As histórias felizes de um fim de semana que fariam até o triste mascote de Maradona sorrir.
Resumão do futebol internacional tenta mostrar que há motivos de sobra para ter alegria, sendo um jovem na Argentina, uma criança na Bélgica ou mesmo um astro da NBA.
Mascote do Maradona em partida do Gimnasia La Plata na Argentina. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Cantava Tim Maia, em seu hit "Azul da Cor do Mar", que, na vida, às vezes "um nasce para sofrer enquanto o outro ri".
Mas o fim de semana de bola rolando nos gramados de todo o mundo, depois de pausa para Data FIFA, brindou os amantes do futebol com histórias felizes que fariam até o mais mal humorado esquecer a amargura e ao menos esboçar um sorriso.
O desafio seria grande, mas provavelmente os relatos alegres envolvendo o esporte fariam mais sorridente o novo mascote de Maradona.
A direção do Gimnasia La Plata decidiu homenagear o treinador da equipe, e maior ídolo do futebol argentino, criando um boneco para atuar nas partidas em casa, ao lado do tradicional lobo.
Mas o resultado parece não ter sido o esperado.
O boneco do Pibe, com direito a barba e brinco na orelha, roubou a cena e foi o único motivo para os sorrisos da torcida do Gimnasia neste domingo (20), quando o time foi derrotado por 1 a 0 pelo Unión Santa Fé, em casa.
Foi a quarta derrota em cinco jogos de Maradona no comando do time, que é o penúltimo colocado no Campeonato Argentino.
Alegria!
Mas vamos falar de coisa boa?
É da Argentina que vem o prato principal do cardápio de alegria deste resumão.
O jornal Olé pontuou bem ao noticiar o feito de um jovem de 29 anos nos campos da Argentina: trata-se da história mais linda de todo o fim de semana do mundo da bola.
Giuliano Pambianco é portador da Síndrome de Down e realizou seu sonho de atuar como jogador de futebol profissional.
E foi protagonista.
Giuliano estreou usando a camisa do Sansinena, clube que disputa a Liga del Sur, campeonato distrital de Bahía Blanca, na região metropolitana de Buenos Aires.
Foi escalado aos 40 minutos do segundo tempo, quando sua equipe já perdia por 3 a 1 para o La Armonía.
Três minutos depois, aos 43 minutos do segundo tempo, o árbitro marcou um pênalti para os visitantes, e Pambianco defendeu a cobrança.
Para coroar o grande dia, logo depois o jovem foi o escolhido para cobrar uma penalidade máxima marcada para o Sansinena, e estufou as redes.
O resultado da partida foi o de menos: para vencedores ou derrotados.
Depois de a bola rolar, os dois elencos se reuniram e fizeram questão de tirar uma foto com Giuliano no centro.
O sorriso no rosto de todos os atletas deixa claro o velho clichê de que "nunca é só futebol".
Esse chavão poderia resumir bem as imagens que rodaram o mundo depois do jogo do Brugge contra o Royal Excel Mouscron, tudo por uma simples atitude do meia-atacante Ruud Vormer.
Um dos destaques do time, onde está há seis temporadas, o holandês foi às arquibancadas e procurou um torcedor para dar sua camisa de presente.
Uma criança que foi pendurada pelo pai para chegar mais perto do ídolo foi a escolhida, e sua reação transformou o momento em algo mágico.
Após conseguir a camisa, o pequeno imediatamente ficou eufórico, assim como seu pai, que não escondeu a emoção com o momento.
Os dois se abraçaram e choraram juntos por conta daquele presente que acabou sendo muito mais importante que os três pontos para o líder do Campeonato Belga.
Símbolo de alegria para uma geração de torcedores do Barcelona e para fãs de futebol ao redor do planeta, Ronaldinho Gaúcho levou sua simpatia e habilidade para desfilar em gramados colombianos nesta semana.
Depois de defender o Santa Fé em um jogo festivo, neste domingo (20) o brasileiro usou as cores de dois grandes rivais de Cali: o América e o Deportivo.
R10 defendeu cada time em uma etapa e protagonizou seus tradicionais lances de efeito.
Depois de marcar com a camisa do América no primeiro tempo, com um chute colocado, atingiu a trave duas vezes usando a camisa do Deportivo e também conseguiu balançar as redes cobrando pênalti.
Agradou a todos presentes no estádio Pascual Guerrero, deixou o jogo aplaudido e até beijou o gramado para agradecer.
Vibra, Steve Nash!
Passando para a dura competitividade das grandes ligas da Europa, a alegria divide espaço com o lamento de algumas torcidas.
Na Espanha, quem chorou pela primeira vez foram os fãs do Real Madrid, que foi derrotado pelo Mallorca, perdeu a invencibilidade no Campeonato Espanhol e deixou o rival Barcelona tomar a liderança.
Mas, entre os milhares de fãs do Mallorca que comemoraram a vitória por 1 a 0 sobre os merengues, um em especial chamou a atenção.
Astro da NBA na última década, Steve Nash se manifestou nas redes sociais lembrando que o time disputou a terceira divisão nacional na temporada 2017/2018 e, depois de dois acessos consecutivos, chegou ao resultado histórico.
E se é para falar de história, não dá para não falar de Luis Suárez neste fim de semana.
Novamente em boa fase, o uruguaio balançou as redes, assim como os companheiros Messi e Griezmann, e ajudou o novo líder Barça a vencer o Eibar por 3 a 0.
E se tornou o quarto maior artilheiro da história do clube catalão, com 184 gols, ficando 10 atrás de Laszlo Kubala, e bem abaixo do líder da lista (e amigo) Messi, que tem 605.
"Joyful legs" fazem efeito na Inglaterra.
É verdade que o fim de semana na Terra da Rainha foi de clássico entre Manchester United e Liverpool, mas certamente o que de mais divertido rolou por lá foi o gol do brasileiro Bernard.
Claro que o belo gol marcado pelo ex-jogador do Atlético-MG foi interessante, assim como o reencontro do Everton com as vitórias depois de quatro derrotas consecutivas na Premier League.
Mas legal mesmo foi o site do clube traduzir o apelido do atacante de "Alegria nas pernas" para "Joyful Legs".
Para melhorar, depois do jogo, o presidente do Everton, Bill Kenwright, apareceu na zona mista do Goodison Park e declarou todo seu amor ao atacante.
E até deu um beijinho carinhoso para agradecer o golaço de Bernard.
A alegria de Bernard, seu presidente e toda a torcida do Everton passou longe do estádio do Tottenham.
Vivendo um começo de temporada irregular, depois do vice-campeonato europeu em 2018/2019, os Spurs voltaram a tropeçar em casa, diante do Watford, empatando em 1 a 1.
E, por alguns segundos, os fãs pensaram que sairiam derrotados, uma vez que o VAR deu uma cochilada.
No lance do gol do Tottenham, no qual Dele Alli marcou a quatro minutos do fim, o assistente de vídeo revisou um possível toque de mão.
E, enquanto o árbitro Chris Kavanagh validava o gol, o telão mostrava "No Goal", deixando os torcedores confusos.
Na sequência, o visor deu a informação correta, mas o que a torcida dos Spurs queria mesmo era ver um placar vitorioso ali.
Na liderança segue o Liverpool, que perdeu os 100% de aproveitamento diante do maior rival, o Manchester United, empatando em 1 a 1 fora de casa.
O Manchester City gostou do resultado, uma vez que diminuiu a diferença para seis pontos depois de mais uma vitória.
Rindo antes e depois da Data FIFA.
Na Itália, Alemanha e França, a rodada terminou com a alegria dos mesmos times que já sorriam antes da pausa para a Data FIFA, com a manutenção dos líderes.
Na Terra da Bota, a Juventus segue rindo à toa depois de uma dura vitória diante do Bologna, em casa, com direito a gol de Cristiano Ronaldo.
O detalhe mais feliz, entretanto, foi ver de novo o técnico Sinisa Mihajlovic à beira do gramado comandando o time do Bologna, enquanto luta contra a leucemia.
Quem trocou o sorriso pelo lamento rapidamente foi a torcida da Atalanta.
Sensação na última temporada, o time segue com boa campanha, estando na terceira colocação com 17 pontos, mas poderia estar ainda mais perto dos líderes caso não tivesse cochilado e deixado a Lazio empatar em 3 a 3, depois de abrir três gols de diferença.
Na Alemanha, o Borussia Mönchengladbach segue fazendo jus às suas cores e se mantendo como zebra na liderança.
Mesmo com a derrota para o "xará" de Dortmund, o Gladbach está na primeira colocação, com 16 pontos, graças a mais um tropeço do Bayern de Munique, que ficou no 2 a 2 com o Augsburg e perdeu a chance de voltar à ponta.
E, para fechar, o Campeonato Francês segue sendo o torneio de uma nota só.
Dominado pelo Paris Saint-Germain na última década, o torneio é liderado pelo time parisiense, que goleou o Nice por 4 a 1 e chegou a 24 pontos, abrindo cinco para o Nantes.
Enquanto isso, Neymar se recupera de uma lesão na coxa, mas sem abrir mão da companhia de seus amigos nos passeios pela Cidade Luz, fazendo questão de tirar uma foto junto a Thiago Silva, Marquinhos e Kevin Trapp em frente à Torre Eiffel.
Mas já vimos que nem é necessário uma vista tão bonita como essa para ser feliz, não é?
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário