O Brasil é um dos mercados que prometem crescer em quantidade de canais e de publicidade após os Estados Unidos.
O fast channel tem conquistado a audiência que busca mais controle sobre o que assiste, sem abrir mão da facilidade de encontrar conteúdo de forma rápida e acessível.
Antes de aprofundar no tema do fenômeno de fast channel, vale começar explicando o termo: FAST (Free Ad-Supported Streaming TV) é um formato de transmissão de conteúdo gratuito dentro das TVs conectadas, com a operação paga por publicidade.
Nada muito diferente do modelo de televisão tradicional, mas com um grande diferencial: a praticidade do streaming.
O usuário de televisores smart é impactado instantaneamente ao ligar sua TV.
De acordo com dados da consultoria Omdia apresentados durante o IBC 2024, em Amsterdã, o Brasil é um dos mercados que prometem crescer em quantidade de canais e de publicidade após os Estados Unidos, junto com países como Reino Unido e Canadá.
No primeiro semestre do último ano, nosso país tinha pouco mais de 400 canais ativos, o que representa quase ¼ do cenário americano.
Até 2029, o mercado brasileiro tem expectativa de atingir R$300 milhões em publicidade no formato FAST.
Apesar de também ser menos investimentos que nos Estados Unidos, seguiremos crescendo e ainda temos uma notícia excelente, pois a projeção da Omdia afirma que até 2026 o formato ultrapassará a TV tradicional.
Ou seja, quem entrar agora, estará na vanguarda de uma nova mudança de consumo de conteúdo que está mais próxima do que imaginávamos.
O lançamento do canal Acelerados em 2024 foi um marco dentro desse cenário.
A marca de conteúdo voltado para os amantes de cultura automotiva, se consolidou como uma referência no segmento dentro do FAST, entregando conteúdo especializado e de alta qualidade.
Agora chegou a vez do Desimpedidos, um dos maiores nomes do entretenimento esportivo e de futebol no digital do Brasil, entrar nesse universo.
Como profissional e fã do entretenimento e das diversas mídias, fico entusiasmada de ver a mudança e ver canais que nasceram na internet, e se tornaram referência de mercado, tendo a oportunidade de abrir novas janelas de comunicação com a audiência.
Em 2023, das 71,5 milhões de residências brasileiras com televisão, 34 milhões possuíam Smart TVs, facilitando o acesso a plataformas de streaming gratuitas.
Estreamos nossos canais na Samsung TV Plus, TLC, LG e nosso objetivo é trazer mais ativos e levar mais conteúdo para os amantes dos esportes.
Com a expansão da internet de alta velocidade e o aumento do acesso às Smart TVs, a tendência é que os canais FAST continuem crescendo e a NWB, como pioneira do entretenimento esportivo, tem como missão fazer parte desse movimento.
Além da audiência, os anunciantes também já percebem a potência dos canais fast tanto para a conversa com a audiência, mas também pelas possibilidades que esse formato trás, como o desenvolvimentos branded content no modelo long forms, ou seja, inserções publicitárias mais longas e aprofundadas, algo que os canais de televisão não tem mais espaço atualmente.
*Erika Dias, diretora de marketing, BI, planejamento comercial e marketing de influência da NWB.
Com 17 anos de carreira, a executiva passou por empresas como Porta dos Fundos, Warner e Kwai, e possui expertise no desenvolvimento de estratégias de novos produtos digitais, criação de conteúdo e distribuição de plataformas.
Reportagem: Mktesportivo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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