quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Copa do Mundo em março ou outubro?

Infantino sugere Copa do Mundo em março ou outubro: "Precisamos ter a mente aberta".

Presidente da FIFA (Federação Internacional das Associações Europeias) aborda efeito das questões climáticas no futebol: "Otimizar o calendário".

"Mente aberta". 

É assim que o presidente da FIFA, Gianni Infantino, pede que o mundo do futebol encare possíveis novos calendários para a Copa do Mundo. 

A sugestão do cartola é que a competição seja disputada em meses como março ou outubro para fugir de condições climáticas extremas.

"Temos verão e inverno e, se você quiser jogar ao mesmo tempo em qualquer lugar do mundo, poderá jogar em março ou outubro. Em dezembro você não pode tocar em uma parte do mundo e em julho você não pode tocar em outra parte. Precisamos considerar todos esses elementos e ver como podemos melhorar para todos", disse Infantino.

A Copa do Mundo de 2022 "fugiu" dos meses de junho e julho e foi disputada em novembro e dezembro, no Catar. 

A mudança foi por conta do calor elevado no Oriente Médio durante o meio do ano.

"Talvez haja maneiras de otimizar o calendário. Estamos discutindo. Precisamos ter a mente aberta", afirmou o presidente da FIFA.

Em 2034, a Copa retorna ao Oriente Médio. 

A Arábia Saudita sediará a competição, mas antes a Copa do Mundo passa por Canadá, Estados Unidos e México (2026) e Argentina, Espanha, Marrocos, Paraguai, Portugal e Uruguai (2030).

6 de 56 jogos disputados nesta Copa do Mundo de Clubes, em 2025, foram afetados por paralisações devido ao "alerta de clima severo" nos Estados Unidos. 

Em alguns casos, como em Benfica (Portugal) e Chelsea (Inglaterra), o atraso durou quase 2 horas.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário