Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anuncia fim do critério do gol fora de casa.
Presidente Alejandro Domínguez acredita que a confederação promoverá maior "justiça esportiva" em suas competições sem a diferenciação para gols marcados por visitantes.
A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (25) que não vai ter mais o critério do "gol do visitante" em suas competições.
Todos os gols passam a ter o mesmo valor, e o gol fora de casa não será considerado como fator de desempate. Com isso, segundo a entidade, haverá maior "justiça esportiva".
A decisão foi anunciada primeiro pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e depois compartilhada pela confederação em seus canais oficiais.
A medida é divulgada no mesmo dia de reunião do conselho da entidade na sede em Luque, no Paraguai, que tratou do encerramento da Copa Sul-Americana e da Taça Libertadores da América dos times femininos.
Além disso, a reunião desta quinta-feira (25) tratou dos preparativos para a final da Taça Libertadores da América masculina, marcada para o próximo sábado (27), entre Palmeiras-SP (Brasil) e Flamengo-RJ (Brasil), em Montevidéu.
Representantes dos dois clubes brasileiros estiveram com integrantes da confederação sul-americana e autoridades uruguaias para acertar os últimos detalhes, como a operação de segurança.
A Conmebol segue então o mesmo caminho da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), que decidiu no fim de junho acabar com a regra do gol fora de casa para as competições de clubes.
Nas competições do futebol brasileiro, a CBF (Confederação Sul-Americana de Futebol) também abandonou o critério, em 2018.
O critério do "gol como visitante" havia sido implementado em confrontos eliminatórios da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana a partir de 2005.
De 2008 em diante já não valia mais para a final (disputada em duas partidas até 2018).
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário