O ano de 2017 foi marcado por novidades e pela consolidação do modelo de sucesso adotado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para as competições de base.
Neste ano, foram oito campeonatos organizados pela Confederação para compor o calendário.
Para se dimensionar o investimento feito na formação e desenvolvimento de novos jogadores, em 2014, eram três torneios destinados à base.
Só em 2017 foram três estreias pensadas para encorpar e fortalecer o calendário: a criação da Supercopa do Brasil Sub-20, a organização do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e a reformulação da Copa de Seleções Estaduais Sub-20.
Para o próximo ano, a expectativa é que novas competições sejam propostas para dar sequência ao trabalho de desenvolvimento do futebol brasileiro realizado pela CBF.
Campeonato Brasileiro Sub-20 - A terceira edição do Brasileirão Sub-20 contou com a participação de 20 equipes representando os principais clubes do cenário nacional.
Em uma competição equilibrada, o campeão Cruzeiro fez uma campanha de reviravoltas.
Virtualmente eliminado na primeira fase após uma derrota e um empate, a equipe celeste se classificou na última rodada contra o Vasco da Gama, em Moça Bonita, com uma virada nos acréscimos.
A Raposa cresceu na competição e, nas fases finais, mostrou novamente sua veia de superação: desbancou o Atlético-PR na Arena da Baixada e conquistou o título do Brasileirão Sub-20 em cima do Coritiba, em pleno Couto Pereira, na disputa de pênaltis.
Copa do Brasil Sub-20 - Em 2017, a Copa do Brasil Sub-20 contou com 32 participantes em sua sexta edição.
Finalistas do torneio, Atlético-MG e Flamengo-RJ tiveram as melhores campanhas ao longo da competição.
O Galo teve seis vitórias, dois empates e duas derrotas, enquanto o Rubro-Negro registrou seis triunfos e três empates.
O Atlético-MG levou o título nos pênaltis, e o Flamengo acabou com o segundo lugar apesar de terminar invicto o campeonato.
Supercopa do Brasil Sub-20 - Em sua edição de estreia no calendário da CBF para as categorias de base, a Supercopa do Brasil Sub-20 não poderia ter começado melhor: um clássico mineiro entre Atlético-MG (campeão da Copa do Brasil Sub-20) e Cruzeiro-MG (vencedor do Brasileirão Sub-20).
Além do título em disputa, o campeão garantia uma vaga para representar o Brasil na Libertadores em 2018.
As finais foram realizadas no Independência e terminaram em dois empates: 0 a 0 e 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para o Cruzeiro, que se sagrou campeão da competição e levou o caneco para a Toca da Raposa.
Campeonato Brasileiro de Aspirantes - O ano de 2017 marcou a estreia do Campeonato Brasileiro de Aspirantes no calendário do futebol de base da CBF.
Dez equipes se dividiram em dois grupos na briga por uma vaga nas semifinais da competição.
O primeiro e o segundo colocados de cada chave se classificavam para a fase seguinte.
E, desde o início da disputa, Internacional-RS e Santos-SP pareciam prontos para disputar a final.
O Colorado e o Peixe lideraram as suas respectivas chaves na fase de grupos do torneio, terminando invictos.
Nas semifinais, os gaúchos bateram a equipe do Atlético-MG. Já os santistas derrotaram os rivais do São Paulo.
Na final, melhor para o Inter: após uma vitória por 3 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Colorado segurou o Peixe na partida de volta na Vila Belmiro e, com um empate em 1 a 1, se sagrou o primeiro campeão do Brasileirão de Aspirantes.
Copa do Nordeste Sub-20 - Em 2017, a Copa do Nordeste Sub-20 foi realizada entre os dias 17 e 27 de novembro e sediada em Sergipe.
Ao todo, 20 equipes participaram da competição.
E, na terceira edição do torneio, o título do Nordestão Sub-20 voltou para as mãos de um velho conhecido do troféu: o Vitória-BA derrotou o Bahia-BA na grande decisão, no Batistão, em Aracaju, e faturou o bicampeonato.
O Rubro-Negro já havia conquistado a Copa do Nordeste Sub-20 em 2015, ano de estreia da competição no calendário da CBF.
Para chegarem à final, os rivais baianos tiveram as duas melhores campanhas do campeonato.
O Vitória-BA somou cinco triunfos e apenas uma derrota, enquanto o rival Bahia-BA teve quatro vitórias, um empate e uma derrota, justamente a disputa do título no clássico Ba-Vi.
Copa de Seleções Estaduais Sub-20 - A Copa de Seleções Estaduais Sub-20 voltou ao calendário de competições de base da CBF neste ano de 2017.
Após a edição de 2015, com quatro participantes, a segunda edição reuniu selecionados dos 26 Estados do país.
Ao todo, foram 35 partidas disputadas no decorrer do campeonato em exatos 30 dias de competição.
Grandes destaques e finalistas do torneio, as equipes do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul chegaram à finalíssima invictas.
Para cariocas e gaúchos, o aproveitamento era de 100% no campeonato: foram quatro vitórias e nenhum empate ou derrota para cada seleção.
Na grande decisão, disputada no estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro, um empate em 1 a 1 levou a disputa para os pênaltis.
Na marca da cal, melhor para a equipe do Rio Grande do Sul, que derrotou os donos da casa por 5 a 4 nas penalidades e conquistou o inédito título da Copa de Seleções Estaduais Sub-20.
Copa do Brasil Sub-17 - A quinta edição da Copa do Brasil Sub-17 colocou frente a frente na decisão dois rivais históricos: em 2017, Corinthians-SP e Palmeiras-SP se enfrentaram em duas partidas realizadas no Pacaembu, em São Paulo.
O Verdão e o Timão chegaram à final invictos na competição: cinco vitórias e dois empates para os palestrinos, e cinco vitórias e três empates para os alvinegros.
O Corinthians-SP defendia o título conquistado em 2016 e buscava o bicampeonato.
O Palmeiras, melhor ataque do torneio com 21 gols, tentava a conquista inédita.
Uma base brasileira cada vez mais forte. (Foto: CBF.com.br) |
O Verdão venceu a partida de ida por 1 a 0.
O Timão devolveu o placar no jogo de volta e o título foi decidido nos pênaltis.
No final, melhor para a molecada do Palmeiras, que derrotou o rival por 4 a 3 nas penalidades e faturou o caneco.
É a terceira conquista de uma equipe paulista em cinco edições da Copa do Brasil Sub-17.
Reportagem: CBF.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário