CBF (Confederação Brasileira de Futebol) comunica à FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) interesse do Brasil em sediar a Copa do Mundo de Clubes em 2029.
Em Miami, presidente da entidade se reuniu com Gianni Infantino e afirmou que o Brasil quer receber o torneio.
Federação reagiu positivamente.
O sucesso no Brasil da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, disputada nos Estados Unidos, já faz a CBF pensar na próxima edição, que deve acontecer em 2029.
Samir Xaud, presidente da entidade, comunicou nesta sexta a Gianni Infantino e Mattias Grafström, presidente e secretário-geral da FIFA, a intenção do Brasil de ser o país-sede da competição daqui a 4 anos.
A ideia foi bem recebida pelos dirigentes, segundo Xaud, e é “totalmente possível”.
"Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. Ele (Infantino) ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço", disse ao GLOBO o presidente da CBF.
Para além do ótimo desempenho dos clubes brasileiros e da excelente audiência que o evento vem tendo no Brasil, a empolgação do país foi o que motivou a CBF a tomar esse primeiro passo.
Ainda não se trata de uma oficialização de candidatura, mas a confederação considera já ter manifestado formalmente o desejo.
O encontro entre Infantino e o presidente da CBF aconteceu na Cúpula Executiva de Futebol da FIFA, em Miami, com representantes das 211 associações-membro da entidade.
O Brasil esteve representada no evento pelo presidente Samir Xaud e o vice-presidente Gustavo Dias Henrique.
Nos bastidores, a FIFA está muito contente com a empolgação brasileira em relação ao torneio, que é prioridade na atual gestão da federação internacional, o que pode ajudar numa eventual candidatura e eleição como sede.
Infantino inclusive vem postando nas redes sociais imagens da torcida brasileira assistindo os jogos nas praias do país.
Concorrentes: Apesar de a edição de 2025 ser tratada como evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte, que terá Estados Unidos, Canadá e México como sedes, a FIFA não considera obrigatório que a edição de 2029 aconteça em um dos países que vão receber o Mundial de seleções em 2030.
O Marrocos, uma das sedes da Copa de 2030, já havia manifestado o desejo de sediar o torneio de clubes sozinho, mas recentemente o presidente da federação marroquina, Fouzi Lekjaa, afirmou que os 3 países (Marrocos, Espanha e Portugal) poderiam receber o evento, em preparação para a competição de seleções.
Mattias Grafström, secretário-geral da FIFA, no entanto, não esconde que o torneio pode acontecer em qualquer lugar, tendo citado recentemente até a América do Sul como possível destino.
Segundo o The Athletic, até mesmo uma segunda edição nos Estados Unidos é cogitada, numa jogada comercial para manter os patrocinadores do país.
Outro país que já se manifestou sobre o torneio foi a Austrália.
Após o sucesso da Copa do Mundo Feminina de 2023, a federação local anunciou que o país se candidataria para receber tanto a Copa Asiática Feminina da AFC (Confederação Asiática de Futebol) de 2026 (já confirmada) quanto a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2029.
Nada foi oficializado até o momento, no entanto.
Nem mesmo a FIFA divulgou nada sobre como a escolha será feita.
Além de ter recebido a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai sediar o Mundial Feminino em 2027.
A Copa do Mundo de Clubes de 2029 utilizaria a mesma estrutura dos outros grandes eventos da FIFA no país.
Apesar da ideia inicial de expansão para 48 clubes, a segunda edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA está planejada para junho e julho de 2029, com 32 times.
Caso o Brasil seja o país-sede, terá uma vaga extra, provavelmente destinada ao campeão brasileiro de 2028.
Os 4 campeões da Taça Libertadores da América entre 2025 e 2028 também estarão classificados, além de 2 vagas via ranking específico do torneio da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
Atualmente, já têm vaga garantida na segunda edição: o Al-Ahli-ASA, campeão da Liga dos Campeões da Ásia; o Pyramis (Egito), vencedor do torneio continental da África, o Cruz Azul (México), campeão da Concachampions deste ano, e o Paris Saint-Germain (França), campeão europeu.
Reportagem: Oglobo.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário