesse as companheiras do meu lado no dia a dia me ajudando. Eu divido esse momento com elas também", disse Marta ao tomar conhecimento da indicação nesta segunda.

Caso chegue a conquistar a taça, Marta será recordista com seis troféus. 

Ela comentou sobre a possibilidade do feito:

"É difícil falar sobre isso agora porque ainda não aconteceu. Eu estava na expectativa de poder estar entre as três. É uma conquista muito bacana estar entre as três. Se isso acontecer (vencer), eu conto depois (riso)", finalizou ela.

Na temporada passada, em 2017, Marta foi vice-artilheira da NWSL com 13 gols, líder em assistências com 9 e peça decisiva para levar o Pride aos play-offs. 

Ela ainda foi a jogadora do mês de junho a setembro e também figurou na seleção da Concacaf de setembro. Em 2018, na atual temporada, somou quatro gols e quatro assistências em 17 jogos.

Melhor técnico no feminino: Entre os três escolhidos a concorrer a melhor técnico do ano no feminino, ficaram Reynald Pedros, técnico do Lyon, Asako Takakura, comandante do Japão, e Sarina Wiegman, treinadora da seleção holandesa, que venceu a edição de 2017. 

Vadão, pela seleção brasileira, chegou a figurar entre os 10 primeiros escolhidos, mas não avançou à segunda fase da disputa.

Os vencedores serão definidos através de uma votação com a seguinte representação: 25% dos técnicos de seleções, 25% dos capitães das seleções, 25% de jornalistas e 25% através de votação online. 

No palco para o anúncio de todos os concorrentes, estava Kelly Smith, que atuou em duas Copas do Mundo pela Inglaterra.

FIFA anuncia candidatos ao Puskás, com Arrascaeta, Salah, Messi e Cristiano Ronaldo na briga.

Entidade divulga indicados ao prêmio de gol mais bonito da temporada 2017/18, com quatro gols da Copa do Mundo e belo voleio do meia do Cruzeiro incluídos entre os concorrentes

Está aberta a disputa por mais um prêmio Puskás. 

A FIFA anunciou os 10 gols que concorrerão ao troféu de gol mais bonito da temporada 2017/18, incluindo quatro lances da Copa do Mundo, a famosa bicicleta de Cristiano Ronaldo contra a Juventus e um belo voleio do meia Arrascaeta, do Cruzeiro. 

A lista de protagonistas dos golaços conta, ainda, com os craques Salah e Messi.

Veja todos os concorrentes:

Os 10 gols que concorrerão ao prêmio Puskas da temporada 2017/2018.

Vencedor do prêmio em 2009 e cotado como um dos favoritos a disputar o prêmio de melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo foi indicado pelo golaço de bicicleta no triunfo por 3 a 0 sobre a Juventus, nas quartas de final da Liga dos Campeões. 

Rival costumeiro do luso, Messi também está na disputa por conta do gol assinalado na vitória da Argentina sobre a Nigéria, na fase de grupos da Copa do Mundo.

Outros três gols marcados no Mundial estão na disputa: a finalização de trivela de Ricardo Quaresma, de Portugal, diante do Irã; o chute no ângulo de Cheryshev, da Rússia, contra a Croácia; e a bela finalização de primeira do francês Pavard contra a Argentina, lance que levou o prêmio de gol mais bonito da Copa.

Após uma temporada brilhante, Salah também ganhou espaço entre os indicados por um gol marcado no clássico contra o Everton, após uma bela jogada individual. 

Outra estrela do futebol europeu está na disputa é Gareth Bale, que marcou um golaço de bicicleta na final da Liga dos Campeões, diante do Liverpool.

Na disputa com as estrelas do futebol mundial está apenas um atleta que atua no futebol brasileira: o meia Arrascaeta, do Cruzeiro. 

O uruguaio ganhou lugar na lista por conta de seu voleio certeiro em duelo contra o América-MG, em fevereiro deste ano.

Os 10 gols ficarão disponíveis para apreciação no site oficial da FIFA, onde os fãs poderão votar e escolher o gol mais bonito. 

O atual vencedor da premiação é o francês Olivier Giroud, por um gol marcado pelo Arsenal diante do Crystal Palace, após uma finalização "escorpião", que encobriu o goleiro adversário.

O gols concorrentes ao prêmio:

Gareth Bale (Real Madrid)

Real Madrid (Espanha) X Liverpool (Inglaterra) (26/05/2018) - Final da Liga dos Campeões

Denis Cheryshev (Rússia)

Rússia X Croácia (07/07/2018) - Quartas de final da Copa do Mundo

Lazaros Christodoulopoulos (AEK)

AEK (Grécia) X Olympiacos (Grécia) (24/09/2017) - Campeonato Grego

Giorgian de Arrascaeta (Cruzeiro)

Cruzeiro-MG (Brasil) X América-MG (Brasil) (04/02/2018) - Campeonato Mineiro

Riley McGree (Newcastle Jets)

Newcastle Jets (Austrália) X Melbourne City (Austrália) (27/04/2018) - Campeonato Australiano

Lionel Messi (Argentina)

Nigéria X Argentina (26/06/2018) - Fase de grupos da Copa do Mundo

Benjamin Pavard (França)

França X Argentina (30/06/2018) - Oitavas de final da Copa do Mundo

Ricardo Quaresma (Portugal)

Irã X Portugal (25/06/2018) - Fase de grupos da Copa do Mundo

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Juventus (Itália) X Real Madrid (Espanha) (03/04/2018) - Quartas de final Liga dos Campeões

Mohamed Salah (Liverpool)

Liverpool (Inglaterra) X Everton (Inglaterra) (10/12/2017) - Campeonato Inglês

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário