quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Primeiro Camp na Granja Comary

Seleção de futebol de areia vibra com primeiro camp na Granja Comary.

Equipe inaugurou nova quadra de areia no centro de treinamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) durante preparação para a disputa da Liga Evolução Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

A última semana foi especial para a seleção brasileira de futebol de areia. 

Pela primeira vez na história, a equipe heptacampeã mundial fez um camp de preparação na Granja Comary, centro de treinamentos oficial da CBF em Teresópolis-RJ, visando a disputa da Liga Evolução Conmebol. 

As seleções adulta e sub-20 estrearam a quadra de areia do local antes de viajar para Itajaí-SC, onde jogam a Zona Norte da liga entre os dias 8 de outubro e 12 de outubro.

Pode parecer contrassenso para uma seleção acostumada a vitórias deixar a praia de Copacabana, seu reduto histórico e berço da modalidade, para subir a montanha. 

Porém, na visão de Catarino, tricampeão mundial com a seleção, a mudança é necessária em meio à evolução do esporte pelo mundo.

"Faz sentido ter futebol de areia na Rússia (risos)? Pensando na profissionalização do esporte e na estrutura, para se ter uma preparação de excelência, para nós atletas é muito importante ir à montanha. Tenho viajado quase o mundo todo nesses últimos anos, não adianta ter praia sem estrutura. Hoje o futebol de areia mundo afora evoluiu muito. Itália, Rússia, Portugal, nenhum desses países tem a nossa praia de Copacabana, mas conseguiram profissionalizar as seleções deles dentro das suas confederações com estruturas profissionais, adaptando em todos os sentidos", disse o capitão em entrevista ao Globo Esporte.

Além disso, a simbologia de estar na Granja Comary é o que mais significa para Catarino e seus companheiros, numa modalidade que ainda é predominantemente amadora mesmo no país de origem.

"Aqui é a casa do futebol brasileiro. É o sonho de qualquer criança, principalmente vindo da favela, pisar na Granja e vendo que, hoje, uma modalidade que antes era vista como amadora, ser abraçada dessa forma com todo apoio da CBF, é um passo muito grande para a nossa modalidade. Devemos muito ao Zico, Júnior Maestro, Edinho, que nos proporcionou o início dessa modalidade que já mudou a vida de muitos jovens que poderiam estar em outros caminhos".

A Liga Evolução da Conmebol é uma competição na qual cada país é representado tanto por sua seleção adulta quanto pela Sub-20. 

O Brasil está na Zona Norte junto à Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; o vencedor do grupo enfrenta o vencedor da Zona Sul pelo título. 

Tetracampeão da liga, os brasileiros vêm de 2 vice-campeonatos frente ao Paraguai.

Catarino espera que a passagem pela Granja Comary tenha preparado sua equipe e inspirado seus companheiros para buscar o fim do jejum.

"Estamos todos muito motivados. Está um clima maravilhoso, viemos de um título mundial em Seychelles e, com essa preparação aqui, vamos chegar com fome de títulos e voando", concluiu o craque.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário