sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Primeiro campeão

Kawasaki Frontale é o primeiro campeão de 2021.

Primeiro campeãoCom gol de Kaoru Mitoma e assistência de Leandro Damião, o campeão da J.League faz o 'double' e conquista título inédito da Copa do Imperador, torneio de futebol mais antigo do Japão que chegou à centésima edição.

Quando o técnico Toru Oniki assumiu o Kawasaki Frontale, no início de 2017, os únicos títulos da história do clube eram na segunda divisão (um em 1999 e outro em 2004). 

A fama do Golfinho era de "eterno vice", com três medalhas de prata na J.League e quatro nas copas nacionais. 

Quatro anos depois, o Frontale já ganhou três J.Leagues, uma Copa Levain e conquistou hoje, no primeiro dia de 2021, a Copa do Imperador pela primeira vez, derrotando o Gamba Osaka por 1 a 0, com gol de Kaoru Mitoma, o "MVP moral da J.League", e assistência de Leandro Damião. 

Quatro títulos nacionais em quatro anos. 

A fama de vice já é coisa do passado.

A Copa do Imperador é a competição de futebol mais antiga do Japão, que teve a primeira edição realizada em 1921. 

A final de hoje encerrou a histórica centésima edição do torneio. 

Por causa da pandemia, o regulamento teve que ser alterado. 

Como o calendário da J.League estava apertado ao máximo, as primeiras fases da copa nacional foram realizadas apenas com times amadores e só quatro profissionais participaram, entrando já nas fases finais. 

Os campeões da J2 (Tokushima Vortis) e J3 (Blaublitz Akita) a partir das quartas de final e os dois primeiros colocados na J1 (Kawasaki Frontale e Gamba Osaka) a partir da semifinal. 

Os representantes da primeira divisão venceram as semifinais sem muita dificuldade (ambos por 2 a 0) e fizeram a decisão no Novo Estádio Nacional de Tóquio, como é tradição do torneio, no Ano-Novo.

"Muito feliz poder ajudar em uma conquista que o clube não tinha", disse Leandro Damião, que deu o passe para o gol da vitória do Kawasaki Frontale. "Começar o ano com um título já é indício que teremos uma excelente temporada pela frente. Fico muito contente em comemorar mais um título aqui com meus companheiros de equipe. É sempre bom conquistar, porque isso mostra que o trabalho está sendo bem feito e é resultado de muito empenho e dedicação de todos", declarou o atacante.

"Muito feliz poder ajudar em uma conquista que o clube não tinha", disse Leandro Damião, que deu o passe para o gol da vitória do Kawasaki Frontale. "Começar o ano com um título já é indício que teremos uma excelente temporada pela frente. Fico muito contente em comemorar mais um título aqui com meus companheiros de equipe. É sempre bom conquistar, porque isso mostra que o trabalho está sendo bem feito e é resultado de muito empenho e dedicação de todos", declarou o atacante.

O Kawasaki Frontale, que já tinha goleado o Gamba Osaka por 5 a 0 na última vez que se enfrentaram, há pouco mais de um mês, no jogo que confirmou o título do Golfinho na J1 com quatro rodadas de antecedência, novamente se impôs e dominou completamente a maior parte do jogo. 

O Gamba teve um gol de Patric anulado por impedimento nos primeiros minutos, mas depois só dava Frontale. 

O campeão da J.League errava muitos passes, mas recuperava a bola imediatamente e não deixava o time de Kansai respirar. Era pressão o tempo todo. 

Mas o placar não saía do zero. 

O Frontale não estava bem nas finalizações e Higashiguchi pegava tudo que ia na direção do gol.

De tanto martelar, porém, o gol acabou saindo. 

No início do segundo tempo, Leandro Damião virou garçom e conectou um belo passe com Kaoru Mitoma, que ganhou na corrida de Ryu Takao e completou na saída de Higashiguchi. 1 a 0. 

O gol não mudou o ritmo da partida, que continuou com domínio do Kawasaki, mais chances perdidas e mais defesas de Higashiguchi. 

Só nos últimos 15 minutos é que o Gamba acordou.

O técnico Tsuneyasu Miyamoto trocou um volante (Yuki Yamamoto) por um atacante (Kazuma Watanabe), um lateral (Hiroki Fujiharu) por um meia (Yuya Fukuda) e mandou sua equipe para frente. 

No desespero, partindo para o tudo ou nada, quase veio o empate, mas o Kawasaki se segurou e conquistou a Copa do Imperador pela primeira vez, o único título nacional que faltava ao clube.

Copa do Imperador - Final

Kawasaki Frontale (Japão) 1 X 0 Gamba Osaka (Japão)

Novo Estádio Nacional de Tóquio - Público: 13.318

Gol: Kaoru Mitoma (aos 10 minutos do segundo tempo).

Escalação do Kawasaki Frontale (4-3-3): Jung Sung-ryong; Yamane, Jesiel, Taniguchi, Hatate (aos 41 minutos do segundo tempo, Kurumaya), Morita, Ao Tanaka, Oshima (aos 44 minutos do segundo tempo, Wakizaka), Ienaga, Leandro Damião (aos 34 minutos do segundo tempo, Yu Kobayashi) e Mitoma (aos 34 minutos do segundo tempo, Hasegawa).

Escalação do Gamba Osaka (5-4-1): Higashiguchi; Onose (aos 35 minutos do segundo tempo, Tsukamoto), Takao, Miura, Kim Young-gwon, Fujiharu (aos 29 minutos do segundo tempo, Fukuda), Yamamoto (aos 29 minutos do segundo tempo, Watanabe), Yajima, Kurata, Usami e Patric.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário