quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Calendário de 2020

CBF (Confederação Brasileira de Futebol) publica calendário de 2020 com Datas FIFA livres.

Temporada vai de 22/01 a 06/12 e contempla as competições CBF e os estaduais. 

Calendários de categorias de base e futebol feminino serão divulgados no fim do mês.
Furacão abre o calendário em 2020 contra o campeão brasileiro da Série A. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Calendário do Futebol Brasileiro 2020: A CBF publica nesta quinta-feira (3), o calendário de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. 

A temporada irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro e contempla as competições coordenadas pela CBF, além dos campeonatos estaduais e competições continentais. 

Os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados até o final do mês.

"Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira", afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

O calendário 2020 apresenta mudanças importantes, que vão desde a paralisação das competições nas Datas FIFA, até a introdução de uma nova competição, a Supercopa do Brasil, reunindo os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro deste ano.

"Conseguimos definitivamente liberar as Datas FIFA, para que partidas de clubes e Seleção não se sobreponham. Não podemos concorrer com nós mesmos", ressalta Rogério Caboclo.

"Importante registrar que temos a responsabilidade de acomodar em datas ao longo do ano todos os compromissos contratuais assumidos pelos clubes. É uma construção complexa para conciliar Datas FIFA, competições continentais, competições nacionais e os campeonatos estaduais", afirma Manoel Flores, Diretor de Competições da CBF.

A definição dos períodos e datas do calendário oficial passa por três etapas:

1- Inicialmente a FIFA marca suas 10 datas reservadas para jogos de seleções nacionais.

2- Depois, a Confederação Sul-Americana assinala as 20 datas destinadas às competições continentais que estão sob sua coordenação.

3- E, por fim, nas datas remanescentes, a CBF insere as competições sob a sua tutela, além de definir o período destinado aos estaduais.

Vale lembrar que todas essas competições estão sob contratos vigentes, com os adquirentes de direitos, de onde se extraem o numero de rodadas necessárias para cada competição.

"Com a compreensão das Federações Estaduais e a flexibilidade por parte da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), reduzimos o número de datas utilizadas por campeonatos estaduais, Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana, abrindo espaço para que as Datas FIFA não tenham nenhum conflito com as competições nacionais", explica Manoel Flores.

Datas FIFA: As Datas FIFA de 2020 estão livres de jogos do calendário nacional. 

Serão 10 jogos de seleções espalhadas em cinco períodos, compreendidos entre março e novembro. 

No caso das seleções sul-americanas, serão oito jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar (março, setembro, outubro e novembro) e dois jogos amistosos preparatórios para a disputa da Copa América (junho).

Férias e pré-temporada: As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando os 30 dias previstos na legislação. 

A pré-temporada poderá ser realizada até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.

Primeiro título em jogo: A Supercopa do Brasil, a ser disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2019, será o primeiro título em disputa na temporada. 

O jogo acontecerá no dia 19 de janeiro, domingo, em local a ser anunciado, como última data da pré-temporada.

Calendário dos Estaduais: Os campeonatos estaduais passarão a ter no máximo 16 datas disponíveis para 2020, compreendidas no período entre 22 de janeiro e 26 de abril. 

Em trabalho conjunto com as Federações, a CBF vem gradativamente adaptando o número de datas destas competições, imprescindíveis ao desenvolvimento do futebol brasileiro. 

De 2017 a 2019 foram utilizadas 18 datas. 

E para 2020, estão previstas no máximo 16 .

Série A: A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. 

Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Série B: A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Série C: Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. Inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. 

As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

Série D estendida: O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. 

A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. 

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 clubes. 

Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. 

O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Copa do Brasil: As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. 

Os clubes participantes da Taça Libertadores da América entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. 

Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.

Taça Libertadores da América: de 5 de fevereiro a 21 de novembro.

Copa Sul-Americana: 5 de fevereiro a 7 de novembro

Reportagem: CBF.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário