Guarani e Portuguesa, dois dos clubes mais tradicionais do futebol paulista, terminaram a Série A2 como destaques negativos. De favoritos na teoria a decepções na prática. Enquanto a Portuguesa sofreu com a ameaça de rebaixamento até a última rodada, o Bugre foi eliminado em casa ao perder por 2 a 0 para o Barretos quando dependia apenas de si para avançar.
Os dez jogos da rodada final foram disputados simultaneamente na manhã deste domingo. Ao fim da primeira fase, continuam na luta pelo acesso São Caetano, Mirassol, Barretos, Taubaté, União Barbarense, Batatais e Santo André. Na parte de baixo da tabela, caíram Rio Branco, Marília, Atlético Sorocaba, Independente, Monte Azul e Paulista.
Agora, a competição vai para as quartas de final, em mata-mata. Com vantagem de decidir em casa, devido à melhor campanha na fase de classificação, São Caetano, Bragantino, Mirassol e Barretos enfrentam, respectivamente, Santo André, Batatais, União Barbarense e Taubaté. Se houver igualdade na somatória dos resultados dos dois jogos, a definição vai para os pênaltis. Datas e horários dos confrontos serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol no início da semana. Somente os dois finalistas sobem para a elite estadual.
A rodada começou com três vagas em aberto no G-8. São Caetano, Mirassol, Taubaté e Batatais já estavam garantidos. Eram seis times para os postos restantes: Barretos, Santo André, União Barbarense, Guarani, Velo Clube e Votuporanguense. Os três primeiros entraram em campo dentro da zona de classificação. O Bugre, como tinha duelo direto com o Barretos, também dependia apenas de si.
Com dois gols de Norton no fim do segundo tempo, o Barretos, que precisava apenas de um empate, ganhou por 2 a 0 e de quebra ainda terminou no G-4, com vantagem nas quartas de final.
Em 2017, será o quarto ano consecutivo do Bugre na Série A2. A última participação na elite foi em 2013, quando caiu. Foi a terceira tentativa fracassada de subir do campeão brasileiro de 1978. Desta vez, se despediu em nono, com 27 pontos, a dois do oitavo colocado Santo André.
Na luta conta o rebaixamento, o Penapolense começou no Z-6, mas terminou um ponto à frente do Paulista (23 a 22) graças à vitória em casa por 1 a 0 sobre o Velo Clube e também ao empate sem gols do Galo com o Santo André, no ABC paulista.
Caça-Rato tentou, mas ficou na A2. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Já a Lusa evitou um vexame maior ao empatar por 0 a 0 com o Atlético Sorocaba e se livrar com 24 pontos.
Veja os resultados da última rodada da primeira fase:
São Caetano 4 x 3 Taubaté
Mirassol 2 x 1 Batatais
Penapolense 1 x 0 Velo Clube
União Barbarense 2 x 0 Votuporanguense
Guarani 0 x 2 Barretos
Portuguesa 0 x 0 Atlético Sorocaba
Marília 0 x 0 Monte Azul
Bragantino 0 x 1 Juventus
Santo André 0 x 0 Paulista
Independente 0 x 0 Rio Branco
Confira os duelos das quartas de final da A2:
São Caetano (1º) x (8º) Santo André
Bragantino (2º) x (7º) Batatais
Mirassol (3º) x (6º) União Barbarense
Barretos (4º) x (5º) Taubaté
Nenhum comentário:
Postar um comentário