A primeira Liga definiu nesta segunda-feira (11), que em 2017 a competição terá 15 ao invés de 12 clubes como em 2016, e 7 datas para serem disputadas as partidas.
O torneio esta previsto para começar em 22 de janeiro e terminar em 29 de março, porém poderemos ter mudanças no calendário após a definição dos classificados para a Libertadores.
Os participantes são todos os integrantes da Liga: Grêmio-RS, Internacional-RS, Joinville-SC, Criciúma-SC, Figueirense-SC, Avaí-SC, Chapecoense-SC, Paraná Clube-PR, Coritiba-PR, Atlético-PR, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro-MG.
Os 15 clubes serão divididos em três chaves de cinco.
Na fase de grupos, cada time jogará duas partidas fora e duas em casa.
Avançam para as quartas de final o campeão e o vice de cada grupo, além dos dois melhores terceiros.
Os duelos de quartas, semis e final serão em jogo único, na casa do time que tiver feito melhor campanha.
As mudanças significam um aumento no tamanho do torneio, que em 2016 teve 12 participantes, cinco datas e média de público de 12 mil pagantes.
A Liga que precisa de uma nossa postura. (Foto: Mg.superesportes.com.br) |
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) exige que sejam incluídos no torneio os clubes de melhor colocação nos campeonatos Estaduais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
CBF e Primeira Liga, inicialmente chamada de Liga Sul-Minas-Rio, travam há mais de um ano nos bastidores um embate que opõe 15 clubes à administração da confederação.
Esta não aceita a possibilidade de uma nova ordem do futebol brasileiro e teme que a união de clubes represente o primeiro passo para a criação de uma Liga Nacional.
Reportagem: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário